O que são os alimentos funcionais?

Davi Dicas Saúde 02-07-13 curiosidades, Destaque, Dicas Saúde, Saúde e Bem Estar comentários
o que são os alimentos funcionais

O que são os alimentos funcionais?

Alimento funcional é um alimento natural ou enriquecido com aditivos alimentares como, entre outros, vitaminas, minerais dietéticos, culturas bacterianas, Ômega 3, antocianina, carboidratos, fibras, que possam contribuir para a manutenção da saúde e redução do risco de doenças. Cientistas alimentares ainda estão avaliando o Pro e Contra do uso de alimentos funcionais na nutrição humana sob aspectos da qualidade alimentar.

Este tipo de alimento vem dos anos 80, quando o governo japonês os criaram com o argumento de incluir mais benefícios para a saúde das pessoas do que os alimentos comuns. O objetivo principal dos alimentos funcionais é atender a todas as necessidades de nutrição básicas e complementares.

Coma os alimentos funcionais com responsabilidade

Alguns alimentos tradicionais são excelentes fontes de minerais e vitaminas essenciais para a saúde. Portanto se você já consome os alimentos tradicionais ricos em nutrientes, não é necessário consumir grandes quantidades de alimentos funcionais, pois isso pode estragar uma dieta, afetando sua saúde.

A ideia é manter o equilíbrio entre os alimentos funcionais e os tradicionais, por exemplo, você não deve excluir os laticínios, pois eles são fontes ricas em cálcio. Os alimentos funcionais devem completar a dieta, nunca devem ser consumidos sozinho.

Certamente quando falamos de alimentos saudáveis, logo já vem à mente alimentos como carnes, grãos, legumes, frutas e produtos processados, como cereais e queijo.

Se você prestar atenção, é possível diferenciar os alimentos funcionais dos tradicionais. Pegue uma lata de atum e observe que ela oferece uma grande quantidade de Ômega 3, ou por exemplo o iogurte que fornece uma boa quantidade de cálcio, e regula o sistema digestivo, esses alimentos são funcionais, pois além de benéficos para a saúde eles também ajudam a aliviar vários problemas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: