8 benefícios da semente de girassol à saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Cereais 17-02-16 semente de girassol, semente girassol, sementes de girassol comentários

Embora à primeira vista possa parecer um alimento simples, a verdade é que as sementes de girassol são ricas em minerais como fósforo, potássio, cálcio e magnésio, por isso é aconselhável consumi-las regularmente.

A planta de girassol (Helianthus annuus) é cultivada por cerca de 4.000 anos. Comer semente de girassol é bom para a saúde cardiovascular devido à alta quantidade de magnésio e vitamina E que fornece. Elas também possuem grandes antioxidantes que combatem os radicais livres no nosso corpo que nos dá saúde e preservação da nossa juventude.

Estas sementes constituem uma importante alternativa para substituir as calorias elevadas de doces, e também podem ser utilizadas como um lanches realmente saudáveis. Substituir um saco de batatas fritas por uma porção de semente de girassol pode representar um passo importante no sentido de aumentar o valor nutricional do que você consome durante um dia.

Propriedades das sementes de girassol

Dentro das propriedades das sementes de girassol, é interessante destacar que se tratam de um alimento muito saudável e natural, que fornece gorduras livres de colesterol (ácidos graxos insaturados).

Entre suas vitaminas mais importantes encontramos a vitamina E (22 mg), além de outros minerais importantes como o potássio (740 mg), fósforo (599 mg), magnésio (399 g) e cálcio (99 mg). As sementes de girassol possuem cerca de (40%) de gordura, (30%) de proteína e são uma boa fonte de energia, além de serem ricas em fibras.

Benefícios das sementes de girassol

1 – Previnem problemas cardiovasculares

A semente de girassol tem a capacidade de reduzir problemas cardiovasculares e circulatórios, por isso, é indicado seu consumo regular.

2 – Ricas em vitamina E

A vitamina E é um antioxidante solúvel em óleo que está presente nas sementes de girassol. Ela viaja através do corpo neutralizando os radicais livres que danificam as células. Graças à essa proteção das células, a vitamina E realiza efeitos anti-inflamatórios que podem beneficiar condições tais como asma, artrite reumatoide e outros estados onde os radicais livres atuam negativamente.

A vitamina E é também importante para a prevenção de doenças cardiovasculares. A sua função é de impedir que os radicais livres oxidam o colesterol no sangue. O colesterol torna-se maligno uma vez que tenha sido oxidado, pois desta forma adere às paredes das artérias e favorece o desenvolvimento de doenças tais como a arteriosclerose, o que pode resultar em ataques cardíacos e morte.

Um copo de um quarto de sementes de girassol proporciona 62% da ingestão diária recomendada de vitamina E e reduz o risco de ter ataque do coração.

3 – Previnem a prisão de ventre

As sementes de girassol são ricas me fibras que funcionam a favor da digestão, dando volume as fezes e ajudando em sua eliminação.

4 – Ideais para a gravidez

As sementes de girassol são ricas em ácido fólico, as mulheres grávidas devem consumir essa vitamina durante a gestação para evitar que seu bebê nasça com malformações.

5 – Reduzem a fadiga

Se você sabe que vai ter um longo dia no trabalho ou vai praticar algum esporte, coma um punhado de semente de girassol. Você terá mais energia e vitalidade para suas tarefas diárias.

6 – Melhoram a aparência da pele

As sementes de girassol nos brindam com um tratamento para a beleza, uma vez que nutre e rejuvenesce a pele, isso graças a grande quantidade de vitamina E que possui, um dos antioxidantes mais poderosos do mundo.

7 – Combatem a osteoporose

Os especialistas recomendam comer sementes de girassol para pessoas que sofrem de problemas ósseos como a osteoporose, devido ao seu alto teor de cálcio e magnésio. Dois terços do magnésio do corpo encontram-se nos ossos, sendo um mineral essencial para o bom desenvolvimento e produção de energia. O magnésio oferece um equilíbrio nos níveis de cálcio, ajudando a regular o tônus ​​muscular e desenvolvimento do nervo.

8 – Boas para o sistema nervoso

O magnésio presente nessas sementes ajudam a relaxar o sistema nervoso, isso contribui para evitar a hipertensão, além de melhorar o funcionamento do coração.

Contra-indicações das sementes de girassol

As sementes de girassol geralmente não produzem alergias ou possuem contra-indicações. Tenha em mente que as sementes são uma fonte importante de calorias sendo assim, apesar de seus vários benefícios, não devemos exceder o seu consumo.

Os médicos recomendam que as pessoas que sofrem de diverticulose evitem comer qualquer tipo de semente, especialmente em grandes quantidades, porque elas podem entupir os divertículos, causando sangramento, abcessos ou perfuração intestinal.

Mais informações

As sementes de girassol podem ser consumidas como aperitivos, em saladas, batidas e em várias receitas. Elas podem ser encontradas com ou sem casca, assadas, com ou sem sal. É indicado seu consumo sem sal para evitar o consumo excessivo de sódio, que favorece a hipertensão arterial.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: