Benefícios do óleo de abacate para a saúde e beleza

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 18-04-16 Abacate, oleo abacate, óleo de abacate comentários

O abacate, além de ser uma fruta deliciosa e nutritiva, rica em gorduras boas para a saúde, é usado também para cuidar da beleza. Existem muitas receitas caseiras que usam essa fruta em máscaras para a pele ou cabelos, mas existe uma outra opção para usar nessas receitas: o óleo de abacate. Trata-se de um produto natural que você pode aplicá-lo em seu corpo para obter uma hidratação natural da pele, entre muitos outros benefícios que você vamos conhecer hoje.

O abacate, é uma fruta equilibrada do ponto de vista de ácido/alcalino, sendo rica em ferro, cobre, fósforo, potássio, beta-caroteno, ácido fólico, vitaminas B, E, K, antioxidantes e gorduras boas, também é utilizado como um óleo com vários benefícios para cuidar do corpo de maneira natural.

O óleo de abacate é extraído a partir da polpa da fruta. Pode ser usado tanto para cozinhar como produzir cosméticos. É tão nutritivo como o azeite de oliva e tem grandes quantidades de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados.

O óleo de abacate é um óleo grosso penetrante, que é absorvido muito rapidamente, e que se adapta a todos os tipos de pele. Esse óleo é geralmente usado ​​como uma máscara para o cabelo, mas também pode ser usado em uma massagem corporal para o relaxamento muscular.

Benefícios do óleo de abacate

Rico em antioxidantes

Tanto o abacate como seu óleo são cheios de diferentes tipos de antioxidantes como vitamina C, vitamina E e beta-caroteno. Estes antioxidantes ajudam a combater os radicais livres dentro do corpo que podem desenvolver doenças diferentes que variam de artrite, doenças do olho, como catarata e até mesmo câncer, também ajudam a baixar a pressão arterial elevada.

Protege o sistema cardiovascular

Talvez o principal benefício do óleo de abacate seja proteger o sistema cardiovascular. A elevada quantidade de ácido oleico desse óleo é o que favorece este benefício. O ácido oleico inibe a absorção de colesterol e triglicéridos presentes nos alimentos que comemos. Reduzir as quantidades de colesterol e triglicéridos no sangue impede o bloqueio das artérias.

Além disso, o ômega-6 e ômega-3 presente no óleo de abacate em conjunto com a vitamina E, têm propriedades antioxidantes que protegem as artérias eliminando os radicais livres e depósitos de colesterol, o que mantém o sistema arterial em plena saúde.

Estudos mostram que o consumo de óleo de abacate reduz significativamente o risco de desenvolvimento de doença cardíaca e trombose arterial.

Remineralizante

A presença de sais minerais, tais como o magnésio, o ácido fólico ou o potássio é necessário para a manter a saúde. O óleo de abacate fornece grande parte desses minerais. Por exemplo, o magnésio é necessário para o sistema nervoso e muscular. Enquanto o ácido fólico é essencial para mulheres grávidas e o potássio é usado numa série de reações bioquímicas no metabolismo.

Cuida da pele

A vitamina A e vitamina D têm propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas que fornecem grande ajuda para curar feridas, impedir o desenvolvimento da acne e dermatite, e melhorar a cicatrização da pele. Estudos têm demonstrado que a aplicação do óleo de abacate na pele reduz as imperfeições causadas pela idade, como linhas de expressão e rugas.

Hidrata o cabelo

Os ácidos graxos essenciais como ômega-3 e ômega-6, são responsáveis ​​por essa propriedade. Eles ajudam a manter a membrana plasmática das células saudáveis ​​e reforçadas, o que promove a conservação dos níveis de hidratação.

O óleo de abacate se destaca por ser um bom regulador do pH no cabelo, porque é muito equilibrado. Ele tem uma alta concentração de sais minerais, tais como potássio, ferro e fósforo. Também é rico em vitaminas e antioxidantes, que são essenciais para o cabelo saudável.

Contra-indicações do óleo de abacate

Algumas pessoas podem ter reações alérgicas ao óleo de abacate. Os sintomas podem incluir vômitos, urticária e erupção cutânea.

Antes de usar o óleo de abacate é melhor realizar um teste para determinar se você tem alergia a esse produto. Para isso, você deve aplicar duas ou três gotas de óleo de abacate sobre a pele, de preferência, no braço, e esfregar. Se depois de um dia nenhum efeito se manifestar, você pode fazer livremente uso de óleo de abacate.

Mais informações

O óleo de abacate é realmente um produto muito bom para se ter em casa, pois ajuda a cuidar da saúde, além do cabelo e pele. Você pode optar por fazer o óleo de abacate em casa, mas o melhor mesmo é que seja comprado o produto prensado a frio.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: