Ciclopirox Olamina contra micoses de pele

Ciclopirox Olamina contra micoses de pele

O Ciclopirox olamina é um medicamento destinado ao tratamento de infecções na pele causadas por fungos (micoses tópicas). O ciclopirox é um produto com ação comprovada para combater tínea pedis, tínea corporis, tínea cruris, tínea versicolor, candidíase cutânea e dermatite seborreica.

Ciclopirox olamina para que serve

Trata-se de um fungicida (substância que destrói fungos) de espectro amplo de uso tópico, com poder alto de penetração. É muito eficaz contra praticamente todos os agentes patógenos que causam micoses superficiais na pele, e seu tempo médio de início de ação é de 6 horas após aplicação.

Ciclopirox Olamina contra micoses de pele

Ciclopirox olamina bula

Composição de Ciclopirox olamina (creme) pote com 20 gramas

Cada grama do creme dermatológico contém:

  • – Ciclopirox olamina …….. 10 mg
  • – Veículo q.s.p. ………… 1 g
  • *(ácido láctico, álcool benzílico, álcool cetoestearílico, miristato de isopropila, monoestearato de dietilenoglicol, polissorbato 60, propilenoglicol, triglicerídeo de ácidos cáprico e caprílico e água purificada)

Composição de Ciclopirox olamina (solução) frasco com 15 ml

Cada mL da solução tópica contém:

  • – Ciclopirox olamina ………… 10 mg
  • – Veículo q.s.p. ……………. 1 mL
  • *(álcool isopropílico, glicerol, metilparabeno, polissorbato 80, propilparabeno, água purificada)

Ciclopirox olamina Posologia

O ciclopirox olamina deve ser aplicado 2 vezes por dia sobre a região da pele afetada friccionando de forma suave. O tratamento deve prosseguir até o desaparecimento dos sintomas (normalmente 2 semanas) e para prevenir uma recorrência, recomenda-se a aplicação por 1 ou 2 semanas a mais após o desaparecimento dos sintomas.

Informe seu médico se não houve melhora após 4 semanas.

As medidas higiênicas complementares recomendadas pelo médico devem ser rigorosamente observadas para desaparecimento da micose.

*Não há estudos dos efeitos de ciclopirox olamina administrada por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia de ciclopirox olamina, a administração deve ser somente por via tópica, conforme recomendado pelo médico.

Ciclopirox Olamina contra micoses de pele

Precauções e advertências de Ciclopirox olamina

As medidas adicionais de higiene recomendadas pelo médico devem ser cuidadosamente seguidas.

Grupos especiais

  • – Pacientes idosos: Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.
  • – Crianças: O uso em crianças abaixo de 6 anos deve ser restrito a indicações absolutamente necessárias e a critério médico.

Uso de Ciclopirox olamina na gravidez e amamentação

Informe seu médico caso ocorra gravidez durante o tratamento ou após seu término. Também o informe caso esteja amamentando. Usar ciclopirox olamina durante a gravidez deve ser feito sob estrita indicação médica.

O uso de ciclopirox olamina só deve ser considerado durante a gravidez ou amamentação se for absolutamente essencial.

Este fármaco não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Informe a seu médico se você está fazendo o uso de algum outro medicamento. Não use nenhum tipo de medicamento sem conhecimento do seu médico. Isso pode ser prejudicial para sua saúde.

Mais informações

  • – Não há experiência de superdose com preparações contendo ciclopirox. No entanto, não se espera que ocorram efeitos relevantes se ciclopirox olamina for aplicada a grandes áreas ou usada muito frequentemente.
  • – O ciclopirox olamina é geralmente bem tolerado. Avise o médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: prurido (coceira) ou uma leve sensação de queimação e raramente dermatite alérgica de contato (reação alérgica da pele ao medicamento).
  • – Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
  • – O Ciclopirox Olamina também pode ser encontrado em forma de shampoo para eliminar fungos no couro cabeludo e que podem acabar causando queda excessiva dos fios

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • -1 não curtiram