Os raios solares podem ajudar a controlar a pressão arterial

Mateus Dicas Saúde 24-01-14 benefícios do sol, pressão arterial, raios UVA comentários

Sabe-se que o frio e o calor podem afetar em nossos valores da pressão arterial, como também, se conhece o efeito benéfico da vitamina D na saúde do coração. Mas, independentemente disso, um estudo recente mostra que, para controlar a pressão arterial, os raios solares podem ser de grande ajuda.

Para chegar à conclusão de que a luz solar pode ajudar a controlar a pressão arterial, foram avaliados a exposição de 24 voluntários em lâmpadas solares por 20 minutos em duas sessões diferentes. Em uma das sessões receberam raios UVA e calor, enquanto que em outra os raios UVA foram bloqueadas e só receberam calor.

Assim, verificou-se que os raios UVA são responsáveis por alterações na pressão arterial, pois a exposição à luz solar gera conversão de substâncias que se encontram na pele de óxido nítrico, um vasodilatador no nosso corpo, que por conseguinte, reduz a pressão arterial.

Desde que os suplementos de vitamina D não estão associados com a pressão arterial, acredita-se que a luz solar que por si só poderia ajudar a controlar a hipertensão.

É claro, sempre a exposição deve ser moderada para evitar as consequências negativas que o sol pode causar a pele. Por isso apenas 20 minutos por dia no inverno e no verão pode ser o suficiente para se beneficiar.

Aparentemente, se expor ao sol de forma correta e moderadamente tem muitos mais benefícios do que você pensa e pode até ser útil para controlar os níveis de pressão arterial no organismo, independentemente da vitamina D.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: