Os benefícios do óleo de coco virgem para a saúde

Davi Alimentos Saudáveis 18-04-15 benefícios do óleo de coco, óleo de coco comentários

Os benefícios do óleo de coco virgem para a saúde

O óleo de coco virgem tem se popularizando muito, apesar de ter sido considerado uma gordura ruim por muitos anos por causa do seu alto teor de gordura saturada. Mas foi descoberto que a gordura saturada do óleo de coco, principalmente no virgem não é a mesma que existe em outros tipos de óleo.

Agora nós vamos conhecer as propriedades e os benefícios do óleo de coco para a saúde.

Propriedades do óleo de coco

O óleo de coco possui ácidos gordos de cadeia média, que são melhores para o corpo do que os ácidos gordos de cadeia longa, encontrados em vários óleos de cozinha.

Podemos encontrar compostos benéficos para a saúde como o ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico. Muitas vezes o óleo de coco é processado à temperaturas muito altas, o que faz com que ele perca alguns de seus benefícios.

Estudos que descobriram efeitos negativos do óleo de coco sobre os níveis de colesterol foram feitos com óleo de coco parcialmente hidrogenado, agora, o óleo de coco virgem não processado tem efeitos positivos para a saúde.

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco não é 100% saudável, mais o seu consumo regular é bom para nossa saúde, então vejamos alguns de seus benefícios.

Reforça o sistema imunológico

O consumo regular de óleo de coco virgem ajuda a combater doenças, graças a suas propriedades antiviral, antifúngica e antibacterianas.

É bom para a saúde cardiovascular

Mesmo sendo uma gordura saturada, o óleo de coco virgem não é prejudicial para o coração, muito pelo contrário, ele ajuda a reduzir o colesterol e evitar ataques cardíacos. O óleo de coco parcialmente hidrogenado é sim prejudicial, ele eleva o colesterol. Então tenha absoluta certeza de que o óleo que você está consumindo é o virgem.

Pesquisadores descobriram que os polinésios seguem uma dieta rica em óleo de coco, e eles tem baixos níveis de colesterol e uma pequena incidência de ataques cardíacos se comparados com as pessoas do restante da Nova Zelândia que não tem o costume de consumir o óleo de coco virgem.

Perda de peso

Um estudo mostrou que as mulheres que consumiram o óleo de coco virgem todos os dias tiveram uma redução na gordura abdominal. Ele possui ácidos graxos de cadeia média e não os de cadeia longa. Nosso organismo utiliza o óleo de coco como energia, e não para armazenar gordura.

Combate infecções na pele

O óleo de coco virgem ajuda a evitar infecções em feridas e chagas, ele só precisa ser aplicado no local.

Ajuda a cicatrizar ferias

As feridas tratadas com óleo de coco curam mais rapidamente e apresentam uma maior reticulação de colágeno. Foi o que um estudo feito com ratos mostrou.

Previne estrias

Na Ásia, o óleo de coco é muito utilizado para evitar as estrias durante a gestação. Só que não serve somente para evitá-las, mas também para combater as estrias que já se formaram.

É benéfico para a pele

Todos sabemos que a hidratação é muito importante, e o óleo de coco pode ser utilizado como um hidratante para a pele. O uso do óleo de coco também ajuda a combater bactérias e muitos outros problemas de pele como erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase. Se você estiver com alguma área irritada na pele, então esfregue o óleo de coco, isso vai aliviar a inflamação.

É benéfico para o cabelo

O óleo de coco é ótimo para melhorar a saúde do couro cabeludo, ajudando também a reforçar o os fios e evitar a perda de proteína durante a lavagem. Aplique um pouco de óleo de coco em seus cabelos massageando suavemente.

É saudável para o sistema digestivo

O óleo de coco virgem é muito benéfico para as pessoas com problemas digestivos como a síndrome do intestino irritável, prisão de ventre e indigestão. Ele combate bactérias que prejudicam o sistema digestivo e ajuda na absorção de nutrientes pelo corpo.

Outras informações

Quando você for comprar o óleo de coco, confirme sempre se ele é virgem, pois dessa maneira você vai estar adquirindo um produto muito mais saudável, e conseguirá obter todos os benefícios que listamos anteriormente, então fique sempre atento quando for comprar o óleo.

O óleo de coco virgem é muito bom para a saúde, mas é importante ter moderação no consumo, nunca exagere pois o excesso não é bom.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: