Remédios para aliviar as cólicas menstruais

Remédios para aliviar as cólicas menstruais

Os períodos menstruais podem ser rápidos e fáceis para algumas mulheres, mas para outras, podem ser demorados e/ou vir acompanhado das cólicas. As cólicas só afetam muito as mulheres durante sua idade reprodutiva, a maioria das vezes, estas cólicas podem chegar a ser tão intensas que necessitar tomar algum medicamento. Neste artigo você irá saber mais sobre as cólicas menstruais e conhecer alguns remédios.

O que é a cólica menstrual?

As cólicas menstruais são dores nas zonas do abdômen e da pelve que só aparecem durante o período menstrual. As cólicas não são o mesmo que o mal estar que você sente durante a tensão pré-menstrual (TPM), porém os sintomas de ambos os transtornos às vezes podem ser como um processo contínuo. Muitas mulheres sofrem de ambos TPM e cólicas menstruais.

As cólicas menstruais podem variar de leves a muito graves. As dores menstruais leves podem ser apenas perceptíveis e de curta duração e às vezes você pode sentir uma sensação de estomago pesado. As cólicas mais graves podem ser tão dolorosas que chegam a interferir nas atividades diárias de uma mulher durante vários dias.

As cólicas menstruais são comuns?

As cólicas menstruais afetam cerca de 50% das mulheres e entre elas, até cerca de 15% descreveram suas dores menstruais como graves. Entre as adolescentes a pesquisa mostra que 90% das meninas sofrem com dores menstruais.

O que causa as cólicas menstruais?

Cada mês o revestimento do útero o (endométrio) se prepara para uma possível gravidez. Depois da ovulação quando o óvulo não é fecundado por um espermatozoide, não acontecendo à gravidez, o revestimento atual do útero não é necessário. Os estrogênios e os níveis de progesterona caem e o revestimento do útero se incha e se converte no eventual fluxo menstrual e é substituído por um novo revestimento no clico menstrual seguinte.

Quando o revestimento do útero começa a se decompor, compostos moleculares chamados prostaglandinas são liberados. Estes compostos fazem com que os músculos do útero se contraiam. Quando os músculos do útero são contraídos o que comprime o fluxo sanguíneo (vasoconstrição) ao endométrio, esta contração bloqueia a entregada de oxigênio aos tecidos do endométrio, que por sua vez se decompõe e morre. Depois da morte deste tecido, as contrações uterinas, literalmente apertam o velho tecido endometrial através do colo do útero e fora do corpo através da vagina.

Outras substâncias conhecidas como o leucotrienos, que são produtos químicos que têm um papel na resposta inflamatória, também são elevadas neste momento e podem estar relacionados com o aparecimento das cólicas menstruais.

Porque algumas cólicas podem ser tão dolorosas?

remedios para aliviar as colicas menstruais

As cólicas menstruais são causadas pelas contrações uterinas que se produzem em resposta às prostaglandinas e outros produtos químicos. A sensação de dor se intensifica quando os coágulos ou pedaços de tecido com sangue da mucosa do útero passam através do colo do útero, sobre tudo se o canal cervical da mulher for estreito.

A diferença entre as dores menstruais mais intensas e as menos intensas pode estar relacionada com os níveis de prostaglandina da mulher. As mulheres com dores menstruais intensas têm níveis elevados de prostaglandinas no endométrio (revestimento do útero) em comparação com as mulheres que não sofrem de cólicas. As cólicas menstruais são muito similares ao que uma mulher experimenta quando se administra a prostaglandina como um medicamento para induzir o parto.

Que outros fatores influenciam nas cólicas menstruais?

Como mencionamos anteriormente, um canal cervical muito estreito tende a aumentar as cólicas menstruais. Outro fator anatômico que se crê que contribui para as cólicas é uma inclinação para trás do útero (retroversão uterina).

A falta de exercício também contribui para as cólicas intensas. Durante muito tempo foi discutido que os fatores
psicológicos também desempenham um papel. Por exemplo, está claramente aceito que o estresse emocional pode aumentar o desconforto das cólicas menstruais.

10 maneiras naturais de aliviar a cólica

remedios para aliviar as colicas menstruais

Agora que você já sabe o que são as cólicas menstruais e suas causas, está na hora de aprender algumas maneiras de aliviar essas dores que muitas vezes nos aborrecem tanto.

Exercícios físicos regulares

Uma boa rotina de exercícios te ajudará a liberar endorfinas, que são compostos químicos que reduzem a dor de maneira natural. A prática de exercício de baixo impacto como correr de forma suave ou caminhar, podem ser de boa ajuda para reduzir a dor menstrual.

Outra boa opção consiste em praticar diferentes posições de yoga, as quais exercem pressão sobre a barriga e proporcionam alivio. Este tipo de exercício também ajuda a aliviar a fadiga, o estresse e a ansiedade. No entanto, isso deve ser evitado em caso de uma hérnia, pressão arterial alta ou ter sofrido alguma cirurgia.

Usar uma bolsa térmica

A aplicação de calor com uma bolsa térmica no abdômen reduz os espasmos musculares e proporciona alivio. Também pode ser utilizada uma bolsa que contenha água quente ou colocar pano morno.

Descansar

Se as dores são muito fortes, é recomendado repouso e procure dormir. O descanso ajudará a relaxar o corpo e diminui significativamente a dor menstrual.

Chá de camomila

O chá de camomila é um dos remédios mais populares e efetivos para o tratamento de cólicas menstruais. A única coisa que deve fazer é colocar duas colheres de chá de flores de camomila seca em um copo de água quente e deixar repousar 5 minutos. Para potencializar seus efeitos, recomendo que beba 2 copos deste chá ao dia, desde dois dias antes do período menstrual.

Gengibre

O chá de gengibre é outro bom remédio para aliviar as cólicas. O gengibre atua reduzindo a inflamação no abdômen e a cólica menstrual. Para prepara-lo, você só precisa colocar para ferver uns pedacinhos de raiz de gengibre em um litro de água durante 15 minutos, coe e beba este chá duas vezes ao dia.

Canela

Esta especiaria de aroma delicioso e sabor também é uma das melhores aliadas para combater as cólicas menstruais. Isto acontece devido sua poderosa ação analgésica, antiespasmódica e antiinflamatória, que ajuda a relaxar os músculos para reduzir à cólica. Para aproveita-la você pode usa-la novamente em sobremesas e outras receitas.

Manjericão

O manjericão contém ácido cafeico que proporciona alivio para as cólicas menstruais. Pode ser incluído como tempero nas comidas ou preparar um chá seguindo estes passos: adicione duas colheres de sopa de manjericão em um litro de água fervendo, tampe e deixe esfriar. Beber meio copo deste chá a cada meia hora.

Óleos essenciais

Um bom remédio para aliviar as cólicas consiste em fazer suaves massagens circulares no sentido horário. Para realizar esta massagem você deve preparar uma mistura de óleos de manjerona, canela, gengibre ou gerânio com uma 1 colher de óleo de amêndoas.

Leite e cebola

Este remédio natural atua como um calmante natural para aliviar as dores menstruais. Para prepara-lo você deve misturar um litro de leite com 250 gramas de cebola e colocar para ferver por 15 minutos. Deixe descansar e consuma quente ao primeiro sintoma. O ideal é tomar um copo deste remédio a cada 45 minutos no caso de voltar a sentir cólica.

Tome uma ducha de água quente

Uma ducha de água quente ajuda a relaxar e diminuir a cólica menstrual. Além disso, é uma boa forma de manter-se fresca e protegida naqueles dias.

Mais informações

Estes remédios para cólica menstrual são efetivos, no entanto lembre-se de seguir uma boa alimentação, evitar os maus hábitos e fazer exercício que também é a chave para prevenir este tipo de dor. Se for daquelas que sofre frequentemente com as cólicas menstruais, pode considerar tomar suplementos de cálcio e vitamina D.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • 0 não curtiram