5 sinais de que estamos sofrendo desequilíbrio hormonal

Davi Dicas Saúde 15-05-15 desequilíbrio hormonai, hormônios comentários

Ahh os hormônios, não podemos vê-los mas eles determinam o nosso bem estar de uma forma inimagináveis. Por isso, para desfrutar de uma boa saúde, é fundamental manter nossos hormônios a níveis adequados. Para isso é importante identificar qualquer desequilíbrio hormonal.

5 sinais de que estamos sofrendo desequilíbrios hormonais

Como identificar um desequilíbrio hormonal

Agora nós vamos aprender a identificar quando estamos com desequilíbrio hormonal, podendo dessa forma combater rapidamente a causa do problema.

Acne constante

Muitas mulheres notam um surgimento excessivo de acne, um pouco antes do período menstrual, e isso é totalmente normal. Agora, quando esse surto se torna permanente é porque geralmente há um excesso de andrógenos, como a testosterona. Esses hormônios promovem a produção de sebo, fazendo com que os poros fiquem obstruídos, o que provoca o surgimento de acne e manchas cutâneas.

5 sinais de que estamos sofrendo desequilíbrios hormonais-1

Dificuldade para memorizar

Muitos não acreditam, mas a falta de memória pode ser causada por uma questão hormonal. Quando permanecemos durante muito tempo sob pressão, nosso organismo começa a segregar cortisol, o hormônio do estresse. E de acordo com vários estudos, altos níveis desse hormônio pode interferir no processo de aprendizagem e na memorização.

5 sinais de que estamos sofrendo desequilíbrios hormonais-2

Fome que não passa

Quanto menos dormimos, mais fome teremos. Isso acontece pois a falta de sono faz com que nossos níveis de grelina subam e os de leptina diminuam em seguida. Desse modo, você vai notar um aumento excessivo de fome, isso acontece pois a grelina acentua o apetite, e a leptina diminui. Por isso, as pessoas que não descansam o suficiente podem sobre de sobrepeso.

Descubra como não ceder ao impulso da gula

Perda de massa magra

Depois dos 35 anos, a tendência é começar a perder músculos, ou seja, a famosa massa magra, e isso se acentua ainda mais após os 50 anos.

5 sinais de que estamos sofrendo desequilíbrios hormonais-4

A perda de massa magra antes desta idade ou até mesmo depois dela, principalmente se você se exercita regularmente, pode ser um sinal de que seu sistema endócrino está sob forte estresse e pode estar produzindo menos de alguns tipos de hormônio e demais de outros, como por exemplo o cortisol, um sinal de fadiga adrenal.

Cansaço constante

Muitas pessoas sentem um cansaço que não passa, fazendo com que tarefas simples se tornem bem difíceis de executar. Não é normal sentir um cansaço constante que geralmente acompanha uma dificuldade de tomar decisões simples.

5 sinais de que estamos sofrendo desequilíbrios hormonais-5

Insônia

Existem muitos casos onde a pessoa sempre conseguiu dormir bem, e de repente começa a ter insônia, fazendo com que as noites se tornem um inferno.

5 sinais de que estamos sofrendo desequilíbrios hormonais-6

O que pode estar causando essa insônia é um desequilíbrio hormonal se manifestando. Além disso, o estresse no trabalho, a necessidade de tomar alguma decisão importante, etc… Esses fatores também podem contribuir para que você fique com insônia.

Conclusão

Como podemos ver, o desequilíbrio hormonal desencadeia uma série de problemas, por isso é de extrema importância que você se cuide sempre, evitando esse problema.

Procure se alimentar sempre bem, faça exercícios, evite ao máximo os momentos de estresse, e o mais importante, sempre consulte um médico, para verificar se esta tudo ok com a sua saúde.

Este Post te ajudou?
  
  • inditificao os hormonax
  • estresse provoca desequilibrio hormonal espinhas
  • combater o desiquilibrio hormonal
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: