Como usar Fenergan para tratar alergias e quais seus efeitos colaterais

Como usar Fenergan para tratar alergias e quais seus efeitos colaterais

O Fenergan, também conhecido como Prometazina é um medicamento de prescrição e está disponível como comprimido oral, creme tópico ou injetável. Há também a versão genérica deste medicamento.

Fenergan bula

Apresentação de Fenergan, uso oral e adulto. Laboratório: Sanofi.

Composição de Fenergan comprimido revestido:

  • – 28,20 mg de cloridrato de prometazina equivalentes a 25 mg de prometazina base
  • – Excipientes: amido de milho, lactose monoidratada, açúcar pulverizado amiláceo, sílica hidratada, talco, estearato de magnésio, copolímero de metacrilato butilado básico, macrogol 6000, dióxido de titânio, riboflavina

O que é fenergan

Esta droga pertence a duas classes de medicamentos chamados anti-histamínicos e antieméticos. Uma classe de medicamentos é um grupo de medicamentos que funcionam de forma semelhante. Estes medicamentos são frequentemente utilizados para tratar condições semelhantes.

Fenergan funciona impedindo a liberação de uma substância chamada histamina de certas células em seu corpo. A histamina normalmente é liberada quando você está exposto a coisas que você é alérgico, como pólen, mofo ou produtos químicos.

Ao prevenir a liberação de histamina, esta droga causa sonolência e ajuda com o controle da dor. Isso ocorre porque a histamina ajuda a regular a vigília, ajuda a mantê-lo alerta e seus sentidos aumentados.

Fenergan para que serve

Fenergan é usado para tratar os sintomas da alergia, como coceira, coriza, espirros, coceira nos olhos ou lacrimejantes, urticária e erupções cutâneas. Ele também previne o enjoo, e trata náuseas e vômitos ou dor após uma cirurgia. É também utilizado como um sedativo ou auxiliar do sono.

Este medicamento não é para uso no tratamento de sintomas de asma, pneumonia ou outras infecções do trato respiratório inferior.

Como usar fenergan

Tome fenergan exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da receita. O seu médico pode ocasionalmente alterar a dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado.

Se uma criança está a usar este medicamento, informe o seu médico se a criança tiver alguma alteração de peso. As doses de fenergan são baseadas no peso em crianças, e quaisquer alterações podem afetar a dose do seu filho.

Chame o seu médico se os seus sintomas não melhorarem, ou se ficarem piores durante a utilização de fenergan. Este medicamento pode causar resultados incomuns com certos testes médicos. Informe a qualquer médico que o trata que está a tomar fenergan.

A frequência com que toma este medicamento e o momento da sua dose dependerá da condição a ser tratada e de sua apresentação:

Fenergan comprimido

Para seu efeito antivertiginoso, deve-se tomar 1 comprimido de 25 mg de fenergan duas vezes ao dia. Para viagens, tome até uma hora antes.

Fenergan pomada

Fenergan creme ou pomada, deve ser aplicado no local desejado 2 ou 3 vezes por dia, sempre espalhando bem o produto.

Fenergan injetável

A forma injetável deste medicamento só deve ser aplicada por um profissional de saúde em um hospital.

Efeitos colaterais de fenergan

Este medicamento pode causar sonolência extrema, além de outros efeitos colaterais, tais como:

Efeitos secundários mais frequentes

  • – Sonolência
  • – Alterações na pressão arterial
  • – Reações alérgicas na pele
  • – Reduzida contagem de plaquetas
  • – Redução da produção de glóbulos brancos
  • – problemas respiratórios
  • – Aumento da excitabilidade
  • – Movimentos anormais

Se esses efeitos são leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se forem mais graves ou não forem embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários graves

Chame imediatamente o seu médico se tiver efeitos secundários graves. Efeitos secundários graves e os seus sintomas podem incluir os seguintes:

  • – Sintomas extrapiramidais (movimentos incontroláveis)
  • – Contrações incontroláveis ​​do músculo do pescoço fazendo a sua cabeça torcer ou virar para um lado
  • – Colocar a língua para fora incontrolavelmente
  • – Convulsões
  • – Alucinações
  • – Ritmo cardíaco anormal. Os sintomas podem incluir: palpitações, tontura, desmaio, falta de ar e dor no peito
  • – Diminuição da produção de plaquetas e glóbulos brancos. Os sintomas podem incluir: hematomas ou sangramento anormal. Isso inclui sangramento de pequenos cortes, nariz ou boca sangrando e pontos vermelhos em sua pele. Também inclui fluxo menstrual anormalmente pesado, sangue na urina ou fezes pretas
  • – Febres ou infecções
  • – Problemas respiratórios graves
  • – Angioedema (acúmulo de líquido profundamente em sua pele ou debaixo de sua pele). Os sintomas podem incluir: inchaço geralmente em torno de seus olhos e lábios e às vezes sua garganta, mãos, e pés, inchaço na superfície da pele e urticária
  • – Síndrome neuroléptica maligna (uma reação às drogas antipsicóticas que às vezes é fatal). Os sintomas podem incluir: febre, rigidez muscular, mudanças mentais, alterações no pulso ou na pressão arterial, frequência cardíaca rápida, aumento da transpiração e ritmo cardíaco irregular
  • – Icterícia. Os sintomas podem incluir: pele amarela, amarelamento dos olhos, urina escura ou castanha, amarelecimento do interior da boca e fezes pálidas ou argilosas

Precauções e avisos

Antes de tomar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia ao fenergan ou a dextrometorfano, a quaisquer outras fenotiazinas (tais como proclorperazina) ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos de prescrição ou não que você usa. Isso inclui vitaminas, minerais, produtos à base de plantas e medicamentos prescritos por outros médicos. Não comece a usar um novo medicamento sem avisar o seu médico. Mantenha uma lista com você de todos os medicamentos que você usa e mostre esta lista a qualquer médico ou outro profissional de saúde que o trate.

Para garantir que fenergan é seguro para si, informe o seu médico se tiver: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apneia do sono ou outra perturbação respiratória, alergia ao sulfito, histórico de convulsões, sistema imunológico fraco, glaucoma, aumento da próstata ou problemas com a micção, úlcera ou obstrução do estômago, doença cardíaca ou pressão alta, doença hepática, tumor da glândula adrenal (feocromocitoma), baixos níveis de cálcio no sangue (hipocalcemia) ou se você já teve um efeito colateral grave ao usar fenergan.

Este medicamento pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fazer qualquer coisa que exija que você esteja alerta. Evite levantar-se muito rápido de uma posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas. Levante-se lentamente e firme-se para evitar uma queda. Beber álcool pode aumentar certos efeitos colaterais da droga.

Evite a exposição à luz solar ou camas de bronzeamento. Fenergan pode fazer você se queimar mais facilmente. Use roupas protetoras e use protetor solar (com FPS 30 ou mais) quando estiver ao ar livre.

Pare de usar fenergan e chame o seu médico imediatamente se você tem movimentos espasmódicos ou incontroláveis ​​de seus olhos, lábios, língua, rosto, braços ou pernas. Estes podem ser sinais precoces de efeitos colaterais perigosos.

As formas líquidas desta medicação podem conter açúcar, álcool ou aspartame. Recomenda-se precaução se você tem diabetes, doença hepática, fenilcetonúria ou qualquer outra condição que exija que você limite ou evite essas substâncias em sua dieta. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre a utilização deste produto em segurança.

Antes de fazer cirurgia ou procedimentos como raios-X com corante, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem prescrição e produtos à base de plantas).

Casos especiais que merecem cautela e atenção quanto ao uso deste medicamento, incluem:

  • – Para pessoas com glaucoma de ângulo fechado: glaucoma de ângulo fechado leva a aumento da pressão em seus olhos. Se você tem uma história de glaucoma de ângulo fechado, tomar este medicamento pode causar um aumento repentino e grave da pressão ocular. Esta é uma emergência e pode resultar em perda de visão irreversível. Fale com o seu médico antes de usar este medicamento se tiver esta condição.
  • – Para pessoas com próstata aumentada: Se você tem dificuldade para urinar devido a uma próstata aumentada, tomar este medicamento pode piorar sua situação.
  • – Para pessoas com certos problemas de estômago: Se você tem uma história de bloqueio do aparelho digestivo, tomar esta droga pode tornar o bloqueio pior. Isto porque esta droga retarda o movimento através de seu intervalo digestivo.
  • – Para pessoas com certos problemas da bexiga: Se você tiver um bloqueio na bexiga, tomar esta droga pode tornar mais difícil para você urinar. Isso ocorre porque ela reduz os tubos através dos quais sua urina flui.
  • – Para pessoas com doença da medula óssea: Esta droga diminui seus níveis de plaquetas e glóbulos brancos. Você não deve tomá-la se tem doença de medula óssea ou se toma outras drogas que afetam a capacidade de sua medula óssea para fabricar células do sangue.
  • – Para pessoas com doença cardíaca: Se você tem doença cardíaca, tomar esta droga pode torná-lo pior. Esta droga pode afetar o ritmo de seu coração.
  • – Para pessoas com doença hepática: Se você tem uma doença hepática, seu fígado não pode metabolizar a droga tão rapidamente quanto deveria. Isto significa que o nível desta droga em seu corpo poderia ficar muito alto. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais.
  • – Para pessoas com problemas respiratórios: Esta droga pode engrossar as secreções em seus tubos de respiração. Se você tem asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), isso pode causar um ataque de asma ou tornar sua DPOC pior. A droga não deve ser tomada durante um ataque agudo de asma ou se você tiver DPOC.
  • – Para pessoas com apneia do sono: Como dito, esta droga pode engrossar as secreções em seus tubos de respiração. Se você tem apneia do sono, tomar esta droga durante a noite pode piorar sua condição.
  • – Para pessoas com convulsões: Este medicamento aumenta o risco de convulsões. Fale com o seu médico se você tomar outras drogas que podem causar convulsões. Tomar esses medicamentos juntos pode aumentar esse risco.
  • – Para mulheres grávidas: A investigação em animais mostrou efeitos adversos para o feto quando a mãe toma a droga.
    Não houve estudos suficientes feitos em seres humanos para ter certeza de como a droga pode afetar o feto.
    Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Este fármaco deve ser utilizado apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. Esta droga não deve ser dada a uma mulher grávida no prazo de 2 semanas do parto porque aumenta o risco de sangramento.
  • – Para mulheres que estão amamentando: Fenergan pode passar para o leite materno e causar efeitos colaterais em uma criança que é amamentada. Fale com o seu médico se você amamentar seu filho. Você pode precisar decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.
  • – Para idosos: Os idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos sedativos desta droga. Eles podem ser mais propensos a experimentar sonolência severa, alerta mental reduzida e confusão.
  • – Para crianças: Este medicamento não deve ser utilizado em crianças com menos de 2 anos de idade. Em crianças desta idade, esta droga pode causar respiração retardada o que poderia ser fatal. Deve-se também tomar precaução quando se administra este fármaco a crianças com idade superior a 2 anos. Este medicamento não deve ser utilizado em crianças que estejam a tomar outras drogas que possam causar respiração retardada. Algumas crianças que tomaram este medicamento nas dosagens recomendadas tiveram alucinações e convulsões. Se as crianças têm uma doença temporária, como um resfriado ou a gripe, e tomar este medicamento, o risco de contrações musculares involuntárias aumenta. Grandes doses desta droga em crianças podem causar morte súbita.

Fenergan preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 5 a 20 reais.

Mais informações

Fenergan é um medicamento que ajuda a tratar os sintomas de alergias de maneira eficaz, além de servir também para combater outros problemas que nos possam afetar. Use este medicamento conforme indicado por seu médico e tome cuidado ou evite sua administração à crianças.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • -1 não curtiram