Menorragia: remédios caseiros para reduzir a hemorragia menstrual

Rudney Dicas Saúde 20-08-15 hemorragia menstrual, menorragia, menstruação, remedio para diminuir a menstruação comentários

O fluxo muito abundante de sangramento menstrual é uma condição comum que muitas mulheres têm e pode gerar grande incômodo. Conhecida medicamente como menorragia, pode trazer complicações, como anemia quando há períodos muito extensos, além de ser um possível sintoma de alguma patologia ginecológica subjacente.

Se os seus períodos sempre foram abundantes ou o problema começou recentemente, é importante visitar um especialista para determinar a causa desta condição, mas também é possível usar algumas alternativas naturais que ajudarão a diminuir a hemorragia menstrual. Conheça agora alguns remédios caseiros para diminuir o sangramento menstrual intenso que você pode facilmente utilizar.

O que é menorragia?

A menorragia é caracterizada por períodos de hemorragia menstrual muito intensos, o que provoca a necessidade de trocar o absorvente muito frequentemente, a cada hora ou a cada 2 ou 3 horas, devido ao fluxo excessivo. Outros sintomas também podem ocorrer com frequência, como coágulos de sangue, dores de estômago e cólicas.

Uma vez determinado que você realmente sofre desta condição, é importante conhecer a causa, por isso, recomenda-se visitar um ginecologista para uma revisão completa, especialmente se o sangramento começa de repente e sem causa aparente.

Causas

A causa mais comum de hemorragia menstrual intenso inclui desequilíbrios hormonais, onde a produção de estrogênio e progesterona não é adequada. Ambos os hormônios, quando trabalham de uma forma equilibrada, ajudam a garantir a correta formação do endométrio que, se não acomodar um feto, se desprende levando a fluxo menstrual. Mas quando um dos dois hormônios não funciona bem, o endométrio pode formar excessivamente, levando a períodos abundantes.

A falta de progesterona é outra condição hormonal que pode levar a menorragia. Ambas as condições ocorrem comumente em adolescentes que começam a menstruar ou mulheres que estão perto da menopausa.

Outras causas da sangramentos intensos na menstruação são:

– A falta de ovulação ou anovulação.
– Uso do DIU.
– Doenças ginecológicas como a endometriose, miomas uterinos, pólipos ou doença inflamatória pélvica.
– Problemas de coagulação.
– Ingestão de anticoagulantes ou anti-inflamatórios.
– Problemas de tireoide ou renais.
– Histórico de aborto espontâneo ou gravidez ectópica.

Dadas estas várias possibilidades, a recomendação é consultar um ginecologista para determinar a causa da menorragia.

Remédios caseiros para reduzir o sangramento menstrual

Canela

A canela não é apenas uma planta deliciosa e aromática, mas também é um ingrediente ideal para reduzir o excesso de menstruação. A melhor maneira de usá-la é na forma de infusão. Para preparar, você deve adicionar dois paus de canela para uma xícara de água fervente, deixe ferver por 2 minutos, em seguida, retire e deixe descansar por 5 minutos antes de beber. Se você não tem canela em pau, pode adicionar uma colher de chá de canela em pó à água. Recomenda-se tomar 2 copos desta bebida durante o período.

Alcaçuz

Uma das propriedades do alcaçuz é regular a presença de estrogênio no organismo, por isso, é considerado como um dos remédios caseiros mais eficaz para reduzir a hemorragia menstrual. A melhor maneira de consumir é infundida pela adição de 20 gramas de raiz de alcaçuz em um litro de água fervida. Deixe a mistura descansar 10 minutos antes de tomar, recomenda-se a beber 3 xícaras por dia. É importante evitar este chá se sofrer de hipertensão, insuficiência renal ou diabetes.

Semente de coentro

Faça um chá com uma colher de chá de sementes de coentro em dois copos de água. Ferva até que a água seja reduzida para metade. Você retire do fogo, coe e beba. É recomendável beber 2 a 3 copos por dia durante o período para reduzir a menstruação exagerada.

Chá de folhas de framboesa

Devido ao seu teor de tanino, reforça o útero e reduz a hemorragia na menstruação. Adicione 1 colher de chá de folhas de framboesa para uma xícara de água fervente, deixe descansar por 10 minutos. Beba em seguida. Você deve tomar 3 xícaras por dia.

Vinagre de maçã

Um dos melhores remédios caseiros para reduzir o sangramento menstrual excessivo é tomar uma mistura de 2 colheres de chá de vinagre de maçã e um copo de água. Este ingrediente ajuda a reduzir a fadiga, irritabilidade e também a quantidade do fluxo, recomenda-se a consumir 3 xícaras por dia durante todo o ciclo menstrual.

Outras dicas para reduzir o sangramento menstrual excessivo

Se você sofre de sangramento intenso, é importante evitar banhos quentes e compressas quentes, pois as altas temperaturas dilatam os vasos sanguíneos e favorecem o aumento de hemorragias. Em vez disso, é recomendado aplicar compressas frias à área abdominal, durante 15 minutos. O frio vai ajudar a diminuir os vasos sanguíneos e reduzir o sangramento e dor. Você pode aplicar as compressas a cada 4 horas.

Também é aconselhável aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro para evitar anemia, que pode ocorrer devido à perda de sangue, e alimentos ricos em magnésio para equilibrar a função hormonal. Não tome suplementos destes minerais sem autorização médica.

Mais informações

Os sangramentos excessivos durante a menstruação podem ser muito constrangedores, por isso, se essas dicas não resolverem, é aconselhável visitar um médico para saber a causar e procurar o melhor tratamento para esse problema.

Fonte: Remédios caseiros para reduzir o fluxo menstrual

Este Post te ajudou?
  
  • diminuir fluxo menstrual remedio caseiro
  • diminuir menstruação remedio caseiro
  • remedio caseiro para hemorragia menstrual
  • como diminuir a menstruação
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: