6 maneiras eficazes de aumentar os níveis de progesterona naturalmente

6 maneiras eficazes de aumentar os níveis de progesterona naturalmente

A progesterona é um hormônio sexual feminino produzido pelos ovários e glândulas suprarrenais. É extremamente importante para a saúde das mulheres e desempenha um papel crucial no sistema reprodutor feminino, incluindo ciclo menstrual, fertilidade, desenvolvimento fetal e para uma gravidez saudável.

O equilíbrio hormonal é um fator importante na obtenção da gravidez. Durante um ciclo menstrual, vários hormônios trabalham juntos em harmonia para induzir a ovulação e menstruação. Um desequilíbrio nos níveis de progesterona pode causar a infertilidade, aumento do risco de aborto espontâneo, um aumento dos sintomas de tensão pré-menstrual, depressão, disfunção da tiroide, seios fibrocísticos, ganho de peso e o ciclo menstrual irregular.

Dicas para aumentar os níveis de progesterona

Felizmente, existem muitas maneiras naturais para aumentar os níveis de progesterona baixa e manter um bom equilíbrio hormonal de uma mulher. Algumas delas são:

1 – Evitar alimentos e plantas que aumentam os níveis de estrogênio

Taxas adequadas de estrogênio e progesterona são de extrema importância para a saúde da mulher. O excesso de estrogênio e baixos níveis de progesterona podem contribuir para diversos distúrbios físicos e psicológicos, incluindo a infertilidade. Se você tiver sido diagnosticada com uma dominância de estrogênio e uma deficiência de progesterona, deve evitar todos os alimentos que podem aumentar os níveis de estrogênio.

2 – Aumente a sua ingestão de vitamina B6 e vitamina C

Seu corpo precisa de quantidades adequadas de vitamina B6 para manter níveis ótimos de progesterona. A ausência desta importante vitamina pode reduzir a produção de progesterona. A vitamina B, também é necessária para o fígado quebrar o estrogênio.

Boas quantidades de vitamina B6 podem ser encontradas na avelã, castanha, frango cozido, salmão, camarão, bananas, espinafre e batata.

Consuma também a vitamina C. Um estudo mostrou que 750 mg de vitamina C, a cada dia, durante seis meses, pode aumentar significativamente a produção de progesterona. Alimentos com essa vitamina incluem laranja, acerola, goiaba, morango, pimentão e brócolis.

3 – Consumir alimentos que contenham zinco

O zinco é essencial para a saúde hormonal, e é extremamente importante para a produção de níveis adequados de progesterona. Esse mineral aumenta indiretamente a progesterona, aumentando os níveis do hormônio folículo-estimulante (FSH), que causa ovulação e estimula os ovários a produzir a progesterona. Os alimentos ricos em zinco incluem carne vermelha, frango, amêndoa, amendoim e sementes de abóbora.

4 – Coma alimentos ricos em magnésio

O magnésio é um nutriente essencial para aumentar os níveis de progesterona, uma vez que desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio hormonal no corpo. Você pode tomar suplementos ou comer mais alimentos que são boas fontes de magnésio, tais como espinafre, banana, amêndoas, avelã, sementes de abóbora, alcachofra e aveia.

5 – Controle o seu nível de estresse

O estresse pode reduzir significativamente os níveis de progesterona no corpo. Durante o estresse crônico, as glândulas suprarrenais produzem um hormônio chamado cortisol, o qual impede que a progesterona chegue aos seus receptores.

6 – Plantas naturais

Uma planta que é boa para equilibrar os níveis hormonais no corpo é a árvore pura, também conhecida como Vitex agnus. Ela serve para estimular a produção de progesterona e reduzir os níveis de estrogênio, bem como a taxa de prolactina, outro hormônio que pode levar a níveis baixos de progesterona no organismo.

Outras plantas que contribuem a equilibrar esse hormônio incluem a raiz do dente de leão, o cardo de leite e a bardana, pois ajudam o fígado quebrar os hormônios para que eles façam seu trabalho no corpo de maneira eficaz.

Mais informações

A progesterona é um hormônio muito importante no corpo da mulher, por isso, é necessário tentar mante-lo em níveis adequados para evitar problemas de saúde. A queda nos níveis de progesterona pode ser causada pelo uso de pílulas anticoncepcionais, alterações da tireoide, distúrbios das glândulas suprarrenais e terapia de reposição hormonal.

  • 'alimentos que aumentam a produção de progesterona'
  • como aumentar hormonios mestruacao
  • como aumentar hormonios menstruação
  • 'como aumentar o niveis de estrogenio naturalmente'
Este artigo te ajudou?
  • +21 curtiram
  • -2 não curtiram