9 Benefícios da framboesa para a nossa saúde

9 Benefícios da framboesa para a nossa saúde

Você gosta de framboesas? Estas deliciosas frutinhas também são muito benéficas para o organismo humano. A framboesa, é o fruto da framboeseira, uma planta selvagem que cresce em todos os países de clima temperado. Ela pertence à família Rosaceae, que inclui mais de 2.000 espécies de plantas herbáceas, arbustos e árvores que crescem em regiões temperadas de todo o mundo. A framboesa é amplamente utilizada em centenas de receitas, principalmente para sorvetes, xaropes, geleias, licores e doces, pelo seu sabor suave e adocicado.

Propriedade da framboesa

O consumo de framboesas frescas, promove uma variedade de nutrientes, tais como, proteínas, fibras solúveis, carboidratos, vitaminas A, C e B9 (ácido fólico), e outros minerais, tais como potássio, cálcio, magnésio. Elas também são extremamente ricas em antioxidantes naturais, que são considerados a chave para uma boa saúde.

Benefícios da framboesa

Rica em vitamina C

A framboesa, destaca-se por seu alto teor de vitamina C, um elemento essencial para a saúde do nosso corpo. Esta vitamina ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico e, por sua vez, é um antioxidante notável que previne o envelhecimento celular precoce e defende-nos contra os radicais livres.

Regula a pressão arterial

Um estudo recente no American Journal of Clinical Nutrition associou a ingestão de alimentos ricos em flavonoides, como framboesas com menor risco de morte por doenças cardiovasculares. Eles declararam que mesmo pequenas quantidades de alimentos ricos em flavonoides podem ser benéficos.

Um grupo de flavonoides em particular – antocianinas, que são encontradas nas framboesas – demonstraram suprimir a inflamação que pode levar a doenças cardiovasculares.

O alto teor de polifenóis nas framboesas também pode reduzir o risco de doença cardiovasculares, evitando o acúmulo de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos antiinflamatórios.

Uma ingestão regular de antocianinas contidas nas framboesas pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% em mulheres jovens e de meia-idade.

O potássio nas framboesas também protege a saúde cardíaca. Em um estudo, os participantes que consumiram 4.069 miligramas de potássio por dia tiveram um risco 49% menor de morte por doença cardíaca isquêmica em comparação com aqueles que consumiram menos potássio (cerca de 1.000 miligramas por dia).

Rica em antioxidantes

benefícios da framboesa

Framboesas são extremamente ricas em antioxidantes e, como mencionado anteriormente estes são considerados a chave para uma boa saúde. Os antioxidantes atuam principalmente no combate contra os radicais livres, que entre outras coisas, contribuem para o desenvolvimento de câncer.

Os antioxidantes mais poderosos da framboesa são a vitamina C ou ácido ascórbico, carotenoides, ácido elágico e quercetina, todos com eficácia anticâncer comprovadas.

Indicada para grávidas

Da mesma forma, as framboesas têm uma notável contribuição de ácido fólico e isto é especialmente adequado para as mulheres grávidas, uma vez que ajuda durante a divisão e multiplicação celular, evitando assim problemas de crescimento, mal formação do embrião e espinha bífida.

Cuida dos olhos

9 Benefícios da framboesa para a nossa saúde

Os carotenoides, luteína e zeaxantina, além de dar a sua cor característica, por serem pigmentos vegetais, têm uma propriedade natural de proteção para a saúde dos olhos, que ajuda a proteger contra a degeneração macular, tão comum nos idosos, uma doença muito grave que pode para induzir a perda de visão.

Favorece o trânsito intestinal

A fruta framboesa possui grande quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e, portanto, aliviar o desconforto causado pela prisão de ventre. Da mesma forma, esses pequenos frutos também atuam como protetores para interceptar certas substâncias nocivas, como o colesterol e ajudam a removê-las através das fezes.

Alivia a dor menstrual

benefícios da framboesa

As mulheres também podem tirar proveito dos muitos benefícios da framboesa para reduzir a dor e o desconforto pré-menstrual. Além de come-las, será benéfico para tomar o chá de folhas de framboesa para tratar esses desconfortos.

Aumenta o poder cerebral

Vários estudos em animais mostraram uma correlação positiva entre a ingestão de flavonoides nas framboesas e a melhora da memória. Elas também podem diminuir o declínio na capacidade cognitiva relacionada ao envelhecimento.

Gestão da diabetes

Qualquer alimento vegetal com casca tem muita fibra – e as framboesas têm muita casca! -. Comer alimentos ricos em fibras ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável. Estudos têm demonstrado que os diabéticos tipo 1 que consomem dietas com fibras elevadas têm níveis mais baixos de glicose no sangue e os diabéticos do tipo 2 podem ter níveis melhores de açúcar no sangue, lipídios e insulina.

Como incorporar mais framboesas em sua dieta?

  • – Tenha um saco de framboesas congeladas sempre a mão para adicionar aos smoothies e a aveia
  • – As framboesas estão disponíveis frescas, congeladas, liofilizadas e em gelatinas, xaropes e geleias
  • – Ao procurar geleias ou compotas, busque as que não contenham adição de edulcorantes e açúcares
  • – A maioria das geleias de framboesa, sucos e vinhos adicionam açúcares, que aplicam calorias adicionais
  • – Certifique-se de verificar o rótulo das framboesas congeladas e secas, que também podem ter açúcares adicionados
  • – As pessoas que tendem a comer pelo menos três porções de framboesas por semana vêem os benefícios mais nitidamente. A melhor maneira de comer framboesas é fresca, bem da sua mão (depois de lavar, claro)
  • – Cortar framboesas e adicioná-las ao iogurte grego simples é uma excelente opção para adicionar mais dessas deliciosas frutinhas em sua alimentação

Cetona de framboesa

Cetona de framboesa é um composto que é responsável pelo aroma de alguns frutos silvestres, e também o que dá a cor vermelha característica da framboesa. Esse composto já vinha sendo utilizado pela indústria para dar cor, sabor e fragrância a vários alimentos e agora é vendido como um suplemento alimentar.

Estudos comprovaram que a cetona de framboesa tem ação similar à da capsaicina que possui efeitos termogênicos acelerando o metabolismo o que ajuda a pessoa a emagrecer.

Diferença entre amora e framboesa

benefícios da framboesa

A amora também é outra pequena que trás inúmeros benefícios que se assemelham com as da framboesa. Rica em vitamina C ajuda o organismo cuidando dos ossos, vasos sanguíneos dentre prevenir outras doenças.

A framboesa é bastante confundida com a amora, devido que quando bem madura, sua pele pode ficar quase preta se assemelhando com as amoras. A diferença está que a amora pode ser cultivada em vários tipos de solos se adaptando muito bem a condições adversas. Já o pé de framboesa necessita de cuidados específicos como uma temperatura que não deve ser maior que 7°C.

Mais informações

A framboesas são 23ª na lista de produtos que sugerem que devem ser compradas na sua forma orgânica para garantir um menor risco de exposição a pesticidas.

Mas não se preocupe se você não conseguir encontrar a orgânica. O benefício nutricional de comer a versão cultivada convencionalmente (não orgânica) supera o risco de não comer o produto.

De nota, as framboesas em forma de suplemento também estão sendo estudadas por sua capacidade de ajudar com a perda de peso e combater a obesidade. A pesquisa permanece nos estágios iniciais e não houve estudos humanos até hoje para provar a eficácia de suplementos como cetonas e extratos de framboesa, que muitas vezes têm estimulantes como o hoodia e a cafeína.

  • beneficios e formas de consumo da framboesa
Este artigo te ajudou?
  • +15 curtiram
  • -2 não curtiram