Como os radicais livres podem nos prejudicar?

Davi Dicas Saúde 28-02-13 curiosidades, Saúde e Bem Estar comentários

Como os radicais livres podem nos prejudicar?

Os radicais livres são conhecidos à muito tempo, e a maioria das pessoas sabem que eles prejudicam a saúde, mas a verdade é que as pessoas não sabem como os radicais livres podem nos prejudicar.

A verdade é que os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento, e por muitas outras enfermidades.

Por um processo oxidativo do oxigénio, os radicais livres danificam as células e se transformam em uma espécie de reação em cadeia, e essa reação pode ser interrompida apenas por antioxidantes.

O processo é o mesmo que vemos em um metal que esta enferrujando, tudo acontece gradualmente, vai oxidando e destruindo tudo em seu caminho.

O processo de oxidação ocorre quando um radical livre rouba um electrões para uma molécula modificando-a. Os radicais livres podem atacar diferentes partes de uma célula, incluindo o DNA. Quando atinge o DNA, o corpo não conegue gerar uma nova célula para substituir a anificada, por isso o seu corpo envelhece precocemente.

Efeitos dos radicais livres

O problema surge quando o organismo recebe uma grande quantidade de radicais livres e não existem antioxidantes suficientes para combater os radicais livres, e isso causa sérios problemas para a saúde das pessoas. Toxinas como fumaça de cigarro, pesticidas, álcool ou poluição das cidades é que causa um aumento de radicais livres no organismo das pessoas.

Se o seu organismo não esta preparado para combater os radicais livres, ou seja, se o seu corpo não possui uma quantidade de antioxidantes suficiente, isso vai acabar causando doenças crônicas como câncer, problemas cardíacos, mal de Alzheimer, doença inflamatória, doença degenerativa do olho e doença de Parkinson.

Por outro lado, um excesso de radicais livres na pele, devido a diversos fatores, como por exemplo, a exposição desprotegida e excessiva à luz solar, pode causar o envelhecimento precoce da pele. Isto aconetece porque os radicais livres prejudicam a elasticidade da pele e o suporte da mesma.

Como evitar os radicais livres?

A principal forma de evitar os radicais livres é a alimentação. Procure comer alimentos ricos em antioxidantes para eliminar todos os radicais livres presentes no seu organismo, e eliminar os novos radicais livres.

Coma frutas e verduras, beba bastante água, procure tomar ar fresco e tenha hábitos saudáveis ​​para combater a formação de radicais livres, nós não podemos eliminar totalmente os radicais livres, mas podemos evitar 99% os seus danos à saúde.

Este Post te ajudou?
  
  • como os radicais livres podem prejudicar nosso organismo
  • radicais livres prejudicam o organismo
  • no que os radicais livres prejudicam o organismo
  • muito já se tem falado e escrito a respeito dos radicais livres. No que eles prejidicam prejudicam o organismo?
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: