Usos e benefícios da unha de gato para a saúde

Davi Dicas Saúde, Remédios caseiros 25-11-16 chá de unha de gato, para que serve unha de gato, unha de gato comentários

Unha de gato (Uncaria Tomentosa) é uma planta medicinal da América do Sul, as partes utilizadas dessa planta são a casca e a raiz. É indicada geralmente para osteoporose e artrite reumatoide, bem como para vários problemas no sistema digestivo e infecções virais. Sem dúvida, existem muitos usos da mesma, por isso hoje vamos falar dos benefícios da unha de gato para a saúde.

Propriedades medicinais da unha de gato

Entre os princípios ativos que contem a raiz e a casca desta planta medicinal se encontram os alcaloides oxindoles, glicósidos, polifenóis, terpenos e esteroides.

Graças a estes componentes a unha de gato tem ação analgésica, antioxidante, anticancerígena, antiinflamatória, antiviral, imunoestimulante, anticoagulante, antifúngica, cardioprotetora, antidiabética, cicatrizante, antialérgica e inclusive anticonceptiva.

Unha de gato para que serve

Em relação ao sistema digestivo, a unha de gato serve para aliviar as úlceras do estômago, inflamação do trato digestivo, colite e diverticulite, hemorroidas, síndrome do intestino permeável, embora haja evidências insuficientes.

A planta unha de gato é usada por muitas pessoas para prevenir e curar doenças infecciosas, como a varicela, herpes e gonorreia, uma vez que fortalece o sistema imunológico. Também é muito usada por aqueles que sofrem de SIDA (Síndrome de Imuno Deficiência Adquirida), por ser capaz de melhorar suas defesas.

Ainda é usada para controlar a taxa de natalidade, prevenir o câncer, retardar o crescimento das células cancerosas e ajudar a reparar os danos celulares causados pela quimioterapia e radioterapia, curar a síndrome de fadiga, asma, doença de Crohn, Alzheimer e até mesmo curar feridas.

Esta planta também atua como vasodilatador e diurético, também é recomendada para pessoas que sofrem de hipertensão. E tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam nosso organismo, prevenindo assim o aparecimento de muitas doenças. Também melhora a atividade cerebral, e contribui para melhorar a memória.

Atualizado em:

Vantagens da unha de gato

Esta planta é muito utilizada para aumentar as defesas do organismo, e está na mesma linha de outras plantas que incrementam a imunidade, tais como a equinácea, o gengibre, a árvore do chá (Melaleuca) e o selo de Salomão, que são considerados antibióticos naturais, sendo a unha de gato o mais potente entre eles.

Chá de unha de gato

Ingredientes

– 20 g de cascas e raízes de unha de gato
– 1 litro de água

Preparação

Ferva os ingredientes por 15 minutos e deixe descansar por 10 minutos, depois coe e tome. Tome o chá de oito em oito horas.

Efeitos secundários da unha de gato

Por seu teor em taninos, o uso desta planta fresca pode provocar irritação intestinal ou diarreias em pessoas sensíveis, no entanto o uso contínuo desta planta pode regular o intestino.

Contraindicações da unha de gato

Esta planta não deve ser utilizada por mulheres gravidas, já que provoca contrações uterinas e poderia provocar abortos. Também não é aconselhado seu uso por mulheres no período de amamentação.

Não deve utilizar esta planta em pacientes que receberam transplantes de órgãos ou enxerto de pele, para evitar rejeições.

Mais informações

Essa planta, também é conhecida como Herinha, cresce em forma de cipó e forma arbustos trepadores. Ela pode ser comprada em várias lojas de produtos naturais.

A unha de gato pode ser usada através da preparação de chás das folhas ou raízes da planta, além de cápsulas que você pode comprar.

Este Post te ajudou?
  
  • unha de gato
  • unha de gato para que serve
  • para que serve unha de gato
  • chá de unha de gato para que serve
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: