O que é olho de peixe e como removê-lo com remédios caseiros

O que é olho de peixe e como removê-lo com remédios caseiros

O olho de peixe ou verruga plantar, é um problema que afeta várias pessoas e pode causar dores muito incômodas ao pisar, o que pode dificultar as tarefas diárias de quem sofre com essa condição. O olho de peixe é parecido com um calo e se forma na sola dos pés.

A verruga plantar pode ser confundida com outra condição chamada cravo plantar. O que difere é que o olho de peixe tem vários pontinhos pretos no local e provoca dor ao ser pressionado lateralmente. Já o cravo plantar, não tem os pontos negros e dói quando pressionado verticalmente.

O que é olho de peixe

O olho de peixe é um tipo de verruga plantar causada por um vírus ao entrar em contato com a pele. Ele forma uma camada de pele espessa, rígida, amarelada e saliente, parecida com um calo, e que apresenta vários pontinhos pretos, que são pequenos vasos contendo sangue coagulado. Esse problema, geralmente causa dor ao pisar e pressionar o local, o que necessita de tratamento para removê-lo. No entanto, em alguns casos, o olho de peixe pode não causar nenhuma dor e não chega a causar problemas.

O olho de peixe, assim como outras verrugas é causado pelo vírus HPV (Vírus do papiloma humano) tipos 1, 4 e 63. O vírus entra na pele através de fissuras bem pequenas na sola dos pés.

Ao entrar na pele, o vírus se insere no interior das células e as obriga a fazer uma reprodução acelerada e exagerada. Essa reprodução é temporária, o que explica o tamanho limitado da verruga. Os vírus então ficam “alojados” na pele e podem uma nova verruga quando há um enfraquecimento do sistema imunológico. O HPV também pode causar câncer no colo do útero.

O HPV causador da verruga plantar não é contagioso, no entanto, as lesões causadas por ele podem se espalhar para outras pessoas ou para outros locais do corpo da pessoas que tem esse problema. O HPV que provoca o olho de peixe pode ser combatido pelo sistema imunológico, por isso nem todas as pessoas que entram em contato com ele desenvolvem uma verruga plantar.

Sintomas de olho de peixe

Os principais sinais e sintomas de olho de peixe são:

  • – Protuberâncias rígidas na sola do pé com pontinhos pretos
  • – Dor ou sensibilidade ao caminhar ou ficar em pé

As verrugas podem ocorrer de modo isolado em um local do pé ou serem múltiplas, atingindo vários locais das solas dos pés. O diagnóstico desse problema pode ser feito através de um exame visual ou, em alguns casos, pode ser feita uma biópsia.

Como prevenir o olho de peixe

Por ser um problema difícil de tratar de forma definitiva (verrugas plantares tendem a retornar mesmo com tratamento), é importante saber como prevenir o olho de peixe ou sua disseminação pelo corpo de uma pessoa que já sofre com o problema. Para isso, alguns cuidados são essenciais, tais como:

  • – Evitar contato com as verrugas
  • – Manter seus pés secos e limpos
  • – Não compartilhe sapatos, meias, ou toalhas com os outros
  • – Não cutucar as verrugas
  • – Lavar bem suas mãos depois de tocar em uma verruga
  • – Use lixas descartáveis
  • – Não andar descalço em locais com chão molhado como ao redor de piscinas e banheiros públicos

Como tirar olho de peixe

Um médico pode prescrever o uso de remédios tópicos à base de ácido salicílico, ácido nítrico ou ácido tricloroacético. Vacinas, laser e o uso de crioterapia (congelamento) também podem ser feito. Caso o problema esteja numa fase mais avançada e outros procedimentos não funcionarem, pode ser necessário o uso de procedimentos cirúrgicos para remoção da verruga.

No entanto, há também alguns remédios e tratamentos caseiros que pode usar para complementar o tratamento do olho de peixe no pé, feito por seu médico. Alguns dos mais indicados são:

1 – Cataplasma de alho e aspirina

O alho possui propriedade antibacteriana e antisséptica, que ajuda a combater o vírus, enquanto a aspirina tem ação anti-inflamatória e analgésica para complementar o tratamento.

Ingredientes

  • – 1 dente de alho
  • – 1 aspirina
  • – 1 colher de azeite

Modo de usar

Amasse bem a aspirina e o dente de alho e misture com o azeite até formar uma pasta. Limpe o local do olho de peixe e aplique a mistura, depois coloque um band-aid e deixe durante uma noite.

2 – Óleo essencial de acácia

Este óleo tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, sendo útil para tratar o olho de peixe. Além disso, ajuda a manter a pele mais macia e hidratada.

Ingrediente

  • – Óleo essencial de acácia

Modo de usar

Aplique algumas gostas deste óleo sobre o olho de peixe com o auxílio de um pedaço de algodão, durante 3 a 4 vezes ao dia. Durante o tratamento, use um band-aid no local para proteger e evitar o risco de uma infecção.

3 – Pedra-pomes

Antes de dormir, mergulhe o pé onde está o olho de peixe em água morna por 10 minutos para amaciar a pele. Depois, basta esfregar levemente a pedra-pomes na região por três a cinco minutos, e então secar bem os pés. A pedra-pomes ajuda a remover a pele endurecida e acelera a recuperação do tratamento.

Após usar fazer este procedimento, molhe um pedaço de algodão com algumas gotinhas de óleo essencial de rícino, aplique sobre o olho de peixe, coloque um band-aid para segurar e deixe durante a noite. Pela manhã, retire o algodão, limpe a área e continue aplicando este óleo de três a cinco vezes ao dia.

4 – Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, que ajudam a evitar infecções e a propagação do vírus. Também age como um esfoliante para a pele e ajuda na cicatrização.

Ingredientes

  • – 3 colheres de bicarbonato de sódio

Modo de usar

Em uma bacia com água morna, adicione o bicarbonato e mergulhe os pés durante quinze minutos. Após, esfregue a área afetada com uma pedra-pomes para retirar o excesso de pele. Feito isso, não se esqueça de secar os pés.

5 – Bicarbonato de sódio e limão

Outra opção de tratamento utilizando o bicarbonato de sódio é misturá-lo com um pouco de limão.

Ingredientes

  • – 1 colher de bicarbonato de sódio
  • – Suco de limão

Modo de usar

Misture o bicarbonato com algumas gotas do suco de limão até formar uma pasta. Aplique no local do olho de peixe e faça um curativo com gaze para cobrir. Deixe durante a noite. Na manhã seguinte, lave a área com água morna e esfregue a pedra-pomes para esfoliar e retirar o excesso de pele.

Mais informações

É importante destacar que sob nenhuma circunstância você deve tentar remover o olho de peixe com tesouras, navalhas ou facas, pois pode ferir tendões ou nervos e também pode causar uma hemorragia grave. Se detetar uma verruga plantar, consulte um médico.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • -2 não curtiram