7 alimentos para limpar o fígado naturalmente

Rudney Dicas Saúde 21-07-15 Desintoxicar o fígado, Dicas Saúde, fígado, limpar o fígado comentários

Existem uma série de remédios naturais que podem desintoxicar o fígado, bem como alimentos que ajudam a limpar esse órgão de maneira natural, favorecendo assim, a absorção de nutrientes necessários para o nosso organismo realizar suas funções em condições ideais.

Por que limpar o fígado?

A principal maneira de eliminar toxinas do organismo é através do fígado, que desintoxica e limpa o corpo de forma contínua, filtrando do sangue as toxinas que entram através do aparelho digestivo, pele e sistema respiratório. Mas quando o fígado está sobrecarregado como resultado de estresse ou exposição excessiva a toxinas, todo o sistema pode tornar-se desequilibrado, e sua saúde pode ser seriamente comprometida. Por esta e outras razões relacionadas com o impacto sobre a nossa saúde, é a necessidade de limpar o fígado, e a melhor maneira de fazer isso é com alguns alimentos naturais.

Consequências de um mau funcionamento do fígado

Uma vez que o fígado é também responsável pela produção de bílis, uma outra forma de desintoxicação que é metabolicamente necessária para a separação e a assimilação de gorduras e as proteínas dos alimentos, é extremamente importante que o fígado seja mantido em adequado estado de saúde. Se o fígado não está funcionando corretamente, seu corpo não será capaz de purificar-se e absorver nutrientes, o que pode causar grandes prejuízos à saúde.

Alimentos para limpar o fígado naturalmente

Se o fígado é danificado, existe uma deterioração da função total do corpo e um maior esforço metabólico da pessoa. Além destes alimentos, para conseguir limpar o fígado, você também deve beber muita água, a fim de ajudar a eliminar todas as possíveis toxinas através da urina.

Alho

O alho é um dos principais alimentos bons para o figado, pois contém muitos compostos, como o enxofre, que ativa as enzimas do fígado responsáveis ​​pela remoção de toxinas do corpo. Também contém alicina e selênio, dois nutrientes poderosos que ajudam a proteger o fígado dos danos tóxicos e ajudam no processo de desintoxicação.

Toranja

Este alimento é rico em vitamina C e antioxidantes naturais, que são poderosos aliadados para a limpeza do fígado. Como o alho, a toranja contém compostos que estimulam a produção de enzimas para a desintoxicação deste órgão. Essa fruta também contém um composto flavonoide conhecido como naringenina, que faz com que o fígado queime gordura em vez de armazená-la.

Chá verde

O chá verde contém catequinas, um tipo de antioxidante que ajuda a eliminar a acumulação de gordura no fígado e promover uma função hepática adequada. Esta bebida também protege o fígado contra as toxinas que podem se acumular e causar sérios danos.

Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes tais como rúcula, folhas de dente de leão, espinafre, mostarda e chicória, também contêm numerosos compostos de limpeza que neutralizam metais pesados, que possam estar no fígado. Vegetais de folhas verdes também removem pesticidas e herbicidas do corpo, além de estimular o fluxo de bile.

Abacate

O abacate promove a saúde do fígado ao protege-lo contra uma sobrecarga tóxica, e ainda aumenta seu poder de limpeza. Algumas pesquisas têm mostrado que comer um ou dois abacates por semana, durante 30 dias, pode reparar um fígado danificado e ajudar a limpá-lo naturalmente.

Nozes

Contêm altos níveis de L-arginina, glutationa e ácidos graxos ômega 3, que também ajudam a desintoxicar e evitar problemas no fígado. As nozes também ajudam a oxigenar o sangue.

Cúrcuma

A cúrcuma é um dos alimentos desintoxicantes mais eficazes para manter um fígado saudável. Foi demonstrado que esse alimento protege ativamente o fígado de danos tóxicos e, inclusive, regenera suas células hepáticas danificadas. A cúrcuma, também aumenta a produção natural de bílis e melhora a função geral da vesícula biliar, outro órgão do corpo utilizado na sua purificação.

Mais informações

Viu só a importância de cuidar bem desse órgão? Você pode usar estes e outros tratamentos para limpar o fígado em qualquer época do ano, mas é essencialmente necessário fazer uma dieta de desintoxicação principalmente em épocas de festas, onde há um exagero do consumo de alimentos pouco saudáveis e bebidas alcoólicas, como as festas de fim de ano, por exemplo.

Este Post te ajudou?
  
  • remedios que ajudam a eliminar o acúmulo de toxinas que o fígado deixou de filtrar
  • 7alimentos que limoa o figado
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: