Dicas para combater a gripe com alho

Dicas para combater a gripe com alho

Se você deseja uma forma simples de aumentar o poder de seus alimentos para combater as doenças, seja generoso com o uso de ervas e especiarias de alta qualidade. Isto serve para o ano todo, mas com a chegada da temporada de resfriados e a gripe é possível que você queira condimentar as coisas mais que o normal.

Não há duvidas de que as ervas e especiarias são um dos alimentos mais saudáveis que você pode consumir. Elas são basicamente uma “arma secreta” e o melhor de tudo isso, quase todo mundo pode aproveitar independentemente de seu orçamento.

O alho em particular é muito conhecido por ser benéfico para nossa saúde, devido seus poderes curativos, especialmente quando o assunto é combater a gripe e resfriados. Tudo bem que seu cheiro pode não agradar a todos, fazendo alguns até desistirem de seu consumo. Apesar disso, há muitas formas de consumi-lo para desfrutar de seus benefícios.

Por que o alho ajuda a combater a gripe?

dicas para combater a gripe com alho

Isto acontece porque o alho possui efeitos que estimulam o sistema imunológico. O alho fresco é também um potente agente antibacteriano, antiviral e antifúngico. Mas seus poderes terapêuticos poderiam inclusive ser melhores que isso.

O alho tem sido historicamente utilizado por distintas sociedades durante milhares de anos, tanto para fins culinários como por seus benefícios terapêuticos. E estudos recentes demostraram mais de 150 efeitos positivos para a saúde. Por exemplo, os estudos mostram que o consumo regular de alho (principalmente cru):

  • – Pode ser eficaz contra as bactérias resistentes aos medicamentos
  • – Reduz o risco de doenças do coração, incluindo ataques cardíacos e embolia
  • – Ajuda a normalizar o colesterol e a pressão arterial
  • – Protege contra o câncer, incluindo do cérebro, do pulmão e da próstata
  • – Reduz o risco de osteoartrite

Acredita-se que boa parte dos efeitos terapêuticos do alho provém de seus compostos que contêm enxofre, tais como a alicina, que também é o que lhe proporciona seu odor característico. Outros compostos que promovem a saúde incluindo oligossacarídeos, proteínas ricas em arginina, selênio e flavonoides.

O alho é realmente eficaz para combater a gripe?

dicas para combater a gripe com alho

Um estudo recente da Universidade Estadual de Washington confirmou que o alho é realmente eficaz para combater a gripe e resfriados, já que o mesmo é 100 vezes mais eficaz que os antibióticos mais populares em uma luta contra as bactérias causadoras de doenças responsáveis das patologias transmitidas por alimentos.

Nesta época do ano onde aparece com maior intensidade o resfriado e a gripe associados com o frio, o alho pode ser uma potente ferramenta para combatê-las, já que contém compostos capazes de matar uma ampla variedade de microorganismos.

Outro fato interessante é que a organização global de pesquisa Cochrane Database afirmou em várias ocasiões que a ciência não apoia o uso da vacina contra gripe, a organização sugere outras alternativas, como o uso do alho como primeira linha de defesa.

Eles descobriram que aqueles que consumiram alho diariamente durante três meses tiveram menos resfriados que os que consumiram placebo e quando foram infectados por um resfriado, a duração da doença foi mais curta uma média de 4,5 dias contra 5,5 dias para o grupo do placebo.

Benefícios do alho para saúde

O alho é um suporte eficaz do sistema imunológico. Diferentes estudos demonstram que é capaz de aumentar a produção de glóbulos brancos e melhorar a defesa do corpo contra os patógenos invasivos. Além disso, é rico em vitaminas C e B6 e é uma boa fonte dos minerais, magnésio, cálcio, fósforo e selênio.

Mas, para conseguir melhores resultados é recomendável a ingestão de alho, já que ao cozinha-lo diminui sua eficácia, por isso é melhor agregar um dente ou dois de alho fresco picados nas saladas ou como temperos como azeite de oliva, para os vegetais cozidos separadamente.

Os problemas de sinusite relacionados com os resfriados podem ser aliviados comendo um dente de alho cru por dia, antes do café da manhã. O consumo de alho fresco também pode aliviar a bronquite, já que diminui a mucosidade do peito. Você deve se precaver se estiver consumindo anticoagulantes ou medicamentos para regular a glicemia, já que neste caso não deveria usar o alho como um remédio caseiro.

Para evitar o mau hálito que este condimento provoca você pode seguir algumas dicas simples como mastigar salsinha verde ou beterraba depois de consumi-lo.

Receitas caseiras com alho para combater a gripe

dicas para combater a gripe com alho

Chá de alho para gripe

Apesar de saber de todos os benefícios do alho e que ele pode ajudar a melhorar nossa saúde, a ideia de ter que consumir 1 ou 2 dente de alho por dia pode não agradar a todos. Então que tal preparar uma infusão para deixar o alho com um sabor mais suave.

Para preparar este chá você deve cortar dois ou três dentes de alho em pedaços bem pequenos. É importante que seja bem pequenininho para que possa liberar de forma boa a alicina que como já mencionamos a cima é a chave para combater a gripe. Em seguida coloque para ferver quatro copos de água e adicione os dentes de alho picados, deixando que fervam em fogo baixo por uns 10 minutos.

Você pode deixar esfriar um pouquinho e coa-lo, mas deve tomar o chá quente, tomando uma xícara por dia no inverno é o suficiente para prevenir a gripe. Mas se já se encontra gripado, uma ou duas xícaras ao dia deste chá ajudará a acalmar a tosse, diminuir sua frequência e intensidade além de limpar os brônquios, diminuir a febre e descongestionar. Quando você adiciona leite ajuda a dormir, por isso que é muito benéfico tomar pela noite antes de ir dormir.

Xarope de alho com mel

Para desfrutar de todos os benefícios do mel e do alho certifique-se que eles sejam orgânicos.
Mas no mercado existe uma enorme variedade de mel, sim, de fato há milhares de marcas e com o preço bem em conta, no entanto a maioria deles é pobre em nutrientes não são 100% naturais ou na sua composição possui açúcar.

Ingredientes

  • – 1 copo de mel de abelhas (335g)
  • – 10 dentes de alho
  • – 1 frasco de vidro com tampa

Modo de preparo

Pique os dentes de alho em pequenas rodelas, ou triturados. Adicione o mel no frasco de vidro e adicione os alhos picados . Coloque a tampa e o coloque em um lugar escuro durante uma semana. Passado este tempo, você terá um xarope rico em propriedades para sua saúde.

Modo de consumo

  • – Ingerir uma colher de sopa em jejum, sozinha ou diluída em água morna
  • – Consumi-lo durante 7 dias seguidos, descanse duas semanas e volte e toma-lo
  • – Conserve-o a temperatura ambiente para que não cristalize

Leve em consideração que os efeitos deste tratamento variam de pessoa a pessoa, em função dos demais hábitos que se pratiquem cada dia. De nada servirá consumi-lo se a dieta continua sendo rica em gorduras saturadas, açúcares e alimentos pouco saudáveis que prejudicam seu sistema imunológico.

Xarope de alho para tosse, garganta irritada, congestão, bronquite e gripe

Para nosso xarope caseiro não só vamos aproveitar os benefícios do alho como também usar o mel e o vinagre de maçã.

  • – O mel suaviza a garganta, tem ação antiinflamatória, antibacteriana, melhora as doenças respiratórias, estimula o sistema imunológico e é antisséptico
  • – O vinagre de maçã combate os fungos, também tem atividade antibacteriana e melhora nosso sistema imunológico

Ingredientes

  • – 8 dentes de alhos
  • – 300 ml de mel (orgânico)
  • – 100 ml de vinagre de maçã ou de suco de limão
  • – 1 pilão pequeno ou ralador
  • – 1 panela ou tigela
  • – 1 colher de sopa ou outro utensílio de madeira
  • – 1 frasco de boca larga, com lacre, de preferencia de cor escura. (não se esqueça de higieniza-lo)

Modo de preparo

Coloque os alhos descascados no pilão e amasse-os. Se você não tem um em sua casa, você pode ralar os dentes de alho com ajuda de um ralador.

Coloque os dentes de alho no frasco, adicione o mel.

Coloque o frasco em uma panela com água para esquentá-lo um pouco a banho maria. Deixe o fogo bem baixo, porque não queremos que o mel chegue a ferver. Mexa de vez em quando a mistura do frasco com uma colher de pau. Uma vez que note que o mel começou a esquentar apague o fogo e continue mexendo de vez em quando para que misturem bem os ingredientes.

Retire com cuidado para não queimar o frasco que colocamos na panela. Adicione pouco a pouco o vinagre mexendo com a colher de pau.

Quando a mistura estiver completamente fria, feche o frasco e coloque um lugar fresco e um pouco escuro protegido da luz do sol, se o frasco que estiver usando for transparente você pode cobri-lo com um pano. Deixe assim por uma semana. Não se esqueça de misturar a cada dois dias para que a misture fique bem homogênea.
Passo uma semana ele está pronto para o uso.

Este xarope caseiro dura perfeitamente durante 6 meses. Você deve conservá-lo em um lugar escuro e fresco.

Como consumir

Para prevenir gripe, catarro ou constipação, etc, você tomar uma colher de sopa uma vez ao dia (em jejum ou durante o dia).

Sofre de dor de garganta, tosse congestão, gripe, catarro, tome o xarope entre duas ou quatro vezes ao longo do dia (uma colher de sopa).

Não dê este xarope para crianças menores de 2 anos e sempre consulte um pediatra antes de dar qualquer tipo de medicamento a seu filho (a).

Como cada caso é um caso e esta é uma informação geral. Recomendo que consulte seu médico, para que ele possa te dar orientações mais seguras de sua condição.

Xarope de alho, mel e azeite de oliva

Este xarope é um antibiótico natural para acalmar qualquer afecção respiratória, também é fundamental que o consuma corretamente. A ingestão do mesmo de forma direta pode ser desagradável, além de que é necessário saber como prepara-lo para não perder suas propriedades ativas.

Ingredientes

  • – Alho moído
  • – Mel (orgânico)
  • – Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Moer ou picar o alho previamente cozido para em seguida misturar com uma pequena porção de três colheres de sopa de mel e azeite de oliva em uma mesma medida. Este último ingrediente é extremamente necessário, já que a presença do mel funciona como uma capa protetora sobre a garganta, assim como o alho atua como um antibiótico.
Uma importante recomendação para se levar em conta é não cozinhar o alho acima de 60 graus. Ao cozinha-lo em uma temperatura mais alta você só estaria eliminando as propriedades essenciais do alimento podendo reproduzir um efeito oxidante prejudicial para as células intestinais.

Mais informações

Apesar de o alho ser um ótimo aliado para acabar com a gripe e resfriados, você deve procurar ajuda médica se estiver com alguns dos sintomas abaixo, uma vez que pode se tratar de uma infecção bacteriana no lugar de um simples resfriado:

  • – Dor de ouvido
  • – Febre de mais de 38,9 °C
  • – Dor ao redor dos olhos, sobre tudo com uma secreção nasal verde
  • – Dificuldade para respirar ou uma tosse incontrolável e persistente
  • – Tosse persistente com catarro verde ou amarelo

  • alho para gripe
  • alho gripe
  • alho é bom pra gripe
  • Alho é bom para gripe
Este artigo te ajudou?
  • +133 curtiram
  • -11 não curtiram