Estudo revela que o sobrepeso na pós-menopausa afeta a memória

Rudney Destaque, Dicas Saúde 10-12-14 memoria, menopausa, sobrepeso comentários

As mulheres de meia-idade com excesso de peso podem ter outra motivação para perder os quilos extras. De acordo com estudos, quanto mais peso tiver uma mulher na pós-menopausa, pior é sua memória. O impacto negativo sobre a memória é mais pronunciado em mulheres com corpo em forma “pera”, e menos sobre as com a forma de “maçã”.

Este estudo descobriu que, para cada aumento de um ponto no IMC (índice de masa corporal) de uma mulher, sua pontuação em um teste de memória padrão é reduzido em um ponto. Dr. Diana Kerwin, professora assistente de medicina na divisão de geriatria da Universidade Northwestern Feinberg School of Medicine, em Chicago (EUA), foi quem encomendou o estudo, e afirma que os resultados realmente ressaltam a importância de manter um peso corporal ideal.

Mesmo que uma mulher tenha um bom nível de pressão arterial e colesterol excelente, estes resultados sugerem que também é importante prestar atenção ao peso, pois isso não só é bom para o coração, mas também para o cérebro.

Para o estudo, Kerwin e seus colegas examinaram dados de 8.745 mulheres com idades entre 65 e 79 anos, que não tinham sinais de demência ou outras anomalias cerebrais. Além de olhar para o IMC e as medidas da cintura e do quadril (para determinar a distribuição da gordura corporal), também foi examinada as pontuações dessas mulheres em um teste de avaliação cognitiva conhecido como Mini-Exame do Estado Mental (Modified Mini-Mental state Examination).

Dicas extras

Este é outro dos muitos problemas recorrentes do excesso de peso e um motivo a mais para se manter em forma com um peso saudável. Com o passar dos anos, nosso metabolismo vai ficando cada vez mais lento, com isso o acúmulo de gorduras no organismo é maior e fica cada vez mais difícil eliminá-las.

Em nossa categoria “Perder Peso”, você encontra ótimas matérias com dicas para quem quer perder peso de maneira saudável, acelerar o metabolismo, dicas para ter menos fome, exercícios para emagrecer e muito mais.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: