O que é ayahuasca e quais seus efeitos colaterais

O que é ayahuasca e quais seus efeitos colaterais

Conhecido há vários anos por indígenas, o chá de ayahuasca é pouco conhecido, ainda mais por esse nome. Muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem bem o que é e quais seus efeitos para a saúde. Hoje, vamos conhecer mais sobre a ayahuasca e seus riscos.

O que é ayahuasca?

ayahuasca

Ayahuasca é uma mistura de plantas amazônicas que é capaz de induzir estados de consciência alterados, geralmente durando entre 4 a 8 horas após a ingestão. Variando de um pouco estimulante para extremamente visionário, a ayahuasca é usada principalmente como um remédio e como um meio de comunicação xamânico, geralmente em uma sessão cerimonial sob a orientação de um xamã em uma seita.

O principal ingrediente deste chá é uma videira, Banisteriopsis caapi, que, como o próprio chá, também é chamado de ayahuasca (que significa “videira da alma”). O ingrediente secundário é chacruna (Psychotria viridis) ou chagropanga (Diplopterys cabrerana), plantas que contêm uma quantidade relativamente alta da substância psicodélica DMT.

Ninguém sabe com certeza quanto tempo esta bebida foi usada. Ao levar em conta evidências arqueológicas de uso nativo de plantas, parece provável que seu uso remota há pelo menos dois milênios atrás.

Atualmente, há muito interesse no uso dessas plantas também por cientistas, que buscam conhecer seus efeitos e possíveis benefícios para a saúde.

O que é o DMT?

O DMT (N, N-Dimetiltriptamina) é um alucinogênico naturalmente encontrado em muitas plantas e animais. Também é referida como a “molécula de espírito” devido à intensa experiência psicodélica. Embora menos conhecido do que outros psicodélicos, como o LSD ou a psilocibina (cogumelos mágicos), o DMT produz uma experiência alucinógena visual e auditiva breve, mas intensa.

O DMT é uma substância controlada e ilegal para fabricar, comprar, possuir ou distribuir em muitos países. A substância não tem nenhum uso/tratamento médico reconhecido e falta parâmetros de segurança aceitos para seu uso.

No Brasil, não é considerado droga e pode ser usado livremente, como várias seitas fazem há muito tempo.

Riscos do DMT

ayahuasca

O DMT está estruturalmente relacionado ao neurotransmissor serotonina e, por isso, uma condição chamada síndrome da serotonina é um risco potencialmente letal para a saúde associado ao seu uso. Os indivíduos que tomam antidepressivos correm maior risco para esta complicação.

A síndrome da serotonina ocorre quando o corpo acumula uma quantidade excessiva de serotonina. A condição é muitas vezes causada pela combinação de diferentes drogas.

Muita serotonina no corpo pode levar a sintomas como:

  • – Agitação
  • – Confusão
  • – Pressão alta
  • – Perda de coordenação muscular
  • – Dor de cabeça

Em doses mais elevadas, DMT pode causar convulsões, parada respiratória e coma. O uso do DMT poderia ter sérias consequências adversas para usuários com problemas psicológicos pré-existentes ou uma doença mental como a esquizofrenia.

Devido aos dados de pesquisa limitados, o DMT não é conhecido por causar dependência física, embora usuários frequentes possam desenvolver anseios psicológicos pela droga.

Embora não seja considerada uma substância viciante, o DMT tem vários riscos para a saúde, pode produzir alucinações terríveis e pode levar à dependência psicológica.

Por que utilizar a ayahuasca?

O chá de ayahuasca induz um estado de espírito psicodélico e visionário e esse efeito é empregado por várias pessoas por várias razões.

Xamãs tomam ayahuasca para se comunicar com a natureza ou para ver o que está causando a doença de um paciente em um nível espiritual. No Brasil, podem ser encontradas várias religiões que se articulam em torno de encontros onde a ayahuasca é tomada por todos os participantes. Beber ayahuasca e cantar juntos leva-os a um tipo de transe curativo e inspirador.

Nas últimas décadas, a ayahuasca também está ganhando interesse da sociedade ocidental. Pesquisadores acadêmicos no campo da psicoterapia mostraram um interesse crescente. Os psiconautos, isto é, as pessoas que praticam o uso responsável e consciente de substâncias que alteram a mente, usam ayahuasca para se confrontarem com a riqueza da mente, a infinidade do universo e seus medos mais profundos, de modo a experimentar o êxtase resultante do enfrentamento e a superação desses medos.

Um efeito da ayahuasca é que faz com que muitas pessoas vomitem ou tenham diarreia. Pessoas acreditam que através desse efeito físico purificam a mente através de experiências ou visões psicológicas significativas.

Chá de ayahuasca

ayahuasca

O chá de ayahuasca posseuí vários outros nomes e é conhecido de diferentes formas, como daime, iagê, santo-daime e vegetal. Ele é obtido através da fervura de plantas amazônicas, sua cor é escura e seus gosto muito amargo.

Algumas das seitas que usam essa bebida são o Santo Daime e a União do Vegetal. No rituais, pessoas usam o chá ayahuasca para conseguirem a introspecção e a autoconsciência.

Ayahuasca efeitos

O efeito principal do DMT é psicológico, com alucinações visuais e auditivas intensas, euforia e um sentido alterado de espaço, corpo e tempo.

Muitos usuários descrevem experiências profundas, que mudam a vida, como visitar outros mundos, falar com entidades alienígenas e mudanças totais na percepção de identidade e realidade.

Em comparação com outras drogas psicodélicas (LSD, ketamina, cogumelos mágicos), os usuários recreativos de DMT consideram ter o menor perfil de efeitos colaterais.

Ayahuasca efeitos colaterais

Além das alucinações, o uso da ayahuasca tem outros efeitos colaterais, tais como:

  • – Aumento da frequência cardíaca
  • – Aumento da pressão sanguínea
  • – Dor no peito ou aperto
  • – Agitação
  • – Pupilas dilatadas
  • – Movimentos rítmicos rápidos do olho
  • – Tontura
  • – Náuseas
  • – Vômitos
  • – Diarreia
  • – Morte

Dependendo do usuário individual, a experiência com a ayahuasca pode variar de intensamente excitante para esmagadoramente assustadora. A experiência pode ser tão poderosa que os usuários podem ter dificuldade em voltar para sua consciência real. Os efeitos colaterais mentais podem permanecer por muitos dias ou semanas após a ingestão do chá.

Vários casos de morte também já foram relatados devido ao uso do chá de ayahuasca. Não se sabe se as pessoas já haviam algum problema de saúde, mas o fato de não haver uma fórmula certa para fazer a bebida e que suas substâncias desconhecidas podem estar presentes em altas quantidades, pode ser um fator importante para isso.

Ayahuasca é uma droga

O uso da ayahuasca é permito no país pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Droga (Conad). No entanto, existem regras para seu uso, pessoas bebâdas ou que fizeram uso de outras drogas estão proibidas de ingerir a ayahuasca. Assim como pessoas com transtornos mentais. Deve haver também um rigoroso controle sobre novos adeptos as seitas que fazem seu uso.

Mais informações

A ayahuasca é uma bebida ainda pouco conhecida cientificamente, assim com seus efeitos, que podem variar muito de pessoa para pessoa. Por isso, há um risco grande em fazer seu uso e é melhor evitar do que colocar sua vida em risco.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram