Crianças que tomam café da manhã têm baixo risco de desenvolver diabetes

Mateus Dicas Saúde 08-10-14 café da manhã, criança saudavel, Diabetes comentários

Crianças que tomam café da manhã têm baixo risco de desenvolver diabetes

PLOS Medicine publicou recentemente os resultados de um estudo transversal entre 4.116 crianças no Reino Unido que têm entre 9 e 10 anos de idade. De acordo com os resultados daquelas crianças que tomam café da manhã diário têm menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que não costumam tomar café da manhã.

Existem diferenças, mesmo quando os participantes têm características semelhantes em termos de condição socioeconômica, nível de atividade física e gordura corporal.

A equipe de pesquisa foi liderada por Angela Donin (Da Universidade de Saint George), e incluiu exames de sangue que medem marcadores de risco e os níveis de insulina, glicose, hemoglobina glicosilada e jejum.

Enquanto isso, as crianças responderam a perguntas sobre a frequência que tomam o café da manhã, e também foram submetidas a medidas do corpo. No total, apenas 74 por cento tomam café da manhã todos os dias; e o resto, 6 por cento não tomam café da manhã.

O estudo conclui que, especialmente quando o café da manhã inclui fibra oferece menos resistência à insulina, em comparação com aqueles que no café da manhã comem biscoitos ou bolos.

A resistência à insulina é uma condição que aumenta as chances de desenvolver diabetes tipo 2 (de acordo com o Guia da American Diabetes Association).

Portanto, as estratégias de saúde não deve incidir apenas sobre a importância do café da manhã diário, mas a inclusão de alimentos ricos em fibras (frutas, cereais) na primeira refeição do dia.

Esta informação é muito importante, pois os adolescentes que não respeitam essa regra e fazem do seu café da manhã uma festa de doces são mais propensos a desenvolver a síndrome metabólica na idade adulta.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: