O que é obesidade mórbida?

Rudney Destaque, Doenças 16-01-14 obesidade mórbida, soluções para a obesidade mórbida comentários

A obesidade mórbida é uma doença que não deve ser subestimada, ela é muito grave por causa das consequências que traz para o corpo.

A obesidade mórbida está relacionada com o surgimento de hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, úlceras externas em várias partes do corpo, infertilidade, câncer e desordens mentais, depressão e ansiedade, incapacidade de se locomover e de se higienizar-se devidamente e levar uma vida social ativa.

Quem são considerados obesos mórbidos?

Qualquer pessoa que pesa mais de 40 quilos acima do seu peso normal é considerada uma obesa mórbida, a maioria dessas pessoas, por muitos fatores psíquicos ou econômicos, continuam a ganhar peso até colocarem suas vidas à beira da morte.

Como podemos lutar contra esta doença?

O médico irá fazer diferentes análises para um diagnóstico preciso. Em algumas ocasiões o paciente conta com ajuda de uma rigorosa dieta, exercício físico, tratamento psicológico e vontade de perder peso.

Existem outras soluções para a obesidade mórbida?

Quando a obesidade mórbida já prejudicou o corpo e o obeso mórbido já não pode mais sair da cama, os profissionais aconselham soluções mais drásticas, como o bypass gástrico ou balão gástrico.

O balão gástrico não é uma operação, é um procedimento endoscópico, sob anestesia geral. O bypass gástrico, por sua vez, é um procedimento cirúrgico.

Estas não são soluções mágicas, uma vez que devem ser acompanhadas de uma rigorosa dieta, terapia psicológica e exercícios quando a pessoa perdeu peso e pode fazê-lo sob prescrição médica.

Causas da obesidade mórbida

As causas da obesidade mórbida incluem:

– Sedentarismo;
– Consumo exagerado de alimentos muito calóricos, com alto teor de gordura ou açúcar;
– Distúrbios emocionais;
– Doença genética (raro);
– Doenças hormonais (raro).

Tratamento para obesidade mórbida

O tratamento para obesidade mórbida requer uma equipe multidisciplinar, pois além de ser indicado praticar exercícios físicos e seguir uma dieta rigorosa, consultas semanais com um psicólogo podem ser de grande ajuda. Os remédios são necessários para ajudar a tirar a fome, aumentar o metabolismo e emagrecer. Em alguns casos o médico pode indicar a realização de uma cirurgia, mas antes dela poder ser realizada o indivíduo deverá perder mais de 10% da quantidade de gordura que possui acumulada.

Prevenção da obesidade mórbida

A prevenção da obesidade mórbida pode ser feita através do consumo de alimentos saudáveis com baixo teor de gordura e prática de exercícios físicos.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: