Conheça as propriedades e benefícios da gelatina para sua saúde

Luana Alimentos Saudáveis 17-06-15 gelatina, gelatina colorida, gelatina em pó, gelatina incolor, mosaico de gelatina comentários

A gelatina é uma das sobremesas mais difundidas e um dos alimentos que com certeza integra a dieta de todos os hospitais e centros de saúde, assim como tratamentos de qualquer paciente. Mas, já se perguntou o por que disso? Ou simplesmente percebeu que se trata de um alimento saudável? Qualquer que seja a pergunta que se tenha feito, hoje iremos te trazer as informações sobre os benefícios da gelatina para que conheça melhor esse alimento que com toda certeza já experimentou em sua vida.

Como é produzida a gelatina?

gelatina 1

A gelatina é um pó composto em sua maior parte por proteínas obtidas como resultado do processamento do colágeno animal (extraído a partir de ossos e peles de vacas e cervos principalmente) que em seguida são dissolvidos em água para formar o alimento e sua típica consistência transparente e molenga. Fora a gelatina ser usada como um estabilizante, aglutinante ou espessante na indústria alimentar, ela também é utilizada em produtos como sopas instantâneas, patê, iogurtes e inclusive para a fabricação de cápsulas de comprimidos.

Além do seu alto valor proteicos, se compõe em sua maioria com algumas quantidades de água e sais minerais, que beneficiam o organismo principalmente com uma grande quantidade de aminoácidos, especialmente glicina, com benefícios importantes: é anti inflamatório e contribui na reparação de tecidos, entre outras propriedades.

Propriedades da gelatina

Em primeiro lugar, por ser o colágeno seu principal componente, a gelatina resulta muito efetiva para melhorar a saúde da sua pele, do cabelo e das unhas, devido que esta proteína é um dos elementos constitutivos mais importantes desses tecidos, assim como para as articulações e tendões.

Quanto a proteína, que é o principal elemento da gelatina, não representa um complemento proteico ao organismo por si só, mas funciona como um maximizador dos benefícios trazidos pela proteína de outros alimentos.

Mais informações: O que devemos saber sobre o consumo de proteínas?

gelatina 2

Além disso, adicionar gelatina as suas comidas, ou consumi-la depois delas, pode facilitar no processo de digestão dos alimentos como carnes e lácteos, o que auxilia na regulação dos hormônios e para fortalecer o sistema imunológico.

Emagrecer com gelatina

gelatina 3

A gelatina não tem calorias e é uma das formas de criar comidas espessas e gelatinosas sem agregar gorduras nem outro elemento. Além disso, a gelatina concentra líquidos na preparação e portanto, você acaba ingerindo uma grande porção de água, o que te ajudará a se manter mais hidratada

Por todas essas razões, e por poder ser utilizada em centenas de preparações para variar sua dieta, a gelatina se converte em uma aliada quando se pretende perder peso. Além disso muitos estudos relacionam uma melhora no metabolismo quando a consumimos regularmente.

Agora que conhece um pouco mais sobre a gelatina e seus benefícios, você pode a utilizar na sua dieta tanto para perder peso quanto para recuperar de uma doença como ou acompanhar seu treinamento físico.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: