Como encurtar o período de menstruação

Como encurtar o período de menstruação

Os períodos menstruais são bem chatos, porém são uma parte natural de toda mulher. É uma maneira que o corpo tem de mostrar que o sistema reprodutor está funcionando corretamente. Não menstruar só indica que você tem um estilo de vida pouco saudável que poderia estar abaixo do peso, ou estar com sobrepeso, se exercitar mais do que seu corpo aguenta. Essas são situações que você deve resolver consultando seu médico ou simplesmente melhorando seus hábitos alimentares e diminuindo o ritmo de sua rotina de exercício.

Agora se você faz parte do grupo das que sofrem com períodos longos, saiba que há maneiras de encurtar a duração de seu m . Continue lendo e aprenda algumas dicas.

Hábitos para encurtar o período menstrual

como encurtar o período de menstruacao

1 Aproveite o calor a seu favor: colocar uma bolsa de água quente na pélvis ou um banho quente pode ajudar a relaxar os músculos pélvicos e dilatar os vasos sanguíneos, que podem estimular o fluxo sanguíneo e assim acelerará seu período.

– Lembre-se que durante o banho quente deixe a água cair por alguns minutos na região abdominal. Isso ajudará a melhorar a cólica e seu fluxo pode aumentar o que é perfeitamente normal.

2 Se exercitar todos os dias: se exercitar durante o período aliviará os sintomas pré-menstruais como o inchaço, a fadiga e o mau humor. Muitas mulheres disseram que o exercício físico regular também ajuda a aliviar a sensação de estômago pesado e a duração dos períodos a longo prazo.

– Porém o exercício físico em excesso ou mais do que o corpo esta acostumado pode mudar completamente o ciclo menstrual. Muitas vezes, as ginastas não menstruam, porque se exercitam demais. Claro que você não deve se exercitar demais. E também não deve se exercitar com o intuito de parar de menstruar. O exercício regular pode trazer muitos benefícios.

3 Experimente a acupuntura: a acupuntura é uma das práticas de cura mais antigas do mundo e serve para tratar uma diversa gama de doenças físicas usando pontos de pressão em vez de medicamentos. Ter uma sessão de acupuntura periodicamente te ajudará a regular o ciclo e aliviará as mudanças de humor, as cólicas e os demais sintomas pré-menstruais.

– Também é muito boa para combater o estresse, alguns creem que esta técnica poderia encurtar o período menstrual. Lembre-se de consultar seu médico antes de experimentar a acupuntura.

4 Ter relações sexuais: novos estudos afirmam que os orgasmos podem limitar a duração do período menstrual, como? Os orgasmos produzem espasmos musculares que por sua vez faz com o que o sangue do útero saia mais rapidamente. Pode soar um pouco nojento, porém vale apena tentar.

– De todo modo, a maioria das mulheres tem um maior desejo sexual durante o período. Espere até o terceiro dia (quando seu fluxo for menos abundante).

-Pode ser menos provável que você possa acabar gravida durante o período, porém nunca faça sexo sem proteção, não se esqueça de que além de evitar uma gravidez indesejada, estará evitando contrair alguma DST (doença sexualmente transmissível).

Se alimente e beba de outra forma

como encurtar o período de menstruacao

1 Tome muita água: ficar desidratada durante o período menstrual pode aumentar o inchaço e os demais sintomas pré-menstruais desagradáveis. Trate de beber mais água do que o habitual durante esses dias para combater os sintomas.

– Reduza sua ingestão de cafeína, álcool e sódio, somente por esses dias. Já que desidratarão seu corpo. Se os consumir, compense tomando muita água.

2 Tomar mais chá: está tentando lutar contra a vontade de consumir cafeína e ficar longe dos refrigerantes e do café? Tome chá! Além de te manter ativa, pesquisas asseguram que é bom para a cólica também.

– O chá é o melhor depois da água. Se você não gosta de tomar muita água, opte por chá. Além de te manter hidratada, também está vinculado com propriedades que combatem o câncer, as doenças cardiovasculares, o diabetes, ajudam a perder peso, a baixar o colesterol e a estar mais alerta a nível mental.

3 Consuma mais vitamina C: ingerir muita vitamina C pode privar o útero de progesterona, o qual decompõe as paredes uterinas. Assim seu período poderia acelerar e você se esqueceria dele rapidamente. Abaixo vamos mostrar uma pequena lista dos alimentos com o maior teor de vitamina C:

– melão
– Frutas e sucos cítricos, tais como a laranja e a toranja
– kiwi
– Manga
– Mamão papaia
– Abacaxi
– Morangos, mirtilo azul, mirtilo vermelho
– Melancia

4 Consuma certos alimentos que ajudam a encurtar o período menstrual: acabe com as cólicas e dos outros problemas causado pela menstruação com ajuda de sua alimentação. Os alimentos da seguinte lista estão cheios de minerais, ômega 3 e antioxidante que reduzem a dor e encurtam a duração do período:

– Endro
– Aipo
– Sementes de sésamo
– Salmão
– Chocolate preto
– Salsa
– Húmus

5 Evite os laticínios, a cafeína, o açúcar, o álcool e as carnes vermelhas: todos estes alimentos produzem cólicas e mal estar estomacal, além de estresse e ansiedade (ao menos a cafeína). Para prevenir, evite-os durante seu período menstrual.

– Se você necessita desesperadamente por alguns destes alimentos opte pelo chocolate preto tem o açúcar que seu corpo tanto pede, mas é mais natural, enquanto que o vinho tinto possui propriedades benéficas para o coração e antioxidantes que lutarão a seu favor.

Encurtar a menstruação com medicamentos

como encurtar o período de menstruacao

1 Considere a possibilidade de tomar anticoncepcionais: os anticoncepcionais suprimem a fertilidade do organismo e eliminam a menstruação temporariamente. Algumas mulheres os tomam unicamente para encurtar a duração e a frequência do período menstrual. Consulte com seu médico para determinar se os anticoncepcionais são seguros para você.

– A quantidade de períodos menstruais que terá ao longo do ano dependerá do tipo de anticoncepcional que irá tomar.

– Para algumas mulheres os anticoncepcionais podem causar um sangramento inesperado entre um período e outro.

2 Leve em conta outros métodos contraceptivos: quase todos os métodos (o hormonal, implante, injeção, a pílula, adesivo e o anel) podem reduzir a duração do período menstrual. Não farão desaparecer de imediato, mas podem evitar a aparição de problemas depois. Consulte seu médico para que ele lhe explique detalhadamente estes outros métodos contraceptivos e escolha o melhor para o seu caso.

– Se por algum motivo você não quiser mais menstruar, muitas mulheres disseram que seus períodos diminuíram bastante ou até mesmo acabaram durante um ano aproximadamente depois de tomar a injeção.

3 Tome analgésicos: além de combater a dor e o desconforto de cada mês, os AINEs (antiinflamatórios não esteroides) como o ibuprofeno e o naproxeno podem reduzir o sangramento uns 20% a 50%. Tome um antes de ir dormir para ter uma melhor noite de sono.

– Leia a bula e siga as instruções para saber a quantidade que deve tomar. As doses de ibuprofeno ou Motrin para os adultos pode ser de 200 a 400 mg por via oral cada 4 a 6 horas, caso seja necessário.

4 Tome cálcio e vitamina D para ajudar a enfrentar os sintomas pré-menstruais. Alguns médicos especialistas dizem que a deficiência de cálcio e vitamina D pode piorar esses sintomas. Se estiver preocupada de não estar obtendo estes nutrientes direito, você pode optar por tomar um multivitamínico diariamente ou mudar seus hábitos alimentares para que inclua mais alimentos cheios de vitamina D e cálcio.

– O Leite, a couve, o iogurte, tofu e as sardinhas são fontes ricas de cálcio.

– Para obter mais vitamina D, incorpore mais peixe (especialmente peixe cru), ovos, laticínios, ostras, cogumelos e cereais fortificados a sua alimentação.

Também poderá tomar um suplemento de óleo de fígado de bacalhau, porque contém tanto vitamina A como vitamina D.

5 Informe ao medico sobre seus ciclos abundantes (menorragia): Todas as mulheres querem um período mais curtos, mas para algumas, isso pode ser uma necessidade médica. A menorragia é uma afecção em que a mulher experimenta períodos longos ou abundantes. O excesso de sangue causado pela menorragia pode produzir anemia, falta de ar, fadiga e sono interrupto. O tratamento que será necessário dependerá da causa do sangramento anormal.

Algumas opções para o tratamento são os remédios AINEs (antiinflamatórios não esteroides) como o ibupreno, a terapia hormonal ou os medicamentos coagulantes.

Para determinar se seu sangramento é anormalmente abundante observe os seguintes sintomas:

– O sangramento encharca o absorvente interno ou o absorvente higiênico a cada hora.
– Os períodos duram mais de 7 dias.
– Você percebe coágulos de sangue na menstruação.
– Se estiver com alguns desses sintomas, fale com seu médico ginecologista. Ele pode prescrever medicamentos de imediato para você voltar a ter um período normal e manter a saúde.

Mais informações

– Os anticoncepcionais não protegem contra as DSTS (doenças sexualmente transmissíveis). Mesmo que você tome qualquer tipo de anticoncepcional, deve praticar suas relações sexuais sempre com preservativo.

– Consulte seu médico antes de tomar e adicionar alguma vitamina ou suplemento em sua alimentação, sobre tudo se tomar algum outro medicamento.

– Os anticonceptivos podem produzir muitos efeitos secundários adversos, por exemplo, o aumento de peso (é o mais comum) o aumento da pressão arterial. Antes de começar a toma-los (por alguma razão) avalie se os benefícios superam os riscos potenciais.

  • extração menstrual
  • como encurtar meu periodo menstrual
  • encurtar periodo menstrual
  • encurtar menstruação
Este artigo te ajudou?
  • +66 curtiram
  • -17 não curtiram