Benefícios do centeio

Davi Alimentos Saudáveis 05-07-13 Alimentos saudáveis, Destaque comentários
beneficios do centeio

Benefícios do centeio

O centeio pertence à família do trigo e cevada, e possui um sabor delicado e profundo. O cultivo desta planta é realizado a fim de extrair seus grãos para produzir a farinha de centeio, que são utilizadas para fazer bolos. Além disso, o centeio é utilizado para produzir bebidas como a cerveja e destilados como o whisky e a vodka.

O centeio traz muitos benefícios para a saúde, então hoje você vai conhecer quais são os benefícios do centeio para a saúde.

Benefícios de centeio

Menopausa

Consumir o centeio é muito benéfico para aquelas mulheres que estão na menopausa, nessa fase da vida, infelizmente o risco de doenças cardiovasculares e hipertensão arterial aumenta, e o centeio ajuda a prevenir esses problemas.

Controle do diabetes

Consumir o centeio é muito bom, tanto para aqueles que querem prevenir a diabetes quanto para aqueles que sofrem desta doença e desejam mantê-la sob controle. Alguns dos componentes de centeio ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrado.

Ao mesmo tempo é uma fonte rica em magnésio, torna-se um elemento importante em várias reações enzimáticas do organismo, por exemplo, a utilização de glicose pelo organismo e a produção de insulina. Assim também ajuda a controlar a diabetes tipo 2.

Perder peso

O centeio é um ótimo aliado para quem esta se submetendo a dietas para perder peso, pois ele é uma importante fonte de fibra alimentar, que ajudam a eliminar rapidamente as toxinas do corpo. Um estudo na Universidade de Lund, na Suécia, mostrou que o centeio acelera o metabolismo, favorecendo a perda de peso.

Consumindo os pães de centeio, você vai notar uma sensação de saciedade muito grande, evitando que você consuma grandes quantidades de alimentos, o mais recomendado é que você coma um pão de centeio 10 minutos antes do almoço.

Precauções

Mesmo que o centeio traga muitos benefícios para a saúde, nem todas as pessoas podem consumi-lo. Pessoas intolerantes ao glúten não devem consumir o centeio antes de consultar um médico, os níveis de glúten são baixos, mas não estão ausentes.

Também as pessoas que sofrem de flatulência e problemas de inchaço devem consumir o centeio com muita moderação.

Receita simples de pão de centeio

Então eu vou compartilhar uma receita simples de pão de centeio, que pode facilmente ser feita em casa.

É importante saber que, já que os níveis de glúten são baixos, você não terá um pão esponjoso e com grande migalha como o pão de farinha de trigo, e sim um pão mais massudo e pesado.

Para fazer o pão de centeio, você pode comprar a farinha de centeio em qualquer loja de alimentos saudáveis.

Ingredientes

300 g de farinha de centeio.
250 ml de água morna.
3 colheres de sopa de óleo
6 gramas de fermento fresco.
6 gramas de sal.

Procedimento

Coloque o fermento com 1 colher de sopa de sal em um recipiente de plástico e acrescente um pouco de água morna. Quando a mistura fermentar, coloque a farinha de centeio em uma tigela e faça um furo no meio e coloque as 3 colheres de sopa de óleo e a mistura de fermento com sal. Mexa muito bem até que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

Enquanto vai misturando a massa, misture 1 colher de sal com a água morna e vá acrescentando a água salgada na mistura pouco à pouco, até que seja possível modelar a massa facilmente. Depois espalhe um pouco de farinha de centeio em uma superfície lisa e continue misturando a massa sobre essa superfície.

Deixe a massa no formato que desejar e coloque em uma forma que possa ser colocada no forno, antes de colocar a massa no forno você deve passar manteiga ou óleo na forma, para que a massa não grude enquanto assa. Deixe assar por cerca de 20 a 25 minutos em uma temperatura baixa.

Depois do tempo, se você notar que o pão ainda está cru, deixe por mais 5 minutos na mesma temperatura.

Este Post te ajudou?
  
  • farinha de centeio
  • centeio beneficios
  • benificios do centeio
  • pão de centeio beneficios
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: