8 incríveis remédios caseiros para tratar úlcera no estômago

8 incríveis remédios caseiros para tratar úlcera no estômago

Uma úlcera do estômago, também conhecida como uma úlcera gástrica, é uma ferida ou lesão que se desenvolve no revestimento do estômago. Também pode ocorrer na parte superior do intestino. As úlceras no estômago ocorrem quando o revestimento do estômago ou do intestino superior é irritado pelos efeitos prejudiciais do ácido do estômago.

Isso pode acontecer devido a vários fatores, como a infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), o uso excessivo de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), beber muito álcool, radiação, queimaduras e danos físicos.

Um dos sintomas de úlcera mais comuns é uma sensação de ardor ou dor na área entre o peito e umbigo. A dor pode durar de alguns minutos a várias horas, dependendo da gravidade da úlcera. Outros sintomas incluem perda de apetite, inchaço, azia, indigestão, náuseas, vômitos e perda de peso.

Pessoas de qualquer idade podem ter úlceras estomacais e mulheres são afetadas mais frequentemente que homens. Essa condição deve ser tratada imediatamente ou a úlcera pode piorar. Felizmente, existem vários remédios naturais para tratar uma úlcera no estômago que você pode facilmente usar em casa. Esses remédios normalmente se concentram em fortalecer e proteger o revestimento do estômago contra seus ácidos.

Remédios caseiros para úlcera no estômago

1 – Suco de repolho

O repolho é um ótimo remédio para úlcera de estômago. Ele contém ácido láctico que produz um aminoácido que estimula o fluxo de sangue na mucosa do estômago. Isto ajuda a reforçar o revestimento do estômago e curar a úlcera. Além disso, o repolho contém uma boa quantidade de vitamina C, o que é especialmente benéfico para pacientes com infecção por H. pylori. Estudos mostram que o suco de repolho fresco contém vitamina U, que age contra as úlceras pépticas.

Para fazer o suco de repolho, corte a metade de uma cabeça de repolho crua e duas cenouras em pedaços pequenos e coloque-as no liquidificador para extrair o suco. Beba metade de um copo deste suco antes de cada refeição e ao deitar-se para dormir. Certifique-se de usar o suco fresco sempre que for consumir.

2 – Banana

Para o tratamento da úlcera gástrica, as bananas são muito eficazes. Há certos compostos antibacterianos da banana, que inibem o crescimento de úlcera causada pela bactéria H. pylori. As bananas também protegem o estômago, reduzindo a dor causada pela acidez do suco gástrico. Isto reduz a inflamação e também reforça a parede do estômago. Para tratar uma úlcera, coma pelo menos três bananas maduras por dia.

3 – Pimenta caiena

Surpreendentemente, a pimenta caiena é um outro remédio muito eficaz para o tratamento de úlceras estomacais. De acordo com um estudo publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, a capsaicina presente na pimenta inibe a secreção de ácido gástrico e aumenta o fluxo sanguíneo na mucosa, ajudando a tratar as úlceras.

Misture menos da metade de uma colher de chá de pimenta caiena em um copo de água morna. Beba duas vezes por dia durante os primeiros dois ou três dias. Aumente gradualmente a quantidade de pimenta caiena e tome duas vezes por dia durante uma semana. Você também pode tomar cápsulas de capsaicina durante uma semana.

4 – Coco

O coco é muito bom para as pessoas que sofrem de úlcera no estômago por causa de suas qualidades antibacterianas. Ele mata as bactérias que causam úlceras. Além disso, o leite de coco e a água de coco tem propriedades anti-úlcera.

Beba um pouco de água de coco fresca todos os dias. Além disso, coma também o kernel do coco (carne do fruto). Siga este tratamento por pelo menos uma semana para obter resultados positivos. Em alternativa, tome uma colher de sopa de óleo de coco de manhã e outra à noite durante uma semana.

5 – mel

O mel tem propriedades curativas poderosas que ajudam muito no tratamento de úlceras estomacais. Uma enzima chamada glicose-oxidase no mel produz peróxido de hidrogênio, que por sua vez, destrói as bactérias nocivas que causam úlceras. Além disso, acalma e reduz a inflamação do revestimento do estômago.

Tome duas colheres de sopa de mel cru por dia, no início da manhã com o estômago vazio. Ele irá ajudar a limpar os intestinos, fortalecer o revestimento do estômago, prevenir e tratar úlceras estomacais.

6 – Alho

O alho também ajuda a tratar úlceras estomacais. Pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle (EUA), descobriram que as propriedades antibacterianas e antimicrobianas do alho podem manter os níveis da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) sob controle.

Esmague dois a três dentes de alho e coloque dentro de um copo de água durante a noite, na manhã seguinte, beba essa água. Faça isso em uma base diária para aliviar a inflamação no estômago e prevenir úlceras estomacais.

7 – Mirtilo

O mirtilo é comumente usado para tratar úlcera. Ele reduz a inflamação da mucosa do estômago e dos intestinos. Também protege as membranas mucosas dos ácidos estomacais.

8 – Camomila

A camomila é comumente usada para tratar úlceras. Ela reduz a inflamação e acelera o processo de cicatrização. Além disso, contém uma substância chamada flavonoide que ajuda a combater a bactéria responsável pelas úlceras. Beba de 3 a 4 xícaras do chá dessa planta ao dia.

Mais informações

Muitas vezes, a maneira como vivemos contribui para os nossos problemas de saúde, incluindo as úlceras. Por isso, devemos, primeiramente, eliminar as causas, a fim de curar as úlceras estomacais de forma eficiente com a ajuda desses remédios caseiros.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • 0 não curtiram