Benefícios do wasabi para a saúde

Benefícios do wasabi para a saúde

Os benefícios para a saúde do wasabi incluem proporcionar um risco reduzido de câncer e doenças cardíacas, bem como devido a suas propriedades anti-inflamatórias que são ótimas para articulações e músculos. Também ajuda a se defender contra infecções bacterianas no corpo e na boca e pode até reduzir os efeitos irritantes das alergias sazonais. Esta planta potente pode ser usada para tratar problemas respiratórios, e sua riqueza de antioxidantes ajuda a melhorar o sistema imunológico e pode auxiliar na remoção de toxinas nocivas do corpo.

O que é wasabi?

O wasabi não só tem um sabor poderoso, ele também tem efeitos poderosos sobre a nossa saúde geral! Esse tempero é feito de uma planta chamada wasabia japonica, e é membro da família da couve e o brócolis.

Geralmente é encontrado na culinária japonesa, e é um alimento básico tradicional desse país. Também é cultivado principalmente lá, porque é muito difícil cultivar. Mesmo no Japão, existem apenas algumas áreas do país onde ocorre o cultivo em larga escala de wasabi, principalmente em vales de rios montanhosos ou canais de rios.

O sabor potente do wasabi é semelhante à mostarda, e é mais comumente usado como condimento. Uma vez que tem um sabor forte e único, geralmente é consumido sendo diluído no molho shoyo, e não agrada muitas pessoas.

Seu cheiro poderoso é derivado de uma parte específica da composição química da planta, enquanto o sabor provém de compostos de isotiocianato da planta. Esses produtos químicos funcionam como um mecanismo de defesa contra predadores que tentam consumir a planta, mas não funcionou muito bem em humanos! Esses produtos químicos de também têm um forte impacto nos benefícios do wasabi para a saúde.

Toda a planta é usada para várias finalidades, e os chefs podem comprá-la como uma raiz a ser preparada, ou como um pó, que é um pouco mais fácil de usar. Os consumidores normais geralmente podem comprar tubos de wasabi que estão prontos para usar na sua cozinha.

Propriedades do wasabi

Embora possa ser pouco consumido, o wasabi em suas várias formas pode ser uma adição poderosa à sua dieta. Ele contém fibra, proteína e é uma grande fonte de energia. Em termos de minerais, contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco, que são todos elementos naturais e necessários em nossa dieta equilibrada.

É também rico em vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, folato, vitamina A e vitamina B6. A planta também possui altos níveis de certos antioxidantes, como isotiocianatos, que são ótimos para a nossa saúde.

Benefícios do wasabi

1 – Previne o câncer

A adição regular de wasabi à dieta pode prevenir certos tipos de câncer. Os nutrientes mais notáveis ​​e benéficos encontrados nesse tempero são os antioxidantes isotiocianatos. Estes se formam a partir de glucosinolatos após a planta ser colhida ou cortada.

Os vários antioxidantes de isotiocianato são muito benéficos na eliminação de radicais livres em todo o corpo. Estudos têm demonstrado que uma forma de isotiocianato no wasabi, o 6-MITC, mostrou-se claramente que inibe a expansão da leucemia e das células de câncer de estômago. Na verdade, promove a apoptose (morte celular) dentro de 24 horas após o consumo. O uso de wasabi pode prevenir o crescimento de tumores, mesmo em um tamanho pré-clínico ou pré-tratamento.

Estudos semelhantes descobriram que o 6-MITC é igualmente eficaz contra o câncer de mama e as células de melanoma, levando muitos pesquisadores a apoiar que o wasabi seja um pequeno método preventivo contra múltiplos tipos de câncer. Pesquisas em relação à sua força contra outros tipos de câncer ainda estão em andamento.

Somente o wasabi genuíno possui diversos isotiocianatos que podem combater uma ampla gama de condições cancerígenas. Se você quer prevenir o câncer através de mudanças na dieta, use apenas um wasabi verdadeiro, que pode ser mais caro e difícil de encontrar.

2 – Bom para a saúde Cardiovascular

Outra razão popular para adicionar wasabi mais regularmente a sua dieta é para prevenir problemas cardiovasculares. Essa planta possui propriedades anti-hipercolesterolêmicas que ajudam na redução dos níveis elevados de colesterol no corpo humano, acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

Os isotiocianatos no wasabi fazem mais do que prevenir o câncer. Eles também têm efeitos inibitórios na agregação plaquetária. A agregação de plaquetas é basicamente o agrupamento de plaquetas sanguíneas em um trombo, ou coágulo de sangue. Esses coágulos são as principais causas de acidentes vasculares cerebrais e outras crises cardiovasculares. Ao quebrar e inibir a formação desses coágulos em todo o corpo, ele efetivamente reduz seus riscos para doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

3 – Combate a artrite e inflamação

O wasabi, também mostrou ser útil para reduzir os casos de inchaço nas articulações, inflamação e pode até mesmo tratar os efeitos da artrite. Mais uma vez, os poderosos compostos antioxidantes isotiocianato demonstraram reduzir a inflamação das articulações, ligamentos e músculos que podem contribuir em casos de artrite e dor nas articulações.

Estudos sugerem que o wasabi ajuda a manter a integridade óssea em seres humanos e pode ajudar a reduzir o risco de osteoporose.

4 – Efeitos antibacterianos

Os poderosos e naturais componentes do wasabi também demonstraram combater infecções bacterianas. Em um estudo recente das propriedades antibacterianas de vários alimentos e vegetais, o wasabi ficou como o alimento antibacteriano mais bem sucedido contra E. coli e Staphylococcus aureus (infecções por Staph).

Isso significa que a intoxicação alimentar e outros problemas podem ser prevenidos mantendo níveis de isotiocianatos na dieta através do consumo de wasabi.

5 – Cuida do sistema respiratório

O consumo de wasabi pode ser uma grande defesa contra certos agentes patogênicos das vias respiratórias. O componente do wasabi, que causa uma reação tão poderosa nas passagens e seios nasais, pode inibir ativamente a proliferação de patógenos do trato respiratório, como aqueles que causam gripe e pneumonia.

O cheiro e a sensação que fica no nariz depois de comer wasabi podem ser fortes, mas são muito bons para sua saúde e bem-estar. Ele limpa os seios nasais e isso muitas vezes pode ajudar as pessoas que sofrem de alergias sazonais, ou mesmo o resfriado comum, para estimular os seios e abrir as vias nasais para aumentar o fluxo de ar.

6 – Desintoxicantes

Wasabi é um desintoxicante natural, pois ajuda o fígado a se livrar de toxinas e substâncias cancerígenas que possam estar em seu corpo.

7 – Previne cáries

Devido à sua capacidade de eliminar bactérias, é um agente antimicrobiano natural, que também pode ajudar a prevenir a cárie dentária, destruindo as bactérias que podem causar isso.

Wasabi faz mal?

Embora os benefícios para a saúde do wasabi são ótimos, há uma coisa muito importante a lembrar. Se você consumir muito wasabi, isso pode realmente trazer problemas a seu fígado. Esse condimento tem um componente químico chamado hepatotoxina, que é bom em pequenas doses, mas em excesso no corpo, o fígado não poderá processar essa toxina, o que pode causar danos graves ao órgão.

O wasabi também pode ser alérgico, especialmente se você está consumindo-o pela primeira vez.

Mais informações

O wasabi é um condimento típico do Japão, que tem um sabor forte e vários benefícios para a saúde. No entanto, assim como outros alimentos, seu consumo em excesso deve ser evitado, uma vez que pode trazer graves prejuízos ao fígado.

  • wasabi faz mal
  • wasabi faz mal?
  • comer assabe
  • wasabi saude
Este artigo te ajudou?
  • +35 curtiram
  • -3 não curtiram