Conheça os benefícios da drenagem linfática para a saúde e estética

Conheça os benefícios da drenagem linfática para a saúde e estética

Cuidar da saúde e melhorar nosso aspecto pode parecer uma tarefa bem difícil, mas com a ajuda da drenagem linfática isso é possível. São muitas as pessoas que fazem deste clássico dos centros de beleza um dos tratamentos estéticos mais populares.

Embora muitos associem a drenagem linfática como um dos tratamentos mais tradicionais no mundo da estética, a verdade é que esta terapia oferece uma ampla gana de possibilidade para beneficiar também a saúde.

O que é drenagem linfática?

beneficios da drenagem linfatica para saude

A Drenagem linfática é uma técnica desenvolvida com o intuito de tratar e ajudar o organismo a se purificar eliminando as toxinas que o mesmo produz. E é no sistema linfático que este tipo de drenagem se baseia, dai seu nome. É uma peça fundamental no ser humano, já que funciona como um complemento ao trabalho realizado pelo sistema circulatório e o imunológico que se encarrega de drenar o excesso de plasma após diferentes processos celulares e, além disso, atua como um filtro para eliminar certos tipos de resíduos que podem acabar prejudicando o organismo.

O que é a linfa e como funciona o sistema linfático?

Fique atento! Porque agora você irá ver como nosso organismo é extraordinário.

O sistema linfático é um sistema condutor que corre de maneira paralela ao sistema circulatório, só que ao invés de transportar sangue, ele transporta linfa, um líquido esbranquiçado capaz de mobilizar moléculas muito grandes como as proteínas.

Em nosso corpo existe uma mobilização de líquidos cujo equilíbrio é sumamente importante para a correta nutrição das células. Quando comemos os nutrientes tem que mover-se pelo organismo até chegar às células. Para que a célula possa “comer” estes nutrientes se movem dentro do líquido intercelular (ou intersticial), que é o espaço onde se produz o intercambio de substâncias, quer dizer, o que entra na célula e o que a célula expulsa.

O papel da linfa é transportar o líquido que sobra que contém resíduos de substâncias, até o sistema circulatório, até o sangue, para que o organismo possa se descartar destes resíduos. Os edemas ou retenções são produzidos quando o sistema linfático não é capaz de depurar essas áreas, quer dizer, quando os líquidos e substâncias se estancam.

Sistema linfático e sistema imunológico

O fato de que o sistema linfático e o imunológico estejam tão estreitamente relacionados se deve a existência dos gânglios linfáticos. O s gânglios linfáticos são uma espécie de estações de depuração que aparecem ao longo de toda a viagem do sistema linfático e sua missão é depurar os agentes patógenos, combate-los e neutralizar os danos.

Quando o sistema linfático esta congestionado, os gânglios linfáticos não podem realizar seu trabalho corretamente e caso os gânglios se apresentem inflamados é um sinal de que algo anormal acontece em nosso interior.

Como nasceu à drenagem linfática?

beneficios da drenagem linfatica para saude

A técnica de drenagem linfática ou drenagem linfática manual nasceu faz algo mais de 100 anos graças ao matrimonio do dinamarquês Emil Vodder (naturopata) e Estrid Vodder (fisioterapeuta), que durante anos comprovaram como seus pacientes melhoraram seu estado de saúde fazendo algo que até então ninguém havia se atrevido a fazer, manipular os gânglios linfáticos.

Quando trabalhavam em um balneário da costa mediterrânea francesa, este casal observou que pacientes afetados de distintas doenças apresentavam inflamações nos gânglios linfáticos do pescoço. Deram-se conta então de que, realizando cuidadosas manipulações nos gânglios linfáticos, estes reduziam seu tamanho e melhoravam o estado de saúde. Este casal acabou sendo muito ousado, pois naquele momento se pensava que a manipulação dos gânglios inflamados era prejudicial e embora nas inflamações agudas, o resultado era altamente benéfico em afecções crônicas.

Os Vodder começaram a difundir sua técnica e conhecimentos em prestigiosos congressos de medicina, de maneira que com o passar dos anos foram adquirindo grande fama entre a comunidade médica. Em 1940 fundaram a primeira escola e clínica em Copenhague.

O que é drenagem linfática manual?

A drenagem linfática manual é uma terapia que consiste em realizar sobre a pele uma massagem de movimentos lentos, rítmicos, harmônicos e muitos suaves que, quando são realizados na direção correta, seguindo a corrente dos condutos linfáticos, estimula a drenagem destes condutos, limpando as áreas congestionadas.

Segundo os Vodder, esta técnica requer certa dose de intuição e muita precisão, já que a pressão é um fator determinante e cada caso assim como cada paciente, requer cuidados e manipulações específicas.

Drenagem linfática indicações

A drenagem linfática tem sido abundantemente empregada na medicina alternativa, porém cada vez mais é usada em hospitais, fundamentalmente na área de oncologia para o tratamento de linfedemas, edemas traumáticos ou complicações linfáticas posteriores a uma cirurgia. Outra área que a drenagem linfática oferece bons resultados é no campo da estética.

Estas são algumas indicações de drenagem linfática:

  • – Edemas (gravidez, faciais, linfoestática, do sistema nervoso, pós-operatórios, etc)
  • – Varizes
  • – Fibromialgia
  • – Acne
  • Celulite
  • – Pernas cansadas ou inchadas
  • – Enxaqueca, dor de cabeça, vertigem
  • – Artrose, artrite
  • – Hematomas
  • – Hipertensão
  • – Edema pré-menstrual
  • – Hipotireoidismo
  • – Edema por problemas renais
  • – Afecções do aparelho digestivo
  • – Ansiedade, estresse

Drenagem linfática benefícios

beneficios da drenagem linfatica para saude

Os benefícios da drenagem linfática são numerosos e como já mencionamos anteriormente, este tipo de tratamento favorece tanto a saúde como a beleza. A drenagem linfática tem como principal objetivo contribuir para que o organismo possa se proteger melhor e eliminar de uma maneira mais afetiva os resíduos que se originam de forma natural.

Não o bastante os efeitos da drenagem linfática são mais completos, como explica o Instituto Superior de Medicinas Tradicionais de Barcelona (ISMET). Além do próprio trabalho de drenagem em si, que também consegue uma vasoconstrição dos capilares sanguíneos, os movimentos que são produzidos durante o tratamento também tem um efeito sedante, o que é ideal para pessoas que sofrem de estresse ou ansiedade e inclusive para aquelas que atravessarem processos agudos de dor. Precisamente esse trabalho que é realizado em todo corpo faz com que se produza um relaxamento muscular, o que consegue um reequilíbrio de toda a massa muscular e um aumento do movimento intestinal.

Os benefícios da drenagem linfática para a beleza fizeram desta técnica um sucesso no campo da estética, já que seus efeitos melhoram a imagem dos pacientes e ajudam a incrementar os efeitos de outros tipos de tratamentos estéticos associados. Neste sentido, uma liposucção vai quase sempre estar associadas a um tratamento de drenagem linfática, que ajudará a eliminar a gordura que sobrou após a cirurgia.

Veja alguns dos inúmeros benefícios da drenagem linfática para a saúde e estética:

  • – Regula o equilíbrio hídrico do organismo
  • – Melhora o funcionamento do sistema linfático
  • – Melhora a circulação de retorno
  • – Depura o organismo
  • – Tem um efeito muito sedante no sistema nervoso
  • – Baixa a pressão sanguínea
  • – Estimula na função renal
  • – Estimula o sistema imunológico

Drenagem linfática contraindicações

Tanto por razões médicas como estéticas, infelizmente a drenagem linfática é recomendada para todo mundo. Embora, é claro, um médico especialista deva determinar cada caso e suas indicações, há algumas contraindicações habituais:

  • – Infecções agudas
  • – Inflamações agudas
  • – Edemas por insuficiência cardíaca
  • – Infarto do miocárdio
  • – Angina de peito
  • – Flebites ou tromboflebites
  • – Hipertireoidismo
  • – Câncer em progresso
  • – Asma
  • – Hipotensão
  • – Hipertensão
  • – Reumatismo
  • Lúpus

Tipos de drenagem linfática

beneficios da drenagem linfatica para saude

A drenagem linfática esta muito na moda, nos dias atuais, entretanto ela não é nada nova. Este tratamento a base de massagens é para qualquer pessoa que não sofra de alguma do coração não controlada. Por outro lado é ideal para pessoas com infecções de todo tipo, problemas de pele, problemas de tensão e outras afecções.
Entre os diversos tipos de drenagem linfática existem:

  • Método Vodder: este método foi criado nos anos 30 por Emil Vodder e Estrid Vodder, é utilizada para tratar especialmente edemas visíveis, pernas inchadas, braços inchados pela mastectomia, fadiga do exercício, inflamação das articulações e cuidados pré e pós natais
  • Método Földi: este método é inspirado no anterior, mas sua aparição revolucionou a fisioterapia convencional propondo massagear os gânglios linfáticos, “áreas proibidas” pelos fisioterapeutas
  • Método Leduc: propõe um tratamento conservador dos edemas que enfatiza na prevenção por parte do paciente e o tratamento imediato do edema para evitar sua instalação irreversível

A drenagem linfática funciona?

Sim funciona, mas lembre-se que uma sessão efetiva de drenagem linfática deve durar ao menos 1 hora. É aconselhável que seu terapeuta disponha de uma sala com um ambiente harmônico e propício para o relaxamento. Os movimentos da drenagem devem ser extremamente lentos e repetitivos, sempre seguindo a direção dos condutores linfáticos.

Se assegure de que a pessoa aplique esta terapia seja experiente. Não faz muita falta que ela seja fisioterapeuta, visto que esta massagem não é uma terapia oficial. Na verdade o êxito da drenagem linfática depende muito de sua destreza profissional e sua intuição e da precisão com que realiza a pressão e o ritmo.

O casal Voldder assegurava que para a eficácia do tratamento, a pessoa que aplica a terapia deve sentir a linfa através de suas mãos, perceber a corrente intuitivamente e favorece-la.

Drenagem linfática emagrece?

beneficios da drenagem linfatica para saude

Normalmente são necessárias várias sessões de drenagem linfática para obter resultados e emagrecer, combinando-as com um tratamento específico de nutrição e exercício para que seja mais eficaz. Visto que a drenagem linfática resultou tão efetiva, muitas vezes desde a medicina convencional é recomendado receber várias sessões após um pós-operatório para desinflamar a área e recuperar a normalidade dos tecidos.

Gordura ou resíduos de produtos?

Muitas vezes, você pode pensar que o sobrepeso se deve a quantidade de gordura acumulada no corpo. Mas em muitos casos esse sobrepeso não é gordura, mas depósitos de resíduos de produtos, dos quais o organismo não pode se livrar como consequência de uma má alimentação prolongada e alguns hábitos de vida pouco saudáveis.

Tanto as gorduras saturadas como muitos aditivos tóxicos que acompanham à alimentação industrial ficam depositados em distintas partes do organismo. Quando essas substâncias se estagnam no espaço que há entre as células (espaço intersticial), o sistema linfático é o encarregado de reconhecê-las e devolvê-las à circulação para serem eliminadas. O problema é que quando o nível de resíduo ultrapassa a capacidade de limpeza do sistema linfático, estas substâncias ficam armazenadas congestionando (e engordando) determinadas partes do corpo.

Emagrecer combinando a drenagem linfática com outros tratamentos

Se você combinar as sessões de drenagem linfática com outros tratamentos de aplicação externa, pode obter muitos bons resultados quando se trata de emagrecer. É claro, assumindo que de forma paralela esta seguindo uma dieta saudável e equilibrada e realizando exercício moderado.

Drenagem linfática na gravidez: Perigos e vantagens para a saúde

beneficios da drenagem linfatica para saúde

A drenagem linfática na gravidez é uma técnica que consiste em massagens que tem como finalidade tratar algumas afecções e acumulações nocivas de líquido do sistema linfático. Se encarrega de liberar toxinas e manter o sistema imunológico do corpo em equilíbrio.

No período de gravidez são muito comuns os incômodos como: dor ou sensação de peso nos ombros, zona lombar ou dorsal da coluna, devido ao aumento de peso. A mulher gravida ao efetuar o movimento de caminhar geralmente encurva-se para frente por causa do peso. A coluna vertebral se encarrega até que se ressente provocando dor. As pernas, em quase todas as mulheres gravidas apresentam inchaço nos pés ao fim da jornada, sentem dor, cansaço e sensação de formigamento.

A acumulação de líquidos mais o aumento de peso causam estas tão incomodas dores propícias do período de gestação. Uma das maneiras de alivia-las é a de aplicar a técnica das massagens terapêuticas que devem ser feitas perfeitamente depois dos primeiros três meses de gravidez. Para melhorar a circulação, a melhor opção que você pode encontrar é a massagem de drenagem linfática, a qual é uma grande ferramenta para aliviar todas estas sintomatologias.

Como realizar uma drenagem linfática na gravidez?

É realizada aplicando um conjunto de movimentos ou massagens muito delicadas e superficiais, aplicado por um profissional sobre as áreas específicas onde se estimula o líquido do sistema linfático (a linfa) acumulado na corrente sanguínea para que o organismo o elimine mediante os processos de evacuação natural.

A drenagem linfática em gravidas deve ser feita em:

  • 1 – extremidades como as pernas, panturrilhas e tornozelos: para evitar a retenção de líquidos e diminuir o inchaço comum nas gravidas
  • 2 – A Costa, os músculos, glúteos e a parte de trás das pernas: para eliminar a dor de ciática ou tratar problemas lombares
  • 3 – Pés: para aliviar o cansaço e o inchaço devido ao aumento de peso na barriga

Alguns recomendam realizar uma massagem na zona abdominal para diminuir a aparição de estrias, mas você deve ter mais cuidado nesta área. Tanto, que a maioria dos especialistas não o aprova como algo tão benéfico.

A duração das sessões de drenagem linfática deve ter uma cerca de 60 minutos como já mencionamos e deve ser realizada por um fisioterapeuta especializado, em alguns casos o tratamento pode ser feito em casa por indicação ou condição especial do paciente, nas gravidas seria naquelas que devem ter absoluto repouso por ter uma gravidez de alto risco.

O ideal é que faça a drenagem linfática antes de aparecer os primeiros sintomas ou incômodos já descritos.

Como fazer drenagem linfática em casa?

beneficios da drenagem linfatica para saude

Vale lembrar que uma drenagem linfática feita em casa, não irá substituir uma sessão em um centro especializado, mas irá servir como um complemento. A técnica de hoje é para as pessoas com retenção de líquidos, estresse, celulite, resfriados e dores de cabeça, entre outras doenças.

Você deve aplicar um ritmo mais que lento, com precisões em direção as principais cadeias de gânglios principais, que se localiza no pescoço e rosto. Portanto, se a massagem é realizada nas pernas, por exemplo, o movimento tem que ocorrer em direção inferior-superior (dos pés aos joelhos para entender melhor).

Antes de começar, leve em conta que a massagem tem que ser realizada com no máximo 15 minutos.

Todas as manipulações ou pressões devem ser realizadas 15 vezes em três repetições, portanto são 45 vezes por região.

  • 1 – As mãos sob as orelhas, aos lados do pescoço. Realize pequenos movimentos circulares em sentido horário
  • 2 – Coloque as mãos sobre as clavículas (no osso) e faça pequenas pressões esticando os dedos para o lado das orelhas ou para cima
  • 3 – Ponha a mão direita na axila esquerda e pressiona suavemente dentro, para cima. Mude para a outra axila com a mão esquerda e repita o mesmo movimento
  • 4 – Coloque ambas as mãos debaixo do peito na altura dos pulmões, respire profundamente e quando exalar pressione para relaxar o diafragma e acalmar a ansiedade
  • 5 – Coloque as mãos na virilha uma de cada lado e pressione um pouco em três lugares diferentes
  • 6 – Mantenha as mãos atrás de cada joelho (no côncavo poplíteo) pressionando para dentro e soltando

Esta série é para uma drenagem geral do corpo, se quiser curar algum transtorno ou problema específico, então pode estimular a zona correspondente. Por exemplo, se você sofre com dor de ouvido, além de seguir a sequencia anterior pode estar estimulando a região com a condição atual, pressionando sempre para a área ganglionar do pescoço.
De todas as formas é melhor ir a uma clínica ondem realizem drenagem linfática para ser tratado por um especialista que estudou sobre o tema e que tenha experiência.

Drenagem linfática facial

beneficios da drenagem linfatica para saude

Se você está muito cansada, não está dormindo o suficiente ou não tem tempo para fazer algum tratamento facial, a drenagem linfática é uma excelente ideia. O aspecto de cansaço, as linhas de expressão, as olheiras e outras marcas que indicam pouca atenção ou cuidado, assim como também o passar do tempo podem ficar no passado.

A pele começa a melhorar desde a primeira sessão de drenagem linfática no rosto e você nota a mesma mais fresca, renovada, jovem, macia e com um tom mais uniforme. Como se tudo isto fosse pouco, a drenagem linfática facial é relaxante para quem a recebe, por isso é uma excelente técnica também aliviar, eliminar o estresse, os nervos e a ansiedade.

Na maioria dos centros onde se oferecem massagens reina a paz e a harmonia, combinados com essências, velas, musica instrumental, etc. Por isso é uma terapia integral. É importante destacar por sua vez que só um profissional qualificado pode realizar a drenagem linfática, seja corporal ou a facial, porque se é mal feita, poderia causar uma má movimentação das toxinas e obstruir os gânglios, o que poderia gerar doenças ou problemas de saúde.

Vantagens da drenagem linfática facial

Alguns dos benefícios desta técnica são:

  • – É desintoxicante
  • – Atenua as bolsas dos olhos e reduz as olheiras
  • – Elimina os sinais de cansaço
  • – Desincha o rosto, ao favorecer a drenagem de líquidos
  • – Melhora a circulação do sangue e dos nutrientes
  • – Repara as células e melhora o aspecto da pele
  • – Aumenta a entrada de oxigênio
  • – Reduz as marcas de acne e os novos surtos
  • – Têm efeitos sedantes e relaxantes, perfeitos para os que sofrem de estresse, insônia ou ansiedade
  • – Trata cicatrizes
  • – Melhora em casos de edemas

Como fazer drenagem facial em casa?

Às vezes você pode achar técnicas muito interessantes e benéficas para o corpo e a saúde em geral, mas não dispõe dos meios para segui-las corretamente. Tudo bem que a drenagem linfática deve ser feita em um local especializado, mas você pode melhorar o quadro com massagens pessoas quando tiver um tempinho livre.

Experimente levar a sério esta rotina de massagens que dura 10 minutos. Lembre-se de lavar bem as mãos e o rosto antes de começar.

Comece pela frente

Nesta área se acumula a oleosidade da transpiração que provem do couro cabeludo. Coloque suas mãos esticadas sobre a frente e, com movimentos suaves de pressão e descompressão, leve-as até as têmporas. Repita três vezes.

Continue nas orelhas

Pressione suavemente a área que se encontra atrás dos lóbulos para ativar o sistema linfático com somente três repetições.

Agora abaixo dos olhos

No mesmo lugar onde se formam essas bolsas tão antiestéticas, pressione levemente. O ponto exato é o canto interno da pálpebra interior. Use o dedo indicador e deslize lentamente até chegar às têmporas. Repita cinco vezes.

Depois, as pálpebras

Com o dedo indicador pressione a cavidade interna debaixo das sobrancelhas (onde você aplica a sombra). Deslize até as têmporas três vezes.

Passe ao nariz e a boca

No espaço que se forma entre o nariz e a boca pressione três vezes com os dedos e depois deslize até a base das orelhas, também três vezes.

Movimento seguinte: Queixo

Apoie seus dedos no centro do queixo e com uma leve pressão deslize-os formando o contorno da mandíbula, até os lóbulos das orelhas. Repita em três momentos.

Por último, o pescoço

A parte final de sua drenagem linfática caseira começa na base do pescoço (abaixo do queixo). Com a ponta dos dedos pressione, com muito cuidado, as cavidades que se formam até a base do pescoço, quer dizer, na clavícula. Desta maneira eliminará a obstrução nos gânglios linfáticos.

Repita toda a série três vezes, ao terminar, limpe bem o rosto com água morna e aplique um creme umectante ou tônico para pele. Espere dois ou três dias para voltar a fazer outra sessão.

Drenagem linfática do abdômen benefícios e resultados

beneficios da drenagem linfatica para saude

A drenagem linfática no abdômen é um tratamento para melhorar a circulação do sistema linfático. Esta terapia circulatória é realizada com suaves massagens, com movimentos repetitivos e constantes. É muito importante que a realize em um terapeuta com ampla experiência.

Que função tem a drenagem linfática no abdômen

O objetivo deste tratamento é eliminar as celulites e reduzir a gordura acumulada. Ao mesmo tempo lutar contra a flacidez abdominal e beneficiar a pessoa diminuindo os líquidos e tecidos adiposos que aparecem na parede abdominal. As massagens terapêuticas eliminam toxinas e aumentam a resposta imunitária do corpo. Também aumentam o bem estar e o relaxamento através da massagem manual. Para muitas operações estéticas está recomendado que antes de uma cirurgia se preparasse os tecidos. Depois também pode ser recomendada a drenagem linfática, já que melhora a cicatrização e o tempo de pós-operatório. Assim é muito comum sua utilização em pessoas no campo da estética.

Resultados da drenagem linfática na barriga

É importante conhecer a capacidade que tem este tratamento para assim podem chegar a entender os benefícios que a mesmo pode trazer. Atua sobre o sistema circulatório e o sistema linfático que tem um papel principal na eliminação das células e nutrição dos tecidos que formam o corpo humano.

O sistema circulatório pode ser divido em três partes:

  • – sistema arterial
  • – sistema venoso
  • – sistema linfático

Quando é aplicada a drenagem linfática no abdômen estimula a circulação para eliminar líquidos com resíduos. Há um encolhimento do estômago, a sensação de inchaço e a parte das gorduras que dificultam a circulação são expulsas. Além disso, pode facilitar a diminuição de dores e mal estar abdominal evitando, em grande medida, que persista uma insuficiência circulatória.

A linfa não tem um coração como o sangue, assim para bombeá-la o sistema linfático utiliza a musculatura. Mediante as contrações musculares o liquido dos canais exerce seu movimento deslocador. E é por isto que a drenagem linfática funciona. Mediante técnicas de inspiração e expiração profunda, contração abdominal e exercícios específicos podem provocar a eliminação do líquido corporal.

Quem pode fazer drenagem linfática na barriga?

  • – Homens e mulheres com flacidez no estomago
  • – Pessoas com celulites abdominal
  • – Pessoas que querem melhorar uma dieta de emagrecimento
  • – Aqueles que têm uma vida sedentária e necessitam ativar a circulação
  • – pacientes que passaram por uma operação e querem melhorar sua recuperação
  • – mulheres grávidas

Cada pessoa necessita de um numero distinto de sessões, mas sempre é recomendável realizar entre 8 e 10 para notar uma maior profundidade e manter os benefícios durante o tempo. Não o bastante, no momento de começar a terapia esta será indicado para que possa conhecer o tempo que estará se tratando. O tempo para cada sessão é de 60 minutos porem em certas ocasiões pode ser prolongado por alguns minutos a mais.

Drenagem linfática preço

Como não podemos definir com exatidão o preço de uma sessão de drenagem, já que isso irá depender da área em que a massagem irá ser realizada. Os preços das sessões variam de R$: 40,00 a R$: 120,00.

Mais informações

Você não precisa sofrer nenhuma das afecções anteriormente mencionadas para recorrer a uma drenagem linfática. Receber este tipo de massagem é um prazer e um benefício em qualquer circunstância. Aos poucos minutos você notará como seu corpo relaxa até limites insuspeitados e maravilhosos, você sente um relaxamento e uma calma muito agradável. Depois de uma sessão de drenagem linfática o mundo parece um lugar mais amável e leve. Comprove pessoalmente!

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • 0 não curtiram