Desrespeitar quem está acima do peso não contribui para o emagrecimento

Mateus Dicas Saúde 30-09-14 acima do peso, discriminação, emagrecimento comentários

Desrespeitar quem está acima do peso não contribui para o emagrecimento

Embora frequentemente com a intenção de alertar os amigos, familiares ou pessoas próximas, fazem você a tratá-las mal, debochando do peso, falando que estão acima do peso, mas na verdade, tratá-las com pouco respeito ou dizer-lhes que elas estão enormes, não promove a perda de peso e nem contribui para que eles tenham mais cuidados com a saúde, muito pelo contrário, conduz a um aumento de ganho de peso.

Os dados são de um estudo recente que será publicado em breve na revista Obesity, que durante 4 anos seguidos mais de 3.000 adultos com mais de 50 anos foram investigados. Naquela época eles foram perguntados se já haviam se sentido discriminado por causa de seu sexo, idade, peso e etnia.

Do total testado, 5% disseram ter sido vítimas de discriminação por causa de seu peso, e esse percentual, 1% foram de peso normal, enquanto os obesos mórbidos são de 36% dos discriminados.

Ao longo do tempo, observou-se que aqueles que tinham sido mal tratado pelo seu peso ganharam mais peso do que aqueles que não receberam a mesma crítica. Enquanto aqueles que se sentiram discriminados aumentou uma média de 1 quilo, se comparado com os que não foram maltratados pelo seu peso aumentaram 0,7 quilos.

Assim, embora não seja possível estabelecer um nexo de causalidade, se sabe que fazer mal a quem tem sobrepeso não favorece em nada o emagrecimento, muito pelo ao contrário, leva a um maior ganho de peso e agrava a situação, impedindo ter cuidados com a saúde e o tratamento para o excesso de peso.

Ou seja, a obesidade é uma doença e, como tal, não é culpa da vontade de uma pessoa, mas há muitos fatores que influenciam o seu desenvolvimento. Por outro lado, as pessoas com excesso de peso têm a sua auto-estima danificada e para enfrentar um tratamento com êxito necessitam reforçar a sua auto-confiança, algo que não acontece em todos, se a discriminação o faz sentir mal a quem tem obesidade.

Concluindo, a discriminação, falta de respeito ou fazer sentir mal para aqueles que estão acima do peso não colabora com a sua saúde, muito pelo contrário, agrava a situação e leva a maior ganho de peso. Então, se nós queremos ajudar, podemos tomar a atitude oposta e aumentar a sua auto-estima, auto-confiança em si mesmo, revitalizando a sua personalidade, para que ele se sente capaz de reverter a situação.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: