Propriedades e benefícios do chá de boldo

Rudney Alimentos Saudáveis, Bebidas 21-12-15 Boldo, boldo do chile, cha de boldo comentários

O boldo do Chile (Peumus boldus) é uma planta medicinal nativa da Chile. Um dos usos mais comuns para o chá de boldo é para limpar o fígado. Essa planta tem propriedades que ajudam a limpar o sangue quando os rins ou fígado, quando não estão funcionando bem. Ele também ajuda a eliminar a bile que se acumulou na vesícula biliar.

Outro benefício é que ele reduz a formação de cálculos renais e manchas formadas por problemas de fígado. Outros benefícios do boldo que podemos mencionar são seus efeitos diuréticos, laxantes, antibióticos e anti-inflamatórios.

Propriedades do boldo

As principais propriedades medicinais e curativas atribuídas ao chá de boldo estão relacionadas ao seu efeito digestivo e protetor do fígado. Sendo assim, é particularmente adequado para o tratamento de todos os tipos de distúrbios digestivos como a dispepsia, flatulência e vesícula biliar, uma vez que estimula da produção bílis.

O boldo possui também muitos componentes com propriedades antioxidantes que evitam várias doenças através da redução da ação dos radicais livres no nosso corpo.

Benefícios do chá de boldo

Suas propriedades diuréticas e depurativas ajudam a eliminar os líquidos acumulados no corpo e toxinas do sangue, muitas vezes causados por infecções do trato urinário, nefrite e cistite.

O chá de boldo é também indicado para o tratamento de constipação, além de favorecer a expulsão dos gases, por isso, é recomendado para aqueles que sofrem cólicas e flatulência. Ele também reduz o risco de cálculos biliares e purifica o fígado.

É também adequado para o tratamento de insônia devido às suas propriedades sedativas e a sua capacidade de atuar sobre o sistema nervoso. A presença de cineol em sua composição permite ser aplicado externamente para descongestionar dores no peito e para aliviar doenças reumáticas.

Um dos maiores benefícios dessa planta é para tratar problemas digestivos, vômitos e mal-estar intestinal. Também é indicado para as mulheres, pois ajuda a tratar cólicas abdominais devido a seu efeito calmante sobre a flora intestinal.

Mais vantagens do chá de folha de boldo incluem a diminuição da azia e dos efeitos do consumo de álcool no corpo, principalmente por proteger o fígado.

Outros benefícios

– Melhora o metabolismo hepático e gástrico, ao estimular o suco gástrico e a bílis, substância responsável pela emulsificação de gorduras. Graças a este processo é considerado colerético.
– Desinflama a mucosa gástrica e intestinal.
– Purifica o corpo, ajudando a eliminar toxinas.
– É diurético, ajudando a remover o excesso de fluido, além de atuar diretamente sobre o rim, melhorando sua filtração e a formação de urina.
– Ele atua sobre o sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e nervosismo.
– Estimulante de apetite.

Como preparar o chá de boldo

Para fazer o chá de boldo, você deve colocar um copo de água fervendo e uma colher de chá de folhas secas de boldo, e deixar descansar de 10 a 15 minutos.

Contra-indicações do chá de boldo

Esta planta não pode ser usada por mulheres grávidas, pois provoca contrações uterinas que podem levar ao aborto. Quem sofre com problemas renais também deve evitá-la, assim como pessoas com enfermidades do fígado (o boldo serve apenas para prevenção de doenças no fígado e melhora do seu funcionamento) ou que estão tomando anticoagulantes.

O boldo não deve ser usado por longos períodos de tempo porque tem efeitos secundários perigosos que podem levar à insuficiência renal, convulsões, danos intestinais e até mesmo a morte.

Mais informações

Existem várias espécies de boldo e nem todas contém as propriedades descritas acima, o boldo que conhecemos no Brasil, por exemplo, é diferente do que cresce em regiões montanhosas do Chile. Portanto, antes de comprar as folhas desta planta, verifique no rótulo se é da espécie Peumus boldus.

Este Post te ajudou?
  
  • cha de boldo serve como calmante?
  • cha de boldo ajuda contra alergia
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: