Indicações e efeitos colaterais do Maleato de Dexclorfeniramina

Indicações e efeitos colaterais do Maleato de Dexclorfeniramina

O maleato de dexclorfeniramina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos. O maleato de dexclorfeniramina está disponível na forma de comprimido, xarope e creme (pomada maleato de dexclorfeniramina). Existe também o maleato de dexclorfeniramina Betametasona solução oral, este fármaco contém o corticoide Betametasona, que é usado como antiinflamatório, imunossupressor e antialérgico, ajudando a melhorar a ação deste medicamento.

Maleato de dexclorfeniramina bula

Apresentação de Maleato de dexclorfeniramina. Uso oral, adulto e pediátrico. Laboratório: Teuto.

Composição de Maleato de dexclorfeniramina solução oral de 2mg/5mL

Cada 5mL da solução oral contém:

  • – maleato de dexclorfeniramina………………………….2mg
  • – Veículo q.s.p……………………………………………..5mL
  • – Excipientes: álcool etílico, sorbitol, sacarose, metilparabeno, propilparabeno, sacarina sódica, aroma de framboesa, corante vermelho ponceaux e água de osmose reversa

Para que serve maleato de dexclorfeniramina?

O maleato de dexclorfeniramina serve para a redução dos sintomas de alergias e combatem a ação da histamina, que é uma substância produzida pelo próprio corpo que atua em processos bioquímicos de respostas imunológicas. Sendo assim, este medicamento pode tratar vários tipos de reações alérgicas.

Maleato de dexclorfeniramina indicações

Maleato de dexclorfeniramina é indicado no tratamento de rinite alérgica perene e sazonal, rinite vasomotora, conjuntivite alérgica, picada de inseto, manifestações cutâneas alérgicas leves, coceira, prurido, urticária, dermatite atópica, eczemas alérgicos, melhoria das reações alérgicas ao sangue ou ao plasma, dermografia e terapia anafilática adjacente.

Posologia de maleato de dexclorfeniramina

Tome este medicamento por via oral. Sempre siga as instruções da bula e de seu médico. Use um recipiente especialmente marcado medir cada dose. Você pode tomar este medicamento com ou sem a ajuda de alimentos. Caso o mesmo te incomode ou machuque se estômago, tome junto de um alimento. Não tome este medicamento mais que o indicado por seu médico ou farmacêutico. Sempre o consuma com intervalos regulares.

Para o uso de maleato de dexclorfeniramina em comprimido, o paciente deve engolir os comprimidos de libertação prolongada inteiros e não esmagar, mastigar ou quebrar. Os adultos, geralmente, são aconselhados a tomar 1 comprimido 3 a 4 vezes por dia, e as crianças de 6 a 12 anos, 1/2 comprimido três vezes por dia.

O xarope oral deve ser administrado com a dose prescrita 4 vezes ao dia. Administre a dose prescrita usando uma colher de dosagem ou copo de dosagem.

O maleato de dexclorfeniramina creme deve ser aplicado diretamente sobre o local da pele afetado, duas vezes ao dia.

Maleato de dexclorfeniramina efeitos colaterais

Efeitos secundários mais comuns deste medicamento incluem:

  • – Boca nariz, garganta e secos
  • – Dor de cabeça
  • – Sonolência
  • – Dor de estômago
  • – Náuseas
  • – Dificuldade para dormir

Informe ao seu médico ou profissional de saúde se esses sintomas continuam ou são incômodos.

Efeitos secundários mais graves que você deve informar ao seu médico ou profissional de saúde o mais rápido possível são:

  • – Reações alérgicas como erupção cutânea, comichão ou urticária, inchaço do rosto, lábios ou língua
  • – Agitação
  • – Nervosismo
  • – Problemas respiratórios
  • – Mudanças na visão
  • – Batimentos cardíacos rápidos e irregulares
  • – Apreensões
  • – Dificuldade em urinar ou alteração na quantidade de urina
  • – Sentir-se muito fraco ou cansado

Precauções e avisos

Informe seu médico se você tem uma reação incomum ou alérgica à dexclorfeniramina, outros medicamentos, alimentos, corantes ou conservantes. Diga a ele todos os medicamentos que está a tomar, incluindo fármacos prescritos ou não, produtos a base de plantas e suplementos.

Antes de usar este medicamento informe seu médico sobre seu histórico de saúde, especialmente de asma ou outra doença pulmonar, glaucoma, diabetes mellitus, doença cardíaca, hipertensão arterial, arritmia cardíaca, doença hepática, problema de próstata, hipertireoidismo, dificuldade em urinar e úlceras ou outros problemas de estômago, se está grávida, tentando engravidar ou amamentando.

Este medicamento pode te deixar sonolento ou com tonturas. Não conduza, use máquinas ou faça qualquer coisa que necessite de alerta mental até que esteja ciente que estará seguro. Não levante ou sente-se rapidamente, especialmente se você é um paciente mais velho. Isso reduz o risco de tonturas ou desmaios. O álcool pode interferir com o efeito deste medicamento. Evite bebidas alcoólicas.

Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Mantenha-se fora do sol. Se você não pode evitar estar ao sol, use roupas protetoras e use protetor solar. Não use lâmpadas solares ou camas/cabines de bronzeamento.

A experiência com esta droga em mulheres grávidas é inadequada para determinar se existe um potencial de danos ao feto em desenvolvimento, em todo caso, evite este medicamento ou converse com seu médico sobre potenciais efeitos colaterais ao feto. Não se sabe se este medicamento passa para o leite materno, portanto, deve haver precaução na administração a mulheres que estão amamentando. Converse com seu médico para maiores informações.

Fale com o seu pediatra sobre o uso deste medicamento em crianças. Embora este medicamento possa ser prescrito para crianças de até 2 anos, para as condições selecionadas, são necessárias precauções. Em lactentes e crianças, especialmente, anti-histamínicos em sobredosagem podem causar alucinações, convulsões ou morte.

Pacientes com mais de 65 anos podem ter uma reação mais forte e precisam de uma dose menor, já que seus organismos já não podem eliminar este medicamento corretamente.

Maleato de dexclorfeniramina preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da forma adquirida deste medicamento. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 3 a 40 reais.

Mais informações

O maleato de dexclorfeniramina é um medicamento anti-histamínico indicado para tratar diversos tipos de reações alérgicas. Informe o seu médico ou profissional de saúde se estiver tomando este medicamento e seus sintomas não melhorarem ou se piorarem.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -2 não curtiram