Super fruta: conheça os benefícios do mirtilo para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 09-04-15 Alimentos saudáveis, frutas, mirtilo comentários

Você sabia que os mirtilos eram anteriormente utilizados para prevenir e tratar doenças relacionadas ao trato urinário? Isto é devido a um de seus componentes, que aumenta a acidez da urina e não permite que bactérias crescem neste meio, sendo eficaz para prevenir a inflamação da bexiga urinária, para evitar a cistite, para combater problemas renais e de próstata, da uretra e todos os problemas associados com o trato urinário em geral.

Mas esse é apenas um dos muitos beneficios do mirtilo para a saúde. O valor nutricional dos mirtilos, resumem-se como
 baixo em gordura, livre de sódio e colesterol, rico em fibras e em vitaminas C e K. Além disso, sua cor é proporcionada por um grupo de flavonoides chamados antocianinas, que têm um poderoso efeito antioxidante. Quer saber mais sobre as propriedades e os benefícios dessa fruta? Acompanhe nossa matéria de hoje.

Propriedades do mirtilo

– Adstringente
– Diurético
– Tônico
– Anti-inflamatório
– Antisséptico
– Antidiarreico
– Anti-hemorrágico
– Hipoglicemiante
– Antioxidante

Benefícios do mirtilo

1 – Fonte de antioxidantes

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do mirtilo beneficiam e protegem a saúde do coração. Estudos recentes revelaram que os mirtilos também ajudam a combater fatores que levam a doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol, a pressão sanguínea e o estresse oxidativo.

2 – Mantém o cérebro saudável

Essa fruta também conhecida como blueberry, pode ajudar você a manter seu cérebro em boa forma, mesmo entrando na velhice. Ela contêm flavonoides que melhoram a memória, o aprendizado e as funções cognitivas. Além disso, protegem o cérebro contra os radicais livres que podem danificar o tecido saudável e que geralmente estão relacionados a perda de memória. Mirtilos também podem ajudar a reduzir o risco da doença Parkinson ou Alzheimer.

3 – Protege contra doenças cardiovasculares e diabetes

Os mirtilos são ricos em fitoquímicos chamados polifenóis que têm vários benefícios para a saúde. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Maine (EUA), o consumo regular de mirtilos pode ajudar a prevenir patologias associadas à síndrome metabólica, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes.

A síndrome metabólica inclui um grupo de fatores de risco caracterizada por obesidade, hipertensão, inflamação, intolerância à glicose e resistência à insulina, entre outros. Muitas substâncias encontradas em alimentos como o mirtilo, têm o potencial de prevenir essas doenças e reduzir a necessidade de tomar medicação ou de ser submetido a intervenções médicas.

4 – Melhora a memória

Vários estudos têm investigado a relação entre mirtilos e a memória. Uma pesquisa realizada em adultos mais velhos, pela Universidade de Cincinnati Academic Health Center (EUA), descobriu que aqueles que beberam o suco de mirtilo, por 12 dias durante o estudo, tiveram um aumento na capacidade do cérebro para lembrar das coisas. Para os pesquisadores este foi o primeiro teste em seres humanos para avaliar o benefício potencial da mirtilo na função cognitiva de idosos com um risco aumentado de demência.

5 – Mantém os olhos saudáveis

Este fruto contém compostos que aumentam a capacidade visual e melhoram a visão. Um estudo verificou que uma mistura de um composto do mirtilo chamado antocianinas, em conjunto com a vitamina E, é capaz de barrar a progressão da catarata em mais de 95%.

6 – Adia os efeitos do envelhecimento

Os mirtilos podem um dos melhores alimentos anti-idade. Além de manter a aparência da pele mais jovem, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o consumo diário de pequenas quantidades de mirtilos reduz drasticamente os déficits de memória e de coordenação motora que normalmente acompanham o envelhecimento.

7 – Aumenta o colesterol bom

Outra benefício do mirtilo, graças a seu potente efeito antioxidante, é aumentar o colesterol HDL (popularmente conhecida como o colesterol bom) que seria associado a uma diminuição da probabilidade de desenvolvimento de doença cardíaca.

8 – Combate o câncer

O mirtilo contém polifenóis e ácido elágico, componentes que estimulam os mecanismos do corpo que eliminam substâncias cancerígenas.

Mais informações

Graças a natureza, podemos cuidar da nossa saúde e prevenir diversos problemas de saúde, muitas vezes, sem a necessidade de medicamentos. Os mirtilos, como vimos, são alimentos riquíssimos em diversos nutrientes benéficos, por isso, devem ser consumidos regularmente. Eles podem ser ingeridos através de sucos naturais e ainda são usados em diversas receitas, principalmente em sobremesas.

Este Post te ajudou?
  
  • mirtulo arvore beneficios
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: