7 benefícios da carambola para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 10-04-15 Alimentos saudáveis, carambola, frutas comentários

A carambola é uma fruta nativa exótica da Indonésia e Malásia. Seu cultivo se espalhou para outros países tropicais da Ásia e da América. Os principais países produtores são a Tailândia, Brasil, Colômbia e Bolívia.

Esta fruta doce e refrescante é altamente recomendada para crianças, jovens, adultos, atletas, gestantes, lactantes e idosos. É uma fruta rica em água e baixa em calorias, gordura e carboidratos, sendo ideal para inclusão em dietas para controle de peso. Conheça os beneficios da carambola para a saúde.

1 – Laxante

A polpa desta fruta contém fibra solúvel, um composto que ajuda pessoas que sofrem de prisão de ventre. Muitos consideram essa fruta um poderoso laxante. Sua fibras ainda melhoram a digestão.

2 – Recomendada para diabetes, hipertensão e doenças do coração

Seu baixo teor de carboidratos, alta concentração de potássio e pouco sódio, torna essa fruta um ótimo alimento para pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão ou doença dos vasos sanguíneos e do coração.

3 – Fonte de vitamina C e A

Ela contém vitamina A, essencial para a visão, pele, cabelo, membranas mucosas, ossos, e para o correto funcionamento do sistema imunitário.

A vitamina C ajuda na formação de colágeno, ossos e dentes, aumenta as células vermelhas do sangue e a absorção de ferro a partir de alimentos e a resistência à infecções.

Não podemos deixar de mencionar a ação antioxidante de ambas as vitaminas, o que torna a carambola ideal para reduzir o risco de muitas doenças, como as cardiovasculares, degenerativas e até mesmo câncer. Estes benefícios também podem ser adquiridos através do suco de carambola.

4 – Fornece potássio

Dentro de seu conteúdo mineral, está sua concentração de potássio, que é necessário para a transmissão e geração de impulsos nervosos, para uma atividade muscular normal e ainda é um dos principais responsáveis ​​por regular a hidratação e regulação celular.

5 – Estimula a secreção de saliva e limpa a boca

Esta fruta contém ácido málico, o qual é também encontrado nas maçãs. Este ácido tem propriedades antibacterianas que limpam a boca. O ácido málico também estimula a produção de saliva, que ajuda a reduzir as bactérias e promove a higiene oral.

6 – Previne o envelhecimento

Seus antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce eliminando os radicais livres que danam as células. Ela ainda ajuda a manter a pele jovem e saudável.

7 – Combate o câncer

A vitamina C da carambola e seus poderosos efeitos antioxidantes ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres. Estas substâncias estão relacionadas a com ocorrência de várias doenças, dentre elas o câncer. O estresse oxidativo causado pelos radicais livres provocam mutações celulares, que levam ao câncer.

Mais informações

Apesar de seus grandes benefícios, por seu alto teor de ácido oxálico, a carambola faz mal se for consumida excessivamente por pessoas com problemas renais e que necessitam de uma dieta controlada de potássio.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: