Contra indicações da canela

Contra indicações da canela

A canela (Cinnamomum zeylanicum) é uma especiaria que tem sido usada durante séculos para diversos fins. Ela é extraída a partir da casca da árvore chamada caneleira. Essa especiaria tem muitos benefícios médicos e culinários, mas também possui algumas contra indicações que devemos conhecer.

A canela é usada como um remédio natural para níveis mais baixos de colesterol, triglicérides e glicose no sangue, além de melhorar a digestão e eliminar gases intestinais. Ela pode ser usada em pó, pau, como óleo essencial ou como chá de canela.

Contra indicações da canela

Apesar de ter grandes benefícios e propriedades saudáveis, a canela deve ser evitada em alguns casos ou causar efeitos adversos, tais como os seguintes:

1 – Irritação na pele

A irritação pode ocorrer se o óleo de canela for aplicado diretamente sobre a pele. Ele deve ser usado somente diluído e em pequenas quantidades sobre lesões para combater infecções. Embora seja uma reação rara, pode ainda se manifestar na forma de feridas.

2 – Irritação no estômago

Apesar de ser uma especiaria deliciosa para incorporar em diversas receitas, a canela tende a ser irritante para o estômago. Se você tem quaisquer condições prévias, como úlceras ou intestino sensível, você não deve utilizar mais que meia colher diária.

3 – Aumenta a frequência cardíaca

Aquelas pessoas que tem problemas cardíacos não devem consumir a canela, pois ela tem tendência a aumentar a frequência cardíaca.

4 – Gravidez e amamentação

Antigamente a canela era dada às mulheres grávidas para provocar contrações ou normalizar as contrações muito fortes, mas hoje foi provado que a canela não deve ser dada às mulheres que estão grávidas pois pode forçar o aborto, devido aos seus efeitos emmenagogues, que estimulam o fluxo sanguíneo na área pélvis e do útero, o que pode ser prejudicial para o processo normal de gravidez. Por isso, diz-se que a canela é abortiva.

As mães que amamentam também devem evitar este tipo de especiaria, porque pode causar hipersensibilidade alérgica devido a seus compostos.

5 – Provoca problemas renais e no fígado

Se você tiver problemas em qualquer um desses órgãos, evite altas doses de canela por causa de cumarina, uma substância que pode ser altamente tóxica para esses órgãos.

6 – Interage com antibióticos

A canela tem propriedades antibióticas naturais, por isso, você deve evitar consumi-la quando estiver tomando antibióticos. O que acontece é que ela pode alterar a forma como essas drogas agem no corpo.

7 – Interage com anticoagulantes

A canela tem propriedades anticoagulantes que estimulam o afinamento do sangue, por isso não é recomendada para pessoas que fazem uma terapêutica anticoagulante.

8 – Reduz o açúcar no sangue

A canela reduz os níveis de açúcar no sangue, por isso, verifique com seu médico antes de tomar extrato de canela, se você tem diabetes, ou está em um tratamento para a hipoglicemia.

9 – Atrapalha o sono

Tente não tomar o chá de canela antes de ir dormir, pois alguns de seus componentes naturais têm efeito estimulante.

10 – Uso em excesso

O uso prolongado desse tipo de especiaria pode realmente ser muito prejudicial, por causa da toxicidade dos seus compostos, que podem causar vômitos e irritação nos rins.

Mais informações

A canela tem um ótimo sabor, aroma e muitos benefícios para a saúde, mas, como vimos, deve ser evitada em alguns casos. Esses efeitos colaterais podem ser sentidos ao tomar o chá de canela ou ao consumir essa especiaria em excesso, em quantidades muito baixas, a canela pode ser segura.

  • canela beneficios e contra indicação
  • contra indicação da canela
  • canela contra indicação
  • canela contra indicações
Este artigo te ajudou?
  • +288 curtiram
  • -24 não curtiram