Benefícios de consumir alimentos com selênio

Davi Dicas Saúde 08-07-13 Destaque, Dicas Saúde, Saúde e Bem Estar comentários
benefícios de consumir alimentos com selênio

Benefícios de consumir alimentos com selênio

A comida é a base de uma vida saudável, juntamente com um bem-estar mental e espiritual, e a prática exercícios físicos regulares, tudo isso é essencial para ter uma ótima qualidade de vida. Por esta razão, é necessário ter uma dieta equilibrada, estar bem hidratado e praticar exercícios todos os dias. Por isso, hoje você vai conhecer os benefícios de incluir alimentos com selênio na dieta.

O que é selênio?

O selênio é um mineral que é encontra naturalmente no solo e na água, então assim é transmitido para alguns alimentos. Os seres humanos precisam apenas de pequenas quantidades deste mineral para fazer com que nosso corpo funcione corretamente.

Por que consumir o selênio?

Um dos principais benefícios do selênio em nossa dieta são suas propriedades antioxidantes, que ajuda a prevenir doenças cardíacas e vários tipos de câncer.

Por outro lado, pessoas com uma deficiência de selênio ficam mais expostas a doenças como HIV, doença de Crohn e algumas outras doenças.

Mas você deve ficar sempre atento, pois a quantidade recomendada de selênio não pode exceder 400 microgramas por dia em pessoas adultas.

Agora, as pessoas que tem problemas gastrointestinais podem ter dificuldades para absorver todos os nutrientes dos alimentos, nestes casos você deve consumir uma dose extra de selênio, e de outros nutrientes. Consumindo uma maior quantidade de nutrientes você vai conseguir manter seu corpo saudável. Mas lembre-se, somente as pessoas com dificuldades para absorver nutrientes devem reforçar a alimentação.

Efeitos colaterais do selênio

Em doses normais, uma vez que é parte de uma grande quantidade de alimentos que ingerimos normalmente, existem benefícios múltiplos de selênio na dieta e sem efeitos colaterais. Mas se seu uso for excessivo pode causar mau hálito, febre, náuseas e câncer de pele mesmo, fígado, rim e problemas cardíacos.

O selênio interage com medicamentos, se for consumido em altas doses você deve ter cuidado com antiácidos, corticoesteróides, niacina, redutores de colesterol e pílulas anticoncepcionais.

Por outro lado, um estudo inconclusivo queria provar que 200 microgramas de selênio por dia poderá aumentar para 50% de chances de ter diabetes tipo 2.

Alimentos que contêm selênio

Os alimentos ricos em selênio são:

Castanha do Brasil
Sementes de girassol
Peixes (como atum, sardinha, salmão)
Mariscos (ostras, mexilhões, lulas)
Carne vermelha
Carne branca
Ovos
Cogumelos e fungos (cogumelos, shiitake)
Cereais (arroz, germe de trigo, aveia)
Cebolas

Este Post te ajudou?
  
  • efeitos colaterais do selenio
  • efeitos colaterais do seênio
  • doses altas de selenio efeitos colaterais
  • selenio beneficios e colaterais
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: