Pressão baixa: causas, sintomas e tratamento

Rudney Doenças 26-10-15 pressão baixa, pressão baixa sintomas comentários

A pressão arterial baixa ocorre quando a pressão arterial é muito mais baixa do que o normal. Isso significa que o coração, cérebro e outras partes do corpo não recebem sangue suficiente. A pressão arterial normal é, geralmente, 120/80 mmHg. O nome médico para pressão arterial baixa é a hipotensão.

Não existe um número específico para definir a pressão baixa. A pressão é considerada baixa quando provoca algum sintoma, isso ocorre, geralmente, quando está em um nível inferior a 90/60 mmHg.

Causas da pressão arterial

A pressão arterial varia de pessoa para pessoa. Uma queda de apenas 20 mmHg, pode causar problemas para algumas pessoas. Existem diferentes tipos e causas de pressão arterial baixa.

Uma hipotensão severa pode ser causada por uma perda súbita de sangue, uma infecção grave, um ataque cardíaco ou de reação alérgica grave (anafilaxia).

Outras causas de pressão baixa incluem:

– Níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia) e, em alguns casos, a diabetes
– Alterações no ritmo cardíaco (arritmias)
– Não beber bastante líquidos (desidratação)
– Insuficiência cardíaca
– Gravidez
– Perda grave de sangue
– Anemia por falta de vitamina B2 e ácido fólico
– Queimaduras graves

Certos medicamentos e substâncias podem levar à diminuição da pressão arterial, por exemplo:

– Álcool
– Ansiolíticos
– Certos antidepressivos
– Diuréticos
– Medicamentos para o coração, incluindo aqueles que são usados ​​para tratar a hipertensão arterial e doença cardíaca coronária
– Medicamentos usados ​​para cirurgia
– Analgésicos

Outras causas de pressão baixa incluem:

– Levantar-se rápido depois de passar muito tempo deitado ou sentado
– Ficar de pé por um longo tempo

Tipos de pressão baixa

Hipotensão ortostática

A hipotensão ortostática é causada por uma súbita mudança de posição do corpo. Na maioria dos casos, isso ocorre quando se levanta depois ficar um tempo deitado. Este tipo de pressão arterial baixa geralmente dura apenas alguns segundos ou minutos. Se este tipo de hipotensão ocorre depois de comer, ele é chamada de hipotensão ortostática pós-prandial. Este tipo mais comumente afeta adultos mais velhos, pessoas com pressão arterial elevada e as pessoas com doença de Parkinson.

Hipotensão neural mediada

A hipotensão neural mediada afeta mais frequentemente jovens e crianças. Pode ocorrer quando uma pessoa permanece em pé durante um longo tempo. As crianças costumam superar este tipo de hipotensão com o tempo.

Sintomas da pressão baixa

Os sintomas da pressão baixa podem incluir:

– Visão turva
– Confusão
– Vertigem
Desmaio (síncope)
– Tontura
– Náuseas ou vômitos
– Sonolência
– Fraqueza
– Alteração no batimento cardíaca (rápido ou lenta)
– Pele fria
– Sede em excesso
– Fezes escuras
– Respiração ofegante
Febre

Exames e testes

O médico irá examiná-lo e tentar determinar o que está causando a pressão baixa. Os seus sinais vitais (temperatura, monitor de pulso, frequência respiratória e pressão arterial) devem ser verificados com frequentemente.

Tratamento

A pressão arterial mais baixa do que o normal, pode não causar grandes sintomas em uma pessoa saudável e muitas vezes não requer tratamento. Em outros casos, o tratamento depende da causa de sua pressão arterial baixa e se ela caí de repente.

Quando você tiver sintomas de pressão baixa, é aconselhável sentar ou deitar de imediato. Em seguida, levante os pés acima do nível do coração.

– Seu médico pode sugerir que você beba mais líquidos para tratar a desidratação.
– Usar meias de compressão pode ajudar a impedir que o sangue se acumule nas pernas. Isso mantém mais sangue na parte superior do corpo.
– Alterar os medicamentos para pressão alta
– Usar antibióticos, no caso do problema ser causado por uma infecção
– Não beber álcool
– Se levantar lentamente após estar sentado ou deitado

Aqueles com hipotensão neural mediada devem evitar os “gatilhos”, como ficar em pé por longos períodos. Outros tratamentos incluem beber bastante líquido e aumentar a quantidade de sal na dieta. Converse com seu médico antes de tentar estes passos. Em casos graves, a medicação pode ser prescrita.

Complicações

Quedas de idosos devido a pressão arterial baixa podem levar a uma fraturas. Estas lesões podem reduzir a saúde de uma pessoa e sua capacidade de se mover.

Queda súbita e severa da pressão arterial privam seu corpo de oxigênio. Isto pode causar danos no coração, cérebro e outros órgãos. Este tipo de hipotensão pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

Mais informações

Na maioria das vezes a pressão baixa não afeta a saúde, mas em algumas ocasiões pode ser grave, necessitando de um tratamento mais específico. Colocar sal debaixo da língua para subir a pressão não traz muitos benefícios e não é a melhor forma de resolver o problema. O melhor é dar líquidos para a pessoa e buscar ajuda médica.

Este Post te ajudou?
  
  • tosse e pressao baixa
  • qual comida faço para pessoa com pressão baixa e com tosse
  • pressão baixa dura quanto tempo
  • hipotensão neural mediada
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: