Os asmáticos podem praticar esporte?

Jeferson Cardíacas, Destaque, Doenças 08-01-14 combater asma, dicas para asmáticos, esportes para asmáticos comentários

esporte e asma capa

Os asmáticos temem a prática de atividade física ou esportiva por medo de provocar um ataque de asma. Tirando aqueles que têm alguma dificuldade respiratória grave ou infecção pulmonar grave, todo a asmático pode praticar esportes, desde que o tratamento seja adaptado.

A prática de uma atividade é ainda recomendada para asmáticos. Um esporte regular promove melhor respiração em atividades que requerem certos esforços. Além de aumentar o condicionamento físico, a prática de atividade física é recomendada para prevenir a ocorrência de ataques de asma, ou um eventual broncoespasmo.

Os esportes mais adequados para asmáticos

Muitos esportes podem ser praticados, menos mergulho com tanque de oxigênio. Esta atividade é estritamente proibida, pois favorece uma crise, nós acrescentamos que é impossível respirar uma medicação no fundo da água. Além disso, certos exercícios físicos devem ser evitados para os asmáticos, como os muito violentos.

esporte e asma 1

Entre os esportes que podem fazer os asmáticos está a natação, que deve ser praticada somente com o tempo bom. Por outro lado, os esportes que aumentam a resistência como os de inverno são altamente recomendados. Em geral, as atividades que exigem trabalho respiratório são benéficos porque permitem a oxigenação adequada do sangue e garantem um melhor funcionamento dos músculos. Claro, o parecer do seu médico ainda é essencial. Só ele pode te permitir a prática de atividades físicas.

Esportes e asma, as precauções a serem tomadas

Algumas precauções básicas devem ser consideradas para evitar a falta de ar ou tosse. Asmáticos devem realizar atividades físicas em um ambiente seguro, longe da poluição. Jogando um esporte em más condições atmosféricas, como clima muito frio e seco, pode ser perigoso.

esporte e asma 2

A sessão de aquecimento também é importante, uma vez que prepara o seu corpo para o esforço. Da mesma forma, a intensidade do esforço deve ser progressiva. Quinze minutos antes de começar, você deve inalar o medicamento que seu médico prescreveu.

Finalmente, e em conclusão, se o esporte escolhido é praticado ao ar livre deve usar gorro, cachecol e luvas, caso seja no inverno. Por isso, é útil lembrar que é essencial manter sempre o tratamento prescrito pelo médico para evitar um possível ataque de asma. No caso de você sentir qualquer dificuldade, é preciso diminuir o ritmo, e até mesmo fazer uma pausa para respirar melhor.

Este Post te ajudou?
  
  • Quais os esportes que um asmático pode fazer
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: