Pimenta: Um condimento muito benéfico

Davi Alimentos Saudáveis 07-12-12 Alimentos saudáveis, Saúde e Bem Estar comentários

Pimenta: Um condimento muito benéfico

Dependendo do grau de capacidade que possui para gastronomia, sua cozinha pode dispor de mais ou menos condimentos e especiarias, mas o que certamente não vai perder é a pimenta, e possivelmente ter até mais de uma de suas variedades.

O curioso é que, além de fornecer uma rica cor e sabor a todos os tipos de alimentos, os benefícios que a pimenta possui muitas vezes são desconhecidos e que podem ressaltar de muita ajuda para a saúde. Quer conhece-las?

Informação nutricional

Segundo o site especializado em informação nutricional, NutritionData, a pimenta tem um rico conjunto de nutrientes que surpreendem a primeira vista.

A lista é encabeçada pelas vitaminas A, C, K, ácido fólico e colina, assim como potássio, fósforo, magnésio e cálcio.

Ela também possui valores de ácidos graxos como Omega-6 e Omega-3, fitoesteroles e proteínas,

A Piperina

Mas , apesar de seu conteúdo nutricional é importante, umas das contribuições mais marcantes da pimenta é devido a piperina, um alcalóide fitoquímico que dá o sabor característico desta especiaria, mas também lhe dá uma capacidade para estimular a absorção de alimentos que estão no corpo.

Dessa forma, os nutrientes de todos aqueles alimentos que forem consumidos condimentados com pimenta serão muito melhor digeridos e processados em uma maior porcentagem que em outros casos, por isso a peperina é utilizada desde os tempos da antiguidade para preparar medicamentos, sendo a pimenta um dos ingredientes básicos.

Outros benefícios da pimenta

E além de melhorar a absorção dos nutrientres, a pimenta também é um remédio ideal para tratar estados de gripe e seus sintomas, problemas estomacais e falta de apetite. Ela também tem efeitos energizantes conhecidos à séculos na Índia, seu país de origem, onde é usada em chás para impulsionar o sistema imunológico, aumentando a força física e proporcionar uma sensação de vitalidade.

Sinceramente, você acreditava ser possível haver um medicamento tão potente em sua própria cozinha? Pois agora que sabe, não perca nenhuma oportunidade de condimentar seus alimentos com esta especiaria.

Este Post te ajudou?
  
  • pimenta como condimento
  • perca peso com peperina
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: