9 sinais corporais que podem indicar deficiências nutricionais

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 23-06-16 deficiencias nutricionais, falta de vitamina, mancha branca na unha comentários

Muitos de nós acreditam que as condições como a pele seca ou envelhecimento prematuro são simples traços de nossa condição genética. O que a maioria não sabe, é que esses problemas são muitas vezes sintomas de uma grande deficiência de vitaminas e minerais.

O alto consumo de fast foods, a falta de legumes e vegetais e o abuso de alimentos processados​​, podem alterar nosso equilíbrio nutricional e colocar nossa saúde em risco.

Aprenda a detectar e como tratar esses 9 principais sinais de deficiências nutricionais.

Sinais de deficiências nutricionais

1 – Mãos frias

Mãos frias podem resultar de má circulação sanguínea, ou ocasionalmente por baixas temperaturas. No entanto, se tende a sofrer desta condição, tem sido demonstrado que existe uma relação entre a deficiência de iodo e as mãos geladas.

O iodo é essencial para o bom funcionamento da tireoide e a falta deste provoca espasmos vasculares que impede o fornecimento de sangue adequado de mãos, pés e, por vezes, nariz e orelhas.

Para recuperar um nível adequado de iodo, aumente o consumo de frutos do mar, peixes, crustáceos, algas, leite e ovos.

2 – Pele seca e escamosa

Se você não tem algum problema de pele (dermatite atópica ou psoríase) e hidrata sua pele com frequência, não deve ter pele seca ou escamosa.

Estes sintomas podem também ser tratados com uma deficiência de vitamina A ou retinol. Para corrigir, coma mais carne vermelha, óleo de fígado de bacalhau, manteiga sem sal, ovo, queijo minas, manga, tomate, cenoura ou abóbora.

3 – Unhas fracas

As unhas são um grande indicador da nossa saúde e podem indicar deficiências nutricionais. Se elas estão fracas e quebradiças, talvez, esteja sofrendo um caso de um déficit de magnésio. Sua deficiência pode causar problemas com o crescimento e produção de queratina, pressão alta, ansiedade, dores musculares e fraqueza geral.

O magnésio pode ser encontrado em sementes de abóbora, espinafre, alcachofra, abacate, banana, ameixa, avelã, amêndoa, castanha-do-pará ou amendoim.

4 – Manchas nas unhas

A maioria das pessoas já observou uma mancha branca na unha ao longo de sua vida, mas se as manchas ocorrem com muita frequência, ou há várias de uma só vez, pode indicar deficiências nutricionais, mais precisamente, um déficit de zinco no organismo.

O zinco é um mineral essencial para o crescimento e desenvolvimento. Além disso, é essencial para a resposta imunitária adequada, função cerebral e capacidade de reprodução. Manter uma dieta rica em frutos do mar, amendoim, amêndoa, sementes de abóbora, peru cozido e carne bovina, irá permitir-lhe manter seus níveis adequados.

5 – Pele oleosa e vermelha

As pessoas com pele oleosa ou doenças tais como rosácea e eczema podem ter uma piora considerável dessas condições pela falta de vitamina B2 ou rivoflamina.

Se você tiver esses problemas, enriqueça a sua dieta com espinafre, ovo cozido, iogurte natural, leite integral, queijo minas frescal, aveia em flocos ou amêndoas.

6 – Língua rachada

Não confunda esta condição com a língua geográfica, que é uma peculiaridade, sem consequências para a saúde. A língua rachada pode ser muito dolorosa e causar fissuras, formando até mesmo feridas.

Para devolver a aparência normal da língua e tratar esse problema, aumente o consumo de salmão, atum em conserva, amendoim, semente de gergelim, frango cozido, extrato de tomate, que são alimentos ricos em vitamina B3.

7 – Envelhecimento prematuro

A idade e o processo natural de envelhecimento provoca cabelos grisalhos, no entanto, não é normal que estes apareçam da noite para o dia ou durante a nossa juventude.

Falta de vitamina B12 provoca a descoloração do cabelo, deixando-os grisalhos. Se você quer evitar ou parar o seu início precoce, pode complementar sua dieta com salmão, arenque, truta, frutos do mar, coração cozido ou bife de fígado cozido.

8 – Língua sensível e avermelhada

A falta de ácido fólico pode causar vermelhidão, sensibilidade, inchaço e dor na língua. Para corrigir esse problema, adicione em sua dieta Fígado de galinha, de boi e de peru cozido, levedo de cerveja, lentilha, quiabo, espinafre ou feijão preto.

9 – Suor excessivo na cabeça

A transpiração é um processo normal e benéfico para o nosso corpo, mas o suor que ocorre apenas na cabeça, testa e couro cabeludo é um sintoma que pode indicar um problema de deficiências nutricionais, como baixos níveis de vitamina D.

A vitamina D é uma substância produzida pelo corpo após a exposição à luz solar. As pessoas que trabalham à noite e dormem durante o dia, ou aqueles que evitam o sol, podem apresentar um déficit dela. Isto afeta a absorção de cálcio, enfraquece os ossos e torna-os frágeis. Você também pode ter problemas de sudorese, fraqueza, fadiga, dor muscular crônica e depressão.

Uma das maneiras de compensar esta falta é se expor à luz solar, mas sempre com a proteção e evitando as horas mais quentes, e comer alimentos como óleo de fígado de bacalhau, salmão, arenque, sardinha em lata, ostras, ovo cozido ou fígado de galinha.

Mais informações

Mesmo que alguns destes sintomas não sejam graves, se o problema persistir ou for frequente, é melhor procurar um médico para uma avaliação e uma possível suplementação. Manter uma alimentação variada e equilibrada é sempre a melhor maneira de prevenir deficiências nutricionais e cuidar da saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: