Dicas eficazes e remédios caseiros para tratar a gota

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 26-08-16 Gota, gota tratamento, remedio para gota comentários

A gota é uma doença muito incomum, que pode ser classificada como um tipo de artrite e que é caracterizada como um ataque agudo inflamatório das articulações, deixando-as quentes, inchadas e dolorosas. Essa doença, mais comumente afeta os pés, devido ao fluxo sanguíneo mais lento nas extremidades, particularmente no maior dedo do pé.

Se não tratada, essa condição pode trazer complicações, tais como pedras nos rins, a formação de cristais acumulados nas articulações ou nos ossos, artrite gotosa crônica ou nefropatia urato, que é uma diminuição significativa da função renal. Há uma série de remédios caseiros para diminuir a gravidade e a crise de gota, mas antes de explicar como resolver o problema, deve-se primeiro examinar as causas e os detalhes da própria condição.

O que é gota?

Simplificando, a gota é um acúmulo de cristais de ácido úrico em várias partes do corpo, e quando eles começam a se reunir e parar de se mover através do corpo, tendem a acabar nas articulações. É por isso que os sintomas são tão semelhantes à artrite inflamatória aguda, porque a acumulação destes cristais nas articulações podem torná-los inflamados, reduzir a amplitude do movimento e causar dor intensa.

Casos de gota têm aumentado muito nos últimos anos, e a maior suspeita para isso são as mudanças na dieta e estilo de vida no mundo moderno, bem como os conservantes, produtos químicos e açúcares artificiais que são adicionados a muitos alimentos. A gota costumava ser chamada de a “Doença dos Reis”, porque é comumente associada a comer uma dieta muito rica que é rica em gordura, açúcar, carnes, frutos do mar e álcool.

Agora, com uma ampla classe média em grande parte do mundo, esses tipos de alimentos, combinados com um estilo de vida sedentário do mundo moderno, a gota está aparecendo com muito mais frequência. Além do estilo de vida e dieta, há também predisposições genéticas que podem levar a essa problema, bem como de várias condições médicas que aumentam as suas chances de desenvolve-la, incluindo a hipertensão, obesidade, resistência à insulina e diabetes.

Essa condição pode se apresentar de várias maneiras, e se você começar a sentir dor nas articulações, áreas endurecidas quentes ou cistos nos cotovelos, joelhos ou articulações do dedo do pé, pode estar desenvolvendo estágios iniciais de depósitos cristalizados. Além disso, pequenas avarias na função renal, micção difícil ou dolorosa, aumento da fadiga ou uma febre alta podem ser sinais de que a gota está em desenvolvimento. Há uma série de mudanças comportamentais que você pode fazer para eliminar a gota, e existem muitos remédios caseiros. Vamos examinar as mudanças comportamentais em primeiro lugar.

Dicas para tratar a gota

Manter um peso saudável

Fazer dietas e ter oscilações frequentes de peso pode levar a gota, por isso, se você está tentando perder peso, faça de uma forma saudável e responsável, para que não tenha o ganho de peso rebote que pode retardar o metabolismo, reduzir a desintoxicação do corpo e deixar depósitos de ácido úrico no líquido articular.

Mantenha-se hidratado

A água potável é a melhor maneira para lavar o corpo e eliminar toxinas em excesso. Quando o corpo não está hidratado adequadamente, os fluídos das articulações podem obstruir-se com ácido úrico e outras toxinas que normalmente seriam eliminadas pelo consumo adequado de água.

Consuma menos álcool

Se você está em alto risco de gota ou já esta a desenvolver a condição, evite o excesso de álcool. O álcool ajuda o corpo a reter urato, que é o que forma os cristais da gota. A cerveja e outras bebidas alcoólicas são especificamente perigosas, enquanto que o vinho mostra um menor efeito sobre a retenção de urato.

Use sapatos confortáveis

Já que a gota afeta frequentemente os pés e dedos dos pés, os especialistas recomendam usar sapatos confortáveis ​​que não atrapalhem o fluxo sanguíneo ou causem qualquer tipo de curvatura ou torção das articulações.

Tratamentos

Finalmente, evite tratamentos térmicos, o que irão estimular o fluxo sanguíneo e fazer a condição piorar a longo prazo, mesmo que inicialmente podem aliviar a dor. Tratamentos de gelo podem ser usados, mas não devem ser diretamente sobre a área afetada.

Embrulhe o gelo em uma toalha e evite o contato direto com a pele. O excesso de frio pode fazer com que os cristais de ácido úrico endureçam ainda mais, o que torna difícil separá-los e curar a doença, mas a temperatura fria faz reduzir a inflamação e dor. Por isso que o tratamento para gota com gelo é uma solução controversa e deve ser usado somente com indicação médica.

Remédios caseiros para gota

Bicarbonato de Sódio

Se você optar por não usar medicamentos para o tratamento de sua condição, então as alternativas com efeitos similares são recomendados. Uma delas é o bicarbonato de sódio, que ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico no corpo e promover a sua eliminação através da micção. A dose recomendada é de meia colher de chá em um copo de água, durante os surtos de sintomas da gota.

Suco de limão

Se você quiser prevenir ou reduzir os sinais de gota em seu corpo, então precisa manter os tecidos devidamente alcalinizados. O suco de limão é um neutralizador ideal para o ácido úrico, que também atua como um antioxidante, aumentando a força das articulações e tecidos que os tornam menos susceptíveis a acumulação de ácido úrico. Você pode misturar o suco de limão com bicarbonato de sódio na água para aumentar os efeitos.

Maçã

As maçãs têm um único ácido que não é encontrado em muitas frutas chamado ácido málico. Ela neutraliza especificamente o ácido úrico e reduz a sua capacidade de se ligar e se juntar com outros cristais. Comer uma maçã todos os dias ou beber 2-3 copos de suco de maçã por dia pode reduzir seriamente suas chances de desenvolver gota.

Cereja

Embora o mecanismo exato de seu impacto sobre a gota não é claramente conhecido, vários estudos têm mostrado que as cerejas são uma defesa muito valiosa contra recorrentes ataques de gota. A ingestão regular de cerejas, pode reduzir gota em até 35%. Se você não gosta de comer cerejas, pode beber suco de cereja, uma vez que o extrato dessa fruta é realmente o elemento benéfico para a gota.

Banana

As frutas ricas em vitaminas e minerais são algumas das melhores maneiras de reduzir a gota, e as bananas são uma defensiva ainda mais forte. Os altos níveis de potássio das bananas têm um efeito único sobre o ácido úrico, pois retornam o ácido úrico à sua forma líquida depois de ter cristalizado. Isso pode quebrar as acumulações de cristais de ácido úrico nas articulações e ossos, eliminando assim os sinais de gota e aliviando sua dor e desconforto.

Gengibre

A raiz do gengibre é frequentemente elogiada por suas propriedades anti-inflamatórias, além disso, essa raiz tem uma infinidade de usos na prevenção e no tratamento da gota. Você pode consumir pequenos pedaços de gengibre todos os dias, ou misturar a raiz em água fervente e beber uma vez por dia. É possível também criar uma pasta de gengibre triturado e uma pequena quantidade de água e aplicá-la diretamente nas áreas afetadas do corpo.

Mais informações

Há uma boa chance de que casos de gota continuem a aumentar, a menos que haja uma grande mudança de dieta e estilo de vida global. A gota pode se tornar muito grave e até mesmo resultar em complicações de outras condições que podem resultar em morte. Por isso, deve ser levada a sério, e estes tratamentos simples irão ajudar a manter as articulações seguras, juntamente com todos os outros benefícios para a saúde que eles fornecem.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: