Sintomas da pneumonia e como tratar seus diferentes tipos

Sintomas da pneumonia e como tratar seus diferentes tipos

A pneumonia é uma infecção em um ou em ambos os pulmões. Pode ser causada por fungos, bactérias ou vírus. Essa doença provoca inflamação nos sacos de ar do pulmão, ou alvéolos. Os alvéolos se enchem de líquido ou pus, dificultando a respiração.

Os sintomas de pneumonia podem variar de leve a graves, e podem ameaçar a vida. A gravidade da pneumonia geralmente depende:

– Da causa de sua inflamação.
– O tipo de organismo que causa a sua infecção.
– Idade.
– Sua saúde geral.

Tipos e causas da pneumonia

Existem cinco tipos principais de pneumonia. Eles são:

Pneumonia bacteriana

A pneumonia bacteriana pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Ela pode desenvolver-se por conta própria ou após um grave resfriado ou gripe. A causa mais comum de pneumonia bacteriana é a bactéria Streptococcus pneumoniae. A pneumonia bacteriana também pode ser causada por pneumonia por Chlamydophila ou Legionella pneumophila. Esse tipo de pneumonia é por vezes visto naqueles que têm fraco sistema imunológico devido a doenças como AIDS ou câncer.

Pneumonia viral

Na maioria dos casos, os vírus respiratórios podem causar pneumonia, especialmente em crianças pequenas e idosos. Esse tipo de pneumonia geralmente não é grave e dura um curto período de tempo. No entanto, o vírus da gripe pode fazer com que a pneumonia viral seja grave ou fatal e é especialmente prejudicial para mulheres grávidas ou indivíduos com problemas cardíacos ou pulmonares. Bactérias invasoras podem causar complicações com pneumonia viral.

Pneumonia por Mycoplasma

Os organismos de Mycoplasma não são vírus ou bactérias, mas têm traços comuns a ambos. Eles são os menores agentes de doenças que afetam os seres humanos. Os mycoplasmas geralmente causam casos leves de pneumonia, na maioria das vezes em crianças mais velhas e jovens.

Outros tipos de pneumonia

Muitos tipos adicionais de pneumonia afetam os indivíduos imunocomprometidos. A pneumonia por Pneumocystis carinii (PCP) geralmente afetam pessoas com sistemas imunológicos reprimidos, como as pessoas que têm AIDS. Na verdade, PCP pode ser um dos primeiros sinais de doença em pessoas com AIDS.

Tipos menos comuns de pneumonia também podem ser graves. A pneumonia pode ser causada por inalação de alimentos, poeira, líquido ou gás (pneumonia química), bem como por vários fungos.

Quem está em risco de desenvolver pneumonia?

Ninguém é imune a pneumonia, mas há certos fatores que podem aumentar seus riscos, tais como:

– Pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral, têm problemas para engolir ou são acamadas pode facilmente desenvolver pneumonia.

– Bebês desde o nascimento até dois anos estão em maior risco de pneumonia, assim como são os indivíduos de 65 anos ou mais.

– Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos estão em maior risco de pneumonia. Isso inclui pessoas que tomam medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico, como esteroides e certos medicamentos para o câncer, e pessoas com HIV, AIDS ou câncer.

– O abuso de drogas aumenta o risco. Isso inclui consumo excessivo de álcool e tabagismo.

– Certas condições médicas aumentam os riscos de pneumonia. Estas condições incluem asma, fibrose cística, diabetes e insuficiência cardíaca.

Sintomas da pneumonia

Os sintomas de pneumonia bacteriana podem desenvolver-se rapidamente e incluem:

– Dor no peito.
– Calafrios.
– Febre.
Tosse seca.
– Chiado no peito.
– Dores musculares.
– Náusea.
– Vômito.
– Respiração rápida.
– Batimento cardíaco acelerado.
– Dificuldade ao respirar.

Você eve procurar ajuda médica imediata se tiver algum destes sintomas:

– Pele com tom azulado (por falta de oxigênio).
– Sangue no escarro (muco expelido).
– Respiração difícil.
– Febre alta.
– Confusão.
– Batimento cardíaco acelerado.

Pneumonia tratamento

O tipo de tratamento prescrito para pneumonia depende principalmente de que tipo de pneumonia está presente, bem como quão grave são seus sintomas. Em muitos casos, a pneumonia pode ser tratada em casa.

Tratamento geral

O tratamento típico para pneumonia inclui tomar todos os medicamentos prescritos e manter um acompanhamento médico. Uma radiografia de tórax pode ser solicitada para garantir que sua pneumonia tenha sido tratada com sucesso.

Tratamento da pneumonia bacteriana

Os antibióticos são utilizados para tratar este tipo de pneumonia. Os antibióticos devem ser tomados como indicado por um médico. Se parar de tomar os antibióticos antes do tratamento estar completo, a pneumonia pode voltar. A maioria das pessoas têm uma melhora após uma três semanas de tratamento.

Tratamento da pneumonia viral

Os antibióticos são inúteis se um vírus é a causa da pneumonia. No entanto, certos medicamentos antivirais podem ajudar a tratar a doença. Os sintomas normalmente desaparecem dentro de uma a três semanas.

Como prevenir

Qualquer pessoa com diabetes, asma e outros problemas de saúde graves ou crônicos estão em risco de desenvolver pneumonia. No entanto, em muitos casos, essa doença pode ser evitada com vacinas contra a pneumonia bacteriana e gripe. Deixar de fumar também irá reduzir o risco de pneumonia.

Mais informações

Qualquer pessoa pode ter pneumonia, por isso, tente prevenir-se, principalmente adultos mais velhos, crianças e pessoas com doenças crônicas, incluindo doença pulmonar crônica (DPOC) e asma. Evite também fumar e mantenha um estilo de vida saudável para manter seu sistema imunológico funcionando corretamente.

Este artigo te ajudou?
  • +9 curtiram
  • -3 não curtiram