Descanso e recuperação exercícios

Rudney Destaque, Dicas Saúde 30-10-14 descanso nos exercícios, recuperação exercícios, recuperação muscular comentários

Um dos erros mais comuns quando as pessoas se dedicam a uma rotina de exercícios é esquecer a necessidade de dar tempo para a recuperação do corpo. O descanso faz parte dos exercícios e os complementa, tendo o mesmo peso e a mesma importância.

Ainda que você se sinta culpado quando tira um dia de folga dos exercícios, o fato é que esse tempo se reflete em um aumento de seu desempenho quando voltar a sua rotina de exercícios.

E às vezes isso não se trata de renunciar completamente a queima de calorias, pois pode ser igualmente válido descansar certos músculos mais trabalhados em sua rotina de atividade física e ativar outros com a mudança do tipo de atividade (o que é conhecido como cross training). O exemplo mais simples seria a alternância entre dias de treinamento de força e aeróbica, ou em um dia dar mais ênfase em determinadas áreas, como as pernas, enquanto em outros exercita os braços.

O tempo de descanso varia de acordo com a intensidade do exercício e do nível de treinamento, bem como a necessidade de cada indivíduo. Por exemplo, alguém que está acostumado a correr pode descansar um dia da semana, enquanto uma pessoa que começa pode correr um dia sim e outro não. Você deve definir seus dias de folga, considerando as características do seu programa e ouvir sugestões dos treinadores, bem como o seu próprio corpo.

Estas são algumas das razões para dar importância ao descanso nos exercícios:

– É necessário para a reparação e fortalecimento muscular.
– Não descansar pode causar a síndrome de overtraining.
– Ajuda a quebrar a rotina e a prevenir fadiga psicológica, o que pode comprometer o foco e a motivação.
– Faz com que você tenha tempo disponível para alcançar um equilíbrio entre o exercício e outras responsabilidades diárias.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: