7 benefícios da framboesa para a nossa saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 25-08-15 beneficios framboesa, chá de framboesa, propriedades framboesa comentários

Você gosta de framboesas? Estas deliciosas frutinhas também são muito benéficas para o organismo humano. A framboesa, é o fruto da framboeseira, uma planta selvagem que cresce em todos os países de clima temperado. Ela pertence à família Rosaceae, que inclui mais de 2.000 espécies de plantas herbáceas, arbustos e árvores que crescem em regiões temperadas de todo o mundo. A framboesa é amplamente utilizada em centenas de receitas, principalmente para sorvetes, xaropes, geleias, licores e doces, pelo seu sabor suave e adocicado.

Propriedade da framboesa

O consumo de framboesas frescas, promove uma variedade de nutrientes, tais como, proteínas, fibras solúveis, carboidratos, vitaminas A, C e B9 (ácido fólico), e outros minerais, tais como potássio, cálcio, magnésio. Elas também são extremamente ricas em antioxidantes naturais, que são considerados a chave para uma boa saúde.

Benefícios da framboesa

Rica em vitamina C

A framboesa, destaca-se por seu alto teor de vitamina C, um elemento essencial para a saúde do nosso corpo. Esta vitamina ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico e, por sua vez, é um antioxidante notável que previne o envelhecimento celular precoce e defende-nos contra os radicais livres.

Regula a pressão arterial

Esta fruta também ajuda a regular a pressão arterial devido ao seu alto teor de potássio e pouco sódio. Por isso, recomenda-se incorporá-la na dieta de pessoas hipertensas ou com doenças do sistema cardiovascular.

Rica em antioxidantes

Framboesas são extremamente ricas em antioxidantes e, como mencionado anteriormente estes são considerados a chave para uma boa saúde. Os antioxidantes atuam principalmente no combate contra os radicais livres, que entre outras coisas, contribuem para o desenvolvimento de câncer.

Os antioxidantes mais poderosos da framboesa são a vitamina C ou ácido ascórbico, carotenoides, ácido elágico e quercetina, todos com eficácia anti-câncer comprovadas.

Indicada para grávidas

Da mesma forma, as framboesas têm uma notável contribuição de ácido fólico e isto é especialmente adequado para as mulheres grávidas, uma vez que ajuda durante a divisão e multiplicação celular, evitando assim problemas de crescimento, mal formação do embrião e espinha bífida.

Cuida dos olhos

Os carotenoides, luteína e zeaxantina, além de dar a sua cor característica, por serem pigmentos vegetais, têm uma propriedade natural de proteção para a saúde dos olhos, que ajuda a proteger contra a degeneração macular, tão comum nos idosos, uma doença muito grave que pode para induzir a perda de visão.

Favorece o trânsito intestinal

As framboesas possuem grande quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e, portanto, aliviar o desconforto causado pela prisão de ventre. Da mesma forma, esses pequenos frutos também atuam como protetores para interceptar certas substâncias nocivas, como o colesterol e ajudam a removê-las através das fezes.

Aliviar a dor menstrual

As mulheres também podem tirar proveito dos muitos benefícios da framboesa para reduzir a dor e o desconforto pré-menstrual. Além de come-las, será benéfico para tomar o chá de folhas de framboesa para tratar esses desconfortos.

Mais informações

E por falar deste fruto, não podemos esquecer de descrever as propriedades da cetona de framboesa, um composto orgânico usado como suplemento para queimar gordura e acelerar o metabolismo, além de ajudar a controlar a fome e perder peso rapidamente.

Fonte: Quais são as propriedades da framboesa

Este Post te ajudou?
  
  • beneficios e formas de consumo da framboesa
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: