Entorse de tornozelo: dicas e remédios caseiros para entorses

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 10-09-15 entorse de tornozelo, entorse no joelho, entorse tornozelo comentários

O corpo é feito para se mover e os músculos são responsáveis ​​pela realização desta ação através de sua contratação, alongamento e flexão, que permite rodar as articulações. Os músculos são ligados a cada lado da articulação e ao osso por cordões resistentes de tecido conjuntivo chamados tendões.

Uma lesão ocorre quando a unidade do tendão do músculo se estira ou rompe. A razão mais comum é seu uso excessivo e o estiramento muscular.

Os componentes da articulação trabalham conjuntamente para facilitar um movimento equilibrado e para que não haja lesões. Os ligamentos contribuem para reforçar e estabilizar as articulações.

Esses ligamentos permitem que a articulação se mova apenas em direções específicas. Se um ligamento se estira ou rompe, ocorre a denominada lesão de entorse. A entorse tornozelo é a lesão mais comum.

Causas de entorse

As entorses são muitas vezes produzidas por movimentos bruscos ou incomuns que não são projetados, essas lesões ocorrem às vezes individualmente a partir de um movimento ou por repetidos movimentos que causam um estresse contínuo da articulação.

Sintomas característicos de entorses e distensões

O primeiro sintoma de uma lesão de entorse ou uma distensão é a dor. Outros sintomas comuns incluem inflamação e espasmos, que podem durar de minutos a várias horas após a lesão.

A dor é sempre um sintoma que indica que algo não está funcionando como deveria e é a mensagem de aviso do cérebro para um músculo ou articulação que devem ser protegidos para evitar danos maiores. No trabalho, exercícios ou esporte, a dor pode ocorrer após um incidente específico ou progredir gradualmente depois de muitas repetições de um movimento.

O inchaço geralmente ocorre no local da lesão, mas pode demorar de minutos a horas para ser notado. Sangramentos (como hematomas na superfície da pele) podem levar algum tempo para aparecer. Por causa da dor e o inchaço, o corpo começa a favorecer a parte lesada e isso pode fazer com que os músculos que circundam a área se contraiam causando espasmos.

Tratamento para entorses

Uma entorse leve geralmente não necessita de tratamento médico e a lesão recupera-se sem sequelas. Contudo, é preciso manter a região afetada em repouso e imobilizada, além da aplicação de compressas de gelo. O uso de medicamentos para dor ou anti-inflamatórios (como paracetamol e ibuprofeno) podem ser prescritos por médicos.

Em casos de lesões graves, pode necessitar de intervenção cirúrgica para restaurar os movimentos dos músculos ou dos tendões rompidos para permitir o retorno total de suas funções e permitir que realizem seu trabalho normalmente.

O repouso do local da lesão é essencial para incentivar o processo de recuperação e, neste ponto, o uso de bengalas ou muletas, em caso de entorse de tornozelo ou joelho, podem ajudar para estabilizar a articulação. Além disso, é possível usar uma variedade de talas removíveis e tensores ​​para proteger a área lesada de maiores danos e movimentos.

O descanso também ajuda a aliviar alguns dos espasmos musculares associados com a lesão. Às vezes, especialmente se a lesão é grave, o seu médico pode usar uma tala não-removível de gesso ou fibra de vidro.

O objetivo do tratamento para entorse de tornozelo, joelho ou outras, é o retorno da função que a pessoa tinha antes da lesão. Isto significa que a expectativa é que a lesão seja completamente curada. O período de tempo para a recuperação depende da gravidade da lesão. Pode demorar alguns dias para uma entorse de tornozelo leve ou levar meses para a cura de uma entorse no joelho reconstruído cirurgicamente (como por vezes acontece com os jogadores).

Talvez o tratamento mais importante para todas as lesões é a reabilitação. Este é um programa de exercícios desenvolvido por um profissional que em alguns casos pode ser seguido em casa ou com a supervisão de fisioterapeuta em um centro especializado.

É possível evitar entorses e distensões?

Entorses e distensões são causadas por acidentes, o que torna algo difícil de ser evitado, uma vez que ninguém tem a intenção de ferir com antecedência, mas existem algumas práticas que podem ajudar a prevenir lesões.

Os músculos precisam ser aquecidos e alongados antes do exercício. Um programa de aquecimento e alongamento é útil para minimizar o risco de lesões, mesmo para tarefas simples. Além disso, é preciso usar um calçado adequado para práticas esportivas.

Remédios caseiros para entorses

Gelo, compressão, elevação e descanso

É o melhor tratamento que você pode fazer. Aplicar gelo por 15 minutos 4 vezes por dia vai ajudar a reduzir a inflamação. Elevar o pé (se você tiver entorse no tornozelo) acima do nível do coração permite que o sangue não se acumula na lesão e o trabalho da gravidade age contra o inchaço. A compressão com uma bandagem elástica ou tensor, ajuda a reduzir o acúmulo de líquido na área e no repouso. Faça o mínimo de movimentos possíveis que obrigam os músculos a trabalhar essa área e evite apoiar seu peso sobre ela.

Argila

Aplicar emplastros de argila sobre a entorse é uma ótima escolha. A argila contém minerais como o silício, ferro, magnésio, cálcio e potássio, entre outros, o que irá ajudar no tratamento de inflamação, aliviar a dor e ajudar a drenar melhor a impureza de tecidos.

Para melhorar seus efeitos, ela pode ser misturada com vinho tinto, antes de ser aplicada na área inflamada e coberta com um pano limpo bem preso.

Banhos de contraste

O banho de contraste é uma técnica fisioterapêutica que consiste em alternar frio e calor para ajudar a melhorar a circulação na área e reduzir a inflamação.

Para fazê-lo, é necessário dois recipientes onde possa caber o local inteiro da lesão. Em seguida:

– Coloque a água quente em um recipiente e a água fria ou gelada em outro.
– Mergulhe a lesão a ser tratada na água quente por 3 a 5 minutos no máximo.
– Logo em seguida, sem descansar, mergulhe novamente no recipiente com água fria, por 1 ou 2 minutos, no máximo.

Esse tratamento pode ser feito até 4 vezes ao dia. Os banhos de contraste não são indicados em casos de ferida na pele ou quando o indivíduo tem alguma doença de circulação sanguínea ou varizes.

Água com sal e vinagre

Executar banhos locais com água quente com sal e vinagre é um ótimo remédio para aplicar nas entorses. Em uma tigela com água quente adicione uma xícara de vinagre e um punhado de sal, mergulhe a região da lesão e deixe-a submersa até a água esfriar. Realize duas vezes diariamente.

Pimenta de caiena

A pimenta de caiena é rica em capsaicina, que é conhecida por aliviar a dor. Mergulhe a área lesionada com água quente e a pimenta em pó, para produzir um efeito calmante que ajuda a aliviar a dor.

Mais informações

As entorses mais frequentes ocorrem no tornozelo ou joelho, mas podem ocorrer em outras partes do corpo. É importante respeitar o tempo de repouso e reabilitação antes de voltar a praticar atividades físicas, para um tratamento correto e total recuperação.

Este Post te ajudou?
  
  • torção no tornozelo remedio caseiro
  • remedio para torção no tornozelo
  • remedio para torção no pé
  • remedio caseiro para torção no pe
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: