Os incríveis benefícios da physalis para a saúde e receitas com a fruta

Os incríveis benefícios da physalis para a saúde e receitas com a fruta

Você já ouviu falar na fruta physalis? Ela pode ser consumida in natura, serve para preparar várias receitas culinárias saborosas e ainda é usada na medicina popular devido a seus incríveis benefícios para nossa saúde. Se não bastasse tudo isso, ela ainda tem um grande potencial de lucro a seus produtores.

A physalis (diz-se fisális), conhecida também como camapum, saco-de-bode, mulaca e joá, trata-se de uma pequena fruta que pode apresentar-se nas cores amarela, verde, vermelha ou laranja, e fica dentro de uma espécie de casulo composto por uma fina folha. Ela pertence à família das solanáceas, que também encontra-se a berinjela, tomate e batata.

Physalis propriedades

Os benefícios dessa fruta se dão a seu valor nutricional, bem como às suas poderosas propriedades, que são elas:

  • – Antipirética
  • – Anticancerígena
  • – Antimicrobacteriana
  • – Imunomodulatória
  • – Antiinflamatória
  • – Diurética

Physalis benefícios

Apesar de pequena, a physalis de fato fornece grandes benefícios para a saúde, principalmente devido a seu alto valor nutricional.

A physalis é uma boa fonte de nutrientes, minerais, vitaminas. O consumo de 140 gramas desta fruta fornece, 3,92 mg de vitamina B3, 1,4 mg de ferro, 15,4 mg de vitamina C, 0,154 mg de vitamina B1, 15,68 g de carboidrato, 56 mg de fósforo, 50 μg de vitamina A, 2,66 g de proteína, 0,056 mg de Vitamina B2, 0,98 g de gordura total e 13 mg de cálcio.

Dentre os incríveis benefícios da physalis podemos encontrar:

1 – Antioxidantes

Physalis é uma fruta amplamente utilizada para lidar com hepatite, malária, reumatismo, câncer, dermatite e asma. Em estudos, o extrato da planta foi avaliado quanto suas atividades antioxidantes. A pesquisa conclui que os extratos de physalis consistem em grandes atividades antioxidantes, que podem combater os radicais livres e evitar o surgimento de várias doenças.

2 – Proteção do fígado e dos rins

Uma pesquisa sobre a raiz de physalis encontrou efeitos protetores da mesma para o fígado e rins contra fibrose. A composição química da raiz da planta e sua presença dos antioxidantes alcaloides, anolidos e flavonoides, podem prevenir e tratar fibrose.

3 – Previne anemia

O ferro é um mineral extremamente essencial para nossa saúde. A deficiência deste mineral está diretamente ligada a vários problemas de saúde, dentre eles à anemia. A quantidade de ferro contida na physalis pode fornecer-nos um impulso de ferro durante todo o dia. O consumo diário de physalis satisfaz a necessidade diária de ferro e exerce um efeito protetor geral sobre o corpo.

4 – Alívio da dor da artrite

A niacina (vitamina B3) desempenha um papel no aumento do fluxo sanguíneo para determinadas partes do corpo, também pode ajudar a aliviar a dor da artrite, aumentando o fluxo sanguíneo para áreas dolorosas. Ela ajuda ainda a melhorar a flexibilidade articular e diminuir a dor. A physalis é uma grande fonte de niacina. Assim, incluir a physalis em sua dieta regular, certamente irá ajudá-lo a obter alívio da artrite e outras dores pelo corpo.

5 – Habilidade cognitiva melhorada

Existem vários efeitos antioxidantes da physalis, alguns dos quais são derivados da enorme quantidade de vitamina C presente nessa fruta, que ajuda a eliminar a acumulação de placas nas vias cognitivas, muitas vezes causadas por radicais livres e estresse oxidativo. O consumo da physalis tem sido indicado para evitar certos distúrbios cognitivos, como a doença de Alzheimer e demência. A physalis contém 15,4 mg de vitamina C, que é 17,11% do valor recomendado diariamente. Ela também pode aumentar a capacidade cognitiva em pessoas mais jovens, aumentando a memória, foco e habilidades de concentração.

6 – Protege o coração

A physalis é carregada com Viamina B1 (Tiamina). Esta vitamina é responsável pela produção de acetilcolina, um neurotransmissor que transmite mensagens para os músculos e nervos. Uma insuficiência de vitamina B1 resulta em uma diminuição desse neurotransmissor e provoca batimentos cardíacos irregulares. A deficiência grave desta vitamina pode causar insuficiência cardíaca congestiva.

7 – Melhora a visão

Uma melhor visão desempenha um papel importante na nossa vida. Para melhorar sua visão, você pode consumir alimentos ricos em vitamina A como a physalis ou cenouras em uma base regular. A physalis é rica em vitamina A, e é importante para melhorar a visão e evitar condições que podem se desenvolver a medida que envelhecemos.

Physalis como plantar

O pé de physalis é nativo de climas quentes, onde ele se dá melhor, e é sensível a temperaturas frias. A planta não exige muitos cuidados e seu plantio pode ser feito o ano todo. O aconselhável é plantar as sementes da planta em bandejas de isopor, copos de plástico ou saquinhos de polietileno, com substrato para hortaliças dentro. A germinação deve ocorrer entre 10 a 20 dias.

Com as plantas medindo cerca de 20 a 30 cm de altura, você deve transferi-las para um local definitivo. Se for plantar mais de uma, dê uma distância de 30 cm para cada pé. Ao atingirem 80 cm, você deve então usar um tutor (pequeno pedaço de madeira) para dar apoio e conduzir verticalmente o crescimento da planta. O sistema de gotejamento é o mais indicado para irrigação.

As frutas começam a ser produzidas até 5 meses após o plantio e os devidos cuidados, a produção pode durar 8 meses. As plantas chegam a produzir entre 1 e 5 quilos de frutas.

Physalis receitas

Você pode consumir a physalis de várias maneiras, algumas delas são:

  • – Saladas: As frutas podem ser consumidas cruas, inteiras ou picadas em saladas de frutas ou de vegetais
  • – Geleia e compota: A fruta é perfeita para fazer geleias, conservas e compotas
  • – Sobremesa: Essas frutas são cozidas juntamente com mel e consumidas como sobremesa na Colômbia
  • – Secas: A fruta também pode passar por um processo de secagem antes de ser consumida, assim como as uvas passas

Physalis onde comprar

Você pode comprar as sementes ou mudas da physalis de produtores, mercados de produtos naturais em algumas cidades ou pela internet. Vários sites de venda têm as sementes prontas para o cultivo. Os preço variam entre 10 e 20 reais, 20 sementes, sem contar o frete.

Physalis preço

Por ter baixa produção no Brasil, os preços da physalis geralmente são altos e podem variar dependendo de sua região e época do ano. Um quilo da fruta pode custar de 50 a 90 reais.

Mais informações

Em geral, a physalis é uma fruta maravilhosa, rica em antioxidantes e nutrientes essenciais com grandes benefícios para a saúde, além de ser deliciosa e poder ser consumida de várias maneiras. Mas, embora possa ser usada para fazer muitas receitas, lembre-se que o calor destrói seus nutrientes, por isso é melhor consumi-la in natura ou fresca em uma salada.

  • frisalis quantas comer por dia
Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • 0 não curtiram