Propriedades e beneficios da rosa mosqueta

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 04-05-16 oleo de rosa mosqueta, rosa mosqueta comentários

A rosa mosqueta, também conhecida como rosa selvagem, é uma planta medicinal que pertence à família das Rosaceae e seu nome científico é Rosa canina. É uma planta rica em vitamina C, por isso é muito útil para fortalecer nosso sistema imune. Também contém vitaminas A, B1, B2, D, E, K e P (rutina), antioxidantes, além de ferro e cálcio.

Entre as propriedades da rosa mosqueta, as mais importante que podemos mencionar são seu efeito laxante, diurético, adstringente e, claro, reforçar e aumentar nossas defesas.

Benefícios da rosa mosqueta

A rosa mosqueta é ideal para ajudar a aumentar as defesas do organismo, impede a ocorrência de doenças, principalmente resfriados e infecções.

Essa planta medicinal também tem propriedades tônicas e é excelente para combater estados de exaustão ou fraqueza, causadas muitas vezes por mudanças sazonais, especialmente na primavera e outono.

É eficaz também para promover um bom funcionamento do trânsito intestinal, para que possamos usá-la em caso de prisão de ventre. Em adição a esse benefícios, ela também é recomendada para tratar problemas tanto na vesícula biliar, rins e bexiga.

Entre os princípios ativos mais importantes da rosa mosqueta podemos citar a vitamina C, taninos, pectinas, carotenos, ácidos orgânicos e os antioxidantes.

A rosa mosqueta pode ser obtida em ervanárias, farmácias, lojas de produtos naturais e em lojas on-line, em diferentes formatos, tais como a planta seca, frutos e sementes secas, em pó, tintura, cápsulas, água floral e o óleo de rosa mosqueta.

Alguns exemplos de seus usos são:

– Melhorar a digestão dos alimentos (pétalas).
– Como um laxante suave (folhas).
– Para problemas de nervos (flores).
– Adstringente (frutos).

Remédios caseiros com rosa mosqueta

Chá de rosa moqueta para prevenir resfriados e gripe

Por ser rica em vitamina C, a rosa mosqueta é indicada para fortalecer nosso sistema imunológico e prevenir o desenvolvimento de algumas doenças, além de ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram.

Para preparar este chá precisamos de duas colheres de chá da erva seca e um copo de água. Coloque a água no fogo para ferver. Quando começar a borbulhar, adicione a erva. Retire do fogo, cubra e deixe descansar em infusão por 10 minutos. Espere esfriar um pouco, coe e está pronto para tomar.

Se preferir um toque doce, pode adoçar a gosto com mel, açúcar mascavo ou stevia, como preferir. Tome uma xícara deste chá 3 vezes ao dia.

Chá de rosa mosqueta para melhorar o trânsito intestinal

Esta receita de chá de rosa mosqueta é usada prevenir a constipação. A rosa mosqueta atua como um suave laxante ajudando nosso trânsito intestinal funcionar corretamente.

Prepare este chá com 2 colheres de chá de rosa mosqueta e um copo de água. Coloque a água para ferver e quando começar a ferver, adicione o planta.

Retire do fogo, cubra e deixe descansar por 10 minutos. Coe o chá e adoçar a gosto. É aconselhável tomar uma xícara 3 vezes ao dia.

Contra-indicações

O chá de rosa mosqueta costuma ser bem tolerado pela maioria das pessoas, mas é preciso seguir as instruções prescritas por profissionais que conheçam a planta, além de prepará-la corretamente para conseguir seus benefícios. A rosa mosqueta é contra-indicada nos seguintes casos:

– Pessoas com anemia falciforme.
– Alergia ou intolerância a plantas da família Rosaceae.
– Durante o período de gravidez.
– Durante o período de lactação.
– Para crianças.

Apesar de não ter conhecidos efeitos tóxicos, o consumo por períodos muito longos desta planta pode causar alergias de pele.

Mais informações

O chá de rosa mosqueta é uma bebida gostosa e bastante aromática o que facilita seu consumo para conseguir usufruir de seus grandes benefícios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer chá de uma planta medicinal.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: