Resfriados: Dúvidas frequentes

Rudney Destaque, Dicas Saúde 13-11-13 Dicas Saúde, proteger contra resfriados, Resfriados comentários

Apesar de ser muito comum, o resfriado ainda deixa muitas dúvidas sobre como trata-lo ou evita-lo. Por isso, tiramos algumas dúvidas frequentes sobre os resfriados.

– Quais são os primeiros sintomas?

Dor de garganta, mal-estar, coriza, congestão nasal e tosse são os principais sintomas de um resfriado. Os primeiros três dias estes sintomas são mais intensos e, a medida que os dias passam vão melhorando.

– Como se proteger contra resfriados?

Fique longe de outras pessoas com resfriados, evite mudanças bruscas de temperatura, ambientes secos, hidrate-se corretamente, lave as mãos com frequência e evite fumar, são fatores que ajudam a prevenir resfriados.

– A vitamina C previne resfriados?

Embora que seja uma crença amplamente difundida, não é verdade. Diferentes estudos têm analisado os efeitos da vitamina C na prevenção de gripes e deixaram claro que não há evidências científicas de tal propriedade.

Quanto tempo dura um resfriado?

Ainda que dependa de vários fatores, dura tipicamente em média uma semana. Mas não é incomum seguir com mucosidade e uma ligeira tosse por mais semanas.

– Antibióticos curam resfriado?

Não, os antibióticos não curam resfriados. O resfriado é uma enfermidade viral, e os antibióticos não têm efetividade com essas doenças. Na verdade não há nenhuma cura conhecida para resfriados. Alguns até podem ajudar a melhorar os sintomas, mas não curam resfriados.

– Quais medicamentos aliviam os sintomas?

O mal-estar, dor de garganta ou dor de cabeça pode ser aliviada com analgésicos.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: