Dicas para controlar a fome e comer em menos quantidades

Rudney Dicas Saúde 24-07-15 alimentação, comer menos, Dieta, fome comentários

Várias mulheres, especialmente depois dos 40 anos de idade, acabam ganhando peso ainda que tenham uma dieta saudável, porque não sabem o quanto comer, ou são incapazes de estabelecer limites para si mesmas. Se aprendermos a comer menos e nos sentimos satisfeitos, fica mais fácil manter um peso saudável e ainda perder quilos naturalmente.

Porém, isso não ocorre apenas com mulheres nessa fase da vida, a compulsão alimentar e, principalmente os maus hábitos alimentares, afetam a vida de muitas pessoas. Hoje vamos dar uma série de orientações para que você consiga controlar sua fome, comer em menos quantidades e perder peso de maneira saudável.

Dicas para controlar a fome

Organize suas refeições

A organização na hora das refeições, é necessária para estabelecer limites para a quantidade e proporção de nossos alimentos. Isso pode nos ajudar a comer menos quantidades e nas proporções corretas.

– É melhor ter várias refeições ao longo do dia para evitar a fome excessiva. Você deve tomar café da manhã, uma bebida ou fruta no meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
– Evite alimentos como lanches e dê mais prioridade aos pratos, pois são mais fáceis de controlar o que você está comendo.
– Não faça multi-tarefas ou converse distraidamente durante a refeição e não assista TV.
– Se você está com o humor alterado (sentimentos de raiva ou tristeza) é melhor esperar até que eles passem, para então comer.
– É sempre aconselhável sentar-se, comer devagar e evitar comer no trabalho ou na rua.
– Não coloque no prato mais do que você realmente quer comer, assim será mais fácil evitar a tentação de comer em excesso.

Fibras: nossas aliadas

Os nutrientes presentes na fibra fornecem a sensação de estômago cheio, por isso, comer alimentos ricos em fibras é uma boa maneira de comer em menos quantidades. Isso nos ajuda a sentirmo-nos mais satisfeitos, mesmo comendo menos alimentos.

Embora devemos nos concentrar em ter uma dieta completa e balanceada, estes alimentos específicos podem estar presentes no cardápio diário:

– Cereais integrais como arroz integral, trigo, quinoa, painço, etc.
– Frutas como ameixas, maçãs, damascos, pêssegos, bananas, abacate e pera.
– Legumes e verduras como repolho, beterraba, cenoura, acelga e brócolis.
– Frutos secos como amêndoas, pistache e nozes.
– Aveia, grão-de-bico, feijão e milho.

Algas marinhas

As algas marinhas são alimentos muito saudáveis e que servem para produzir saciedade, além de serem muito nutritivas. Elas contém mucilagem, uma substância que absorve a água, e aumenta de volume fornecendo sentido de saciedade, o que pode nos deixar mais satisfeitos depois de comer.

Algas recomendadas:

– Fucus
– Agar-agar
– Wakame
Spirulina
– Kelp
– Kombu

Elas podem ser adicionadas a receitas existentes, tais como sopas, guisados, massas ou arroz, algumas podem ser encontradas em cápsulas um complemento natural.

Coma devagar

Pode levar até 20 minutos para que o cérebro entenda que você está satisfeito. Isso significa que, se você terminar sua refeição em menos de 20 minutos, o sentimento de satisfação virá muito tarde e, enquanto isso, você certamente comerá mais. É também importante saborear a comida.

Beba um copo de água antes das refeições

Uma ótima maneira de ter um apetite reduzido e evitar os excessos, é beber um ou dois copos de água meia hora antes de comer. Recomendamos sempre beber água potável entre as refeições, neste caso, ajuda a preencher o estômago e nos impede de comer muito rápido ou demais.

Comer uma fruta pouco antes de uma refeição também é uma boa ideia, uma vez que seu conteúdo de fibras e água proporcionam um efeito saciante.

Chás

Sobremesas são geralmente algo que comemos por costume. Às vezes você já ingeriu a quantidade de alimentos suficiente, mas ainda quer continuar a comer mais. Assim, se em sua mente, você sente que precisa de algo a mais para completar uma refeição, opte por um chá para ajudar a digestão, saciar a fome ou reduzir o apetite.

Algumas opções recomendadas são:

– Chá de hortelã
Chá de gengibre
– Chá de orégano

Mais informações

Lembre-se: A chave para ter um corpo saudável e em forma, não é à partir de métodos drásticos, como as dietas restritivas, por exemplo, mas sim aprender a comer bem, sem colocar sua saúde em risco e conseguir emagrecer de maneira consistente e duradoura.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: