Benefícios da linhaça

Benefícios da linhaça

Se dá o nome de linhaça a semente da planta de linho. Da linhaça é extraído o óleo vegetal que é um dos mais saudáveis óleos do mundo.

Estudos recentes demonstraram que a linhaça conhecida no mundo desde há milhares de anos, ajuda a reduzir o colesterol, a estabilizar o açúcar no sangue, a reduzir a perda óssea, a promover a perda de peso, a aumentar a imunidade e a lutar contra o câncer

A linhaça é rica em vitaminas e minerais, incluindo a maioria das vitaminas do complexo B, magnésio e manganês; em fibras, tanto solúvel como insolúvel e em fitoquimicos, incluindo poderosos antioxidantes como as lignanas.
Os ácidos graxos ômega 3 são chaves para combater a inflamação e a linhaça é uma grande fonte destes ácidos graxos ômega 3 em forma de ácido alfa-linolênico (ALA).

Propriedades da linhaça

beneficios da linhaça

A linhaça é uma fonte rica de fibra dietética, tanto solúvel como insolúvel.

A fibra solúvel é aquela que tem a capacidade de ajudar a regular a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e inclusive está associado com a prevenção de diverticulite e do câncer de próstata.

Por sua vez, a fibra insolúvel está relacionada com um melhor funcionamento digestivo, pois regula o movimento intestinal, serve de alimento à flora bacteriana, o que ajuda a digerir melhor os alimentos para uma correta absorção de nutrientes.

O ácido graxo ômega 3 que a linhaça contém, é considerado como um dos maiores benefícios, já que não pode ser sintetizado de outros alimentos pelo corpo humano. Segundo pesquisas, o ácido graxo ômega 3 também está presente em alimentos como o peixe e os mariscos, mas este apesar de ser sintetizado pelo corpo, não absorve a quantidade necessária.

O ácido linoleico (ômega 3), é necessário para formar eicosanoides antiinflamatório, os quais tem um papel importante na prevenção de artrite, eczema, asma e algumas condições de saúde relacionadas com o aparelho reprodutor feminino.

Além dessas propriedades a linhaça contém fitoquimicos chamados lignanas, que tem o poder de combater os radicais livres, ao mesmo tempo em que fornece benefícios antioxidantes e anticancerígenos ao organismo.

A nível nutricional, a linhaça contém vitaminas do complexo B, magnésio, manganês, fosforo e tiamina. Com somente duas colheres de sopa de linhaça, você estará consumindo cerca de 8% da fibra dietética recomendada e a mesma quantidade conta com somente 74 calorias.

Usos da linhaça

beneficios da linhaça

Graças a todas suas propriedades, a linhaça tem uma grande quantidade de usos medicinais que têm sido aproveitados desde a antiguidade para tratar diferentes problemas de saúde e prevenir doenças.

Abaixo veja os melhores benefícios da linhaça para a saúde:

Perder peso

Por ser rica em fibras vegetais, a linhaça é considerada como uma boa aliada para as dietas com fins de perder peso. Suas propriedades ajudam a ter uma melhor digestão, melhoram o metabolismo e além disso proporcionam mais sensação de saciedade.

Reduz o colesterol

As fibras solúveis da linhaça são ideias para reduzir o colesterol no sangue, pois favorece sua eliminação por vias naturais. As pesquisas sugerem que também pode contribuir para prevenir coágulos sanguíneos, derrames cerebrais e arritmia cardíaca.

Proporciona vitalidade e energia

O consumo de linhaça faz com que os músculos se recuperem rapidamente, porque estimula a utilização de gorduras para obter energia, o que por sua vez beneficia a queima de gordura e a perda de peso.

É anticancerígena

As pesquisas revelaram que a linhaça contém 17 componentes anticancerígenos, entre os que se destacam a lignana, os eicosanoides da linhaça foram relacionados há prevenção e tratamento contra o câncer de mama, endometriose e cistos ovarianos.

Alivia os sintomas da menopausa

Pesquisas também apontaram que os flavonoides contidos na linhaça podem ajudar a tratar os chatos sintomas da menopausa, por exemplo, as mudanças de humor, ondas de calor e a perda da libido. Os fitoquimicos contidos na linhaça também são ideias para balancear a carga hormonal, em especial nas mulheres.

Por este motivo não é recomendado para gravidas ou aquelas que estão em período de amamentação.

Como consumir a linhaça

A linhaça pode ser encontrada em diferentes formas como por exemplo, óleo de linhaça, moída, comprimida em tabletes e a semente inteira. Os pesquisadores asseguram que a melhor maneira de consumi-la é moída, já que o óleo se oxida com rapidez e a linhaça inteira é muito dura para o organismo. Recomendo que compre a linhaça inteira e moa preferivelmente em casa.

A linhaça pode ser adicionada facilmente em saladas, outros pratos, sucos e inclusive dissolvida em água, para essas opções você pode usar a linhaça moída em casa ou a farinha de linhaça.
Também pode ser utilizada como um substituto do ovo, consumindo uma colher de sopa de linhaça e três copos de água por cada ovo. Também funciona como um substituto da manteiga e margarina, consumindo três colheres de sopa de linhaça e dois copos de água por cada colher de sopa de manteiga.

Mais informações

A linhaça pode retardar a coagulação, por isso não é recomendada para pessoas com distúrbios hemorrágicos.
Se seus níveis de triglicérides estão muito altos, procure evitar a linhaça parcialmente sem gordura (linhaça com menor teor de ácido alfa linoleico).

Este artigo te ajudou?
  • +9 curtiram
  • 0 não curtiram