Porque a garganta fica ressecada?

Davi Dicas Saúde, Remédios caseiros 01-12-16 garganta ressecada, garganta seca, garganta seca e tosse comentários

As causas de uma garganta ressecada podem ser muitas, a garganta fica assim pois as membranas mucosas se ressecam por um certo motivo, as causas mais comuns são, dormir com a boca aberta, respirar pela boca, viver em um ambiente seco ou não tomar uma boa quantidade de líquido todos os dias.

O que ocasiona a garganta seca?

Além dos motivos acima, a garganta pode ficar ressecada devido ao consumo de tabaco, vômitos, tosse, inflamação da garganta, alergias. Em casos muito raros e graves, a garganta pode ficar seca por um câncer de garganta ou de esôfago.

Provavelmente a má respiração é uma das causas mais comuns da garganta ressecada, especialmente nos meses de inverno onde a umidade é menor.

Alguns medicamentos, especialmente os antihistamínicos, podem provocar secura na garganta se consumidos regularmente.

Doenças que ressecam a garganta

Em algumas ocasiões a garganta seca pode ser um sintoma de uma doença subjacente, especialmente se está combinado com outros sintomas. Os sintomas respiratórios podem ser a tosse, a dificuldade para respirar, a voz rouca, pus e manchas brancas e dor de garganta.

Por outro lado, isso pode estar relacionado com sintomas digestivos como a acidez, o vômito e a dificuldade para engolir. Em ocasiões, pode causar outros sintomas como a visão turva, dor no corpo, gânglios inflamados, febre, fadiga, hipertensão e debilidade muscular.

Entre as doenças subjacentes podem ser encontradas as relacionadas às amígdalas, que ajudam o sistema imunológico a bloquear os germes que entram nas vias respiratórias. As infecções, tumores, abcessos ou a amigdalite crônica podem causar este problema.

Entre as mais raras se inclui a Síndrome de Sjögren, uma doença autoimune que destrói a criação de umidade na saliva, de forma que a boca e a garganta permaneçam secas.

E provavelmente uma das mais preocupantes é o câncer de glândulas salivares, relacionado geralmente com o tabaquismo, as dietas ricas em gorduras e os antecedentes familiares.

Atualizado em:

Remédios caseiros para a garganta seca

porque a garganta fica ressecada

Para os casos normais de garganta seca, os seguintes remédios caseiros são perfeitos:

– Ferva um copo de água e 3 folhas de limão durante 10 minutos. Retire do fogo e adicione uma colher de sopa de mel. Beba lentamente para não se queimar.

– Faça gargarejo com o suco de 1 limão recém exprimido misturado com uma colher de sopa de mel. Repita até cinco vezes ao dia. Em seguida escove os dentes para evitar um efeito corrosivo nos dentes.

– Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo com água e beba de goles ao longo de todo o dia.
– Ferva um copo de água e uma colher de sopa de camomila, por 10 minutos. Coe e deixe esfriar. Quando estiver morna, faça gargarejos. Repita quantas vezes for necessário.

– Faça um cataplasma com um colher de sopa de folhas de camomila secas e dois copos de água fervente. Deixe que cozinhe por 5 minutos e mergulhe um lenço ou uma toalha. Escorra o líquido em excesso e aplique no pescoço até que esfrie.

– Ferva 3 copos de água durante 15 minutos. Coloque uma toalha sobre a cabeça e respire os vapores. Inale no máximo 10 minutos. Repita este procedimento até três vezes ao dia.

– Prepara uma batida com copo de romã, uma colher de sopa de mel, meia taça de mirtilos, uma banana e meio e um copo de iogurte desnatado. Bata tudo até obter uma mistura homogênea e beba duas vezes ao dia.

– Misture um litro de água à temperatura ambiente uma colher de chá de sal de mesa. Faça gargarejo cada 1 hora aproximadamente.

– Adicione uma colher de sopa de whisky em um copo grande de água morna. Realize gargarejos quando for necessário.

– Embebede uma toalha ou lenço em vinagre morno. Coloque ao redor do pescoço até que seque e esfrie.

– Coloque duas colheres de chá de salvia em 1/4 litro de água fervendo. Deixe repousar por 10 minutos e coe. Adicione uma colher de chá de sal marinho e realize gargarejos quando achar necessário.

– Polvilhe um pouco de cúrcuma sobre uma colher de sopa de mel e consuma a cada 2 horas.

– Pingue algumas gotas de suco de limão em meio copo de café amargo. Realize gargarejo com esta mistura.

– Corte uma cebola e coloque em meio litro de água. Adicione três colheres de sopa de açúcar e deixe amolecer meio dia ( ou da noite até de manhã). Beba um copo a cada duas horas.

– Corte dois tomates maduros e adicione um copinho de álcool branco. Bata bem até que se forme uma papinha. Coloque como cataplasma sobre a garganta cobrindo com um pano.

– Prepare um suco com quatro talos de aipo, um dente de alho, duas cenouras e 1/4 de erva doce. Bata bem todos os ingredientes e consuma duas vezes ao dia.

– Pique um punhado de salsinha. Corte em pedaços pequenos uma cebola. Descasque um dente de alho. Bata todos os ingredientes com um pouco de água. Beba um copo por dia.

– Rale duas maças verdes e misture em dois copos com água, coloque para ferver. Retire do fogo, coloque uma colher de sopa de mel e suco de meio limão. Beba lentamente.

– Despeje vente alhos descascados numa panela. Em seguida despeje o mel até cobri-los. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, sempre mexendo com uma colher de pau. É usado como se fosse um xarope, que pode ser consumido quando desejar. A dose é de uma colher de sopa a cada 3 horas para os adultos e uma colher de sopa a cada 6 horas para as crianças.

Mais informações

É importante que busque ajuda médica imediatamente se estiver com manchas brancas nas amígdalas já que é um sinal de infecção, tosse persistente, manchas brancas na língua que não desaparecem, febre ou uma sensação que tem algo preso na garganta.

Este Post te ajudou?
  
  • garganta seca
  • secura na gargantá
  • remedio caseiro para garganta seca
  • remedio caseiro garganta seca
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: