Como tratar um nariz inflamado

Como tratar um nariz inflamado

Uma das maiores razões pelas quais um nariz pode ficar inflamado é devido ao uso incorreto de piercings. Uma infecção no lugar onde foi colocado o piercing no nariz é a maior causa das inflamações.

As infecções que geram o processo de inflamações por piercing no nariz são causadas por bactérias, fungos e outros microrganismos. As infecções geralmente resultam da falta de cuidados higiênicos no local do piercing, além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas ao material do piercing, o que também pode provocar uma inflamação.

Causas do nariz inflamado

Existem vários fatores que contribuem para uma infecção e, consequentemente, a inflamação do nariz. Estas incluem o seguinte:

Ferramentas para perfuração e piercing não esterilizados

A agulha de perfuração não esterilizada pode conter bactérias que podem causar uma infecção de deixar o nariz inflamado. Você deve garantir que todos os equipamentos de perfuração sejam completamente esterilizados usando álcool. As áreas ao redor do nariz também devem ser limpas usando um detergente antisséptico para matar as bactérias antes da sessão.

Tocar o piercing com as mãos contaminadas

As mãos estão constantemente contaminadas com diferentes germes, sendo assim, tocar a área perfurada antes de lavar as mãos pode transferir os germes para a área perfurada.

Você deve resistir às tentações de tocar o piercing com as mãos sujas. Você só deve tocar o piercing durante o tempo de limpeza e depois de lavar as mãos usando sabão antibacteriano e água corrente.

Fazer uso de piscinas públicas e banheiras de hidromassagem

Você pode notar que o piercing no nariz pode inflamar alguns dias depois de nadar em piscinas públicas contaminadas ou usando banheiras de hidromassagem. Tais instalações podem abrigar diferentes bactérias, fungos e outros microrganismos patogênicos que podem causar uma infecção. Cubra seu piercing com uma atadura à prova d’água se você tiver que usar essas instalações.

Usar o piercing errado

A escolha incorreta de uma joia de alguns materiais pode causar reação alérgica que pode desencadear uma infecção, atrasar o processo de cicatrização e causar a rejeição de seu piercing. O material usado para fazer a joia ou seu tamanho podem causar uma reação inflamatória seu corpo. Você precisa selecionar joias de alta qualidade.

Lesões no local do piercing

Uma lesão pode causar trauma em seu piercing que pode retardar o processo de cicatrização. Você deve ter muito cuidado ao participar de atividades esportivas de contato que podem prejudicar seu piercing.

Como tratar um nariz inflamado

É importante manter o piercing no nariz limpo. Você deve seguir as instruções de higienização fornecidas pelo profissional que lhe colocou o piercing de forma estrita para prevenir infecções, inflamações, rejeição e reduzir o período de cicatrização. No entanto, se o seu piercing já está inflamado, existem várias dicas de limpeza que você pode usar para controlar a inflamação. Veja algumas dicas importantes:

Lave bem suas mãos

Suas mãos devem estar limpas antes de tocar o piercing do nariz. Lave-as completamente usando sabão antibacteriano e água corrente. Seque-as usando uma toalha de papel limpa. Isso ajuda a evitar a transferência de germes de suas mãos para a área perfurada.

Prepare sua solução de limpeza

Prepare uma solução salina para lavar o local. Você também pode comprar uma solução de salina pronta em uma farmácia. Você só deve usar sal não iodado ao preparar a solução. Limpe o piercing do nariz duas vezes ao dia.

A solução salina é efetiva para limpar rapidamente um piercing no nariz inflamado. Isso ajuda a matar os microrganismos que causam a infecção.

Alternativamente, você pode preparar uma solução antisséptica adicionando alguma solução antibacteriana de sabão em água antes de limpar. Esta solução também ajuda a matar as várias bactérias que causam uma infecção em seu piercing.

Use um cotonete ou uma gaze estéril na solução de limpeza

Depois de embeber o cotonete ou gaze na solução de limpeza, esfregue-o ao redor da área perfurada por alguns minutos. Continue a limpar o piercing regularmente até que ele tenha cicatrizado. Evite a limpeza excessiva, pois pode atrasar o processo de cicatrização.

Remova todas as crostas

Certifique-se de que as crostas que se acumulam ao redor da joia sejam removidas, até mesmo na parte interna da narina, em casos de nariz inflamado por dentro. Limpe superfície externa e a superfície interna do nariz. Você sempre deve ser delicado ao remover a crostas.

Enxágue seu piercing

Usando água limpa e morna, enxágue o nariz para garantir que todos os resíduos de sabão ou sal sejam removidos. Os cristais de sal podem causar irritação quando deixados no piercing.

Sinais de cicatrização e melhora do nariz inflamado

O processo de cura da inflamação no nariz varia de uma pessoa para a outra. Algumas pessoas podem levar 1-3 meses para curar completamente. Os bons cuidados com o piercing do nariz ajudam a promover o processo de cicatrização, prevenindo infecções que podem retardar a cicatrização. Lesões podem causar trauma em seu piercing, o que também pode retardar o processo de cicatrização.

Quando o piercing fica seco e acompanhado de prurido, pode ser o primeiro sinal de cura. No entanto, nem todos os pruridos indicam um processo de cicatrização. A coceira também é sinal de melhora de uma infecção.

Você precisa estar atento ao observar os outros sinais de uma inflamação, como vermelhidão, inchaço e sensibilidade. O processo de cicatrização passa por vários estágios, conforme descrito abaixo:

Estágio 1

Os primeiros dias da sessão de perfuração são conhecidos como fase inflamatória. Você pode experimentar dor no local do piercing nesta fase. Durante este estágio, o piercing pode causar sangramento normal e inchaço. As plaquetas sanguíneas e o plasma penetram na ferida para formar um coágulo que pára o sangramento.

Estágio 2

Esse processo pode demorar várias semanas ou meses. O corpo produz colágeno ou proteínas para curar a ferida. Novas células da pele começarão a se formar nas bordas em direção às partes internas. O processo de cicatrização inicial estará completo no final desta fase.

Estágio 3

Esta é a última etapa do seu processo de cura. Você pode notar presença de descarga branca que são produzidas por glândulas de óleo para hidratar o local do piercing. No entanto, o processo de cicatrização dependerá da forma como você realiza o cuidado do piercing no nariz. Outros fatores, como habilidades e experiência dos perfuradores, podem determinar o processo de cicatrização.

Mais informações

Infelizmente as infecções e inflamações no nariz ou em qualquer outra região do corpo devido ao uso de piercings são bastante comuns. Se você estiver com um piercing recente ou está pensando em colocar um, cuida devidamente do mesmo para evitar esses problemas que podem causar uma complicação grave.

  • nariz inflamado por dentro
  • nariz inflamado
  • remédio caseiro para nariz inflamado
  • nariz inflamada por dentro
Este artigo te ajudou?
  • +42 curtiram
  • -19 não curtiram